Caros colegas

Não quero parecer arrogante, mas já ouvi muitas vezes o tipo de coisa que
diz o Arthur: há "outras maneiras" de aceder a realidades mais importantes
do que o mero pensamento lógico. Penso que isto é uma fantasia e que esconde
muita má fé. (Não estou a dizer isso pessoalmente do querido Arthur, que tem
a coragem de apresentar aqui as suas ideias e argumentos com muita
simpatia.) Caso houvesse uma complexa demonstração matemática ou física da
existência de coisas com almas ou seja o que for, o "pensamento lógico" já
não seria rechaçado por ser redutor e insuficiente: pelo contrário, os
partidários destas coisas aceitariam os seus resultados. O que significa
isto? Que se temos muita vontade que a realidade seja de certa maneira e
depois vemos que não é usando os melhores métodos à nossa disposição,
podemos perfeitamente acusar os métodos de serem insuficientes. Isso é sem
dúvida logicamente possível. Mas não é nem sensato nem honesto. O mais
sensato e honesto a fazer é aceitar que afinal a realidade nem sempre é como
gostaríamos que fosse. E pronto, passa-se à frente porque há muitíssimas
coisas maravilhosas no mundo sem termos de fingir que o mundo é como no
fundo sabemos que não é. 

Um abraço,
Desidério

> -----Original Message-----
> From: [EMAIL PROTECTED]
[mailto:[EMAIL PROTECTED]
> On Behalf Of Eduardo Ochs
> Sent: segunda-feira, 22 de Setembro de 2008 18:02
> To: Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de
> LOGICA
> Subject: Re: [Logica-l] RES: Sem Lógica
> 
> Oi Lista,
> 
> Artur escreveu:
> > Sinto muita afinidade com estes ditos do Bertrand Russell, mas, ao
> > mesmo tempo, creio que o homem dispõe de bem mais ferramentas de
> > investigação que o pensamento e raciocínio, que deveriam ser
> > utilizados por todos.
> >
> > O raciocínio lógico é necessário, mas não é suficiente.
> 
> Sabemos que o pensamento e o racicínio não são "suficientes", mas a
> impressão que eu tenho é que o Artur age como se eles fossem inúteis,
> e até nocivos...
> 
> Acho que se ele não tivesse tanto preconceito contra a "filosofia
> ocidental" ele conseguiria ver que ela tem ferramentas para melhorar o
> pensamento e o diálogo, e que ela frequentemente discute as suas
> próprias limitações... e aí ele conseguiria defender o seu ponto de
> vista muito melhor.
> 
>   Abraços arturológicos,
>     Eduardo Ochs
>     http://angg.twu.net/
>     http://angg.twu.net/math-b.html
>     [EMAIL PROTECTED]
> 
> P.S.: Será que sou só eu que acho que muitos dos argumentos dele são
> constrangedoramente falaciosos?... 8-\
> _______________________________________________
> Logica-l mailing list
> [email protected]
> http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a