Desidério e todos
Lembre que Max Planck, por exemplo, chegou à hipótese dos quanta num
chute--com as devidas reservas, que ele mesmo disse ser "um ato de
desespero". Nenhum "pensamento lógico" no sentido em que usualmente se dá ao
termo foi empregado. Popper falava que o cientista deve lançar "conjecturas
ousadas", como certamente todos sabem, muitas vezes sem que se possa dizer
que houve "lógica" (ele mesmo não aceitava o que poderíamos chamar de uma
lógica indutiva). Só quero dizer que é preciso cuidado com isso, porque não
creio ser possível descrever de modo cabal como se chega "às realidades",
para empregar o termo de vocês. Aliás, chega-se a alguma "realidade"? Têm
certeza? (olha  a mecânica quântica aparecendo na curva). De que tipo de
"realidade" estão falando? Etc. etc.
Os filósofos (os verdadeiros) falaram muito sobre isso, como também devem
saber.
No entanto, a discussão, apesar de tudo, está interessante porque deve estar
ajudando muita gente.
Abraços,
Décio

PS: Desidério, lembra da Enciclopédia de Filosofia da Ciência? Vamos
continuar?

2008/9/22 Desidério Murcho <[EMAIL PROTECTED]>

> Caros colegas
>
> Não quero parecer arrogante, mas já ouvi muitas vezes o tipo de coisa que
> diz o Arthur: há "outras maneiras" de aceder a realidades mais importantes
> do que o mero pensamento lógico. Penso que isto é uma fantasia e que
> esconde
> muita má fé. (Não estou a dizer isso pessoalmente do querido Arthur, que
> tem
> a coragem de apresentar aqui as suas ideias e argumentos com muita
> simpatia.) Caso houvesse uma complexa demonstração matemática ou física da
> existência de coisas com almas ou seja o que for, o "pensamento lógico" já
> não seria rechaçado por ser redutor e insuficiente: pelo contrário, os
> partidários destas coisas aceitariam os seus resultados. O que significa
> isto? Que se temos muita vontade que a realidade seja de certa maneira e
> depois vemos que não é usando os melhores métodos à nossa disposição,
> podemos perfeitamente acusar os métodos de serem insuficientes. Isso é sem
> dúvida logicamente possível. Mas não é nem sensato nem honesto. O mais
> sensato e honesto a fazer é aceitar que afinal a realidade nem sempre é
> como
> gostaríamos que fosse. E pronto, passa-se à frente porque há muitíssimas
> coisas maravilhosas no mundo sem termos de fingir que o mundo é como no
> fundo sabemos que não é.
>
> Um abraço,
> Desidério
>
> > -----Original Message-----
> > From: [EMAIL PROTECTED]
> [mailto:[EMAIL PROTECTED]
> > On Behalf Of Eduardo Ochs
> > Sent: segunda-feira, 22 de Setembro de 2008 18:02
> > To: Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de
> > LOGICA
> > Subject: Re: [Logica-l] RES: Sem Lógica
> >
> > Oi Lista,
> >
> > Artur escreveu:
> > > Sinto muita afinidade com estes ditos do Bertrand Russell, mas, ao
> > > mesmo tempo, creio que o homem dispõe de bem mais ferramentas de
> > > investigação que o pensamento e raciocínio, que deveriam ser
> > > utilizados por todos.
> > >
> > > O raciocínio lógico é necessário, mas não é suficiente.
> >
> > Sabemos que o pensamento e o racicínio não são "suficientes", mas a
> > impressão que eu tenho é que o Artur age como se eles fossem inúteis,
> > e até nocivos...
> >
> > Acho que se ele não tivesse tanto preconceito contra a "filosofia
> > ocidental" ele conseguiria ver que ela tem ferramentas para melhorar o
> > pensamento e o diálogo, e que ela frequentemente discute as suas
> > próprias limitações... e aí ele conseguiria defender o seu ponto de
> > vista muito melhor.
> >
> >   Abraços arturológicos,
> >     Eduardo Ochs
> >     http://angg.twu.net/
> >     http://angg.twu.net/math-b.html
> >     [EMAIL PROTECTED]
> >
> > P.S.: Será que sou só eu que acho que muitos dos argumentos dele são
> > constrangedoramente falaciosos?... 8-\
> > _______________________________________________
> > Logica-l mailing list
> > [email protected]
> > http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
>
> _______________________________________________
> Logica-l mailing list
> [email protected]
> http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
>



-- 
_________________________________
Décio Krause
Departamento de Filosofia
Universidade Federal de Santa Catarina
C.P. 476
88040-900 Florianópolis, SC - Brasil
Tel.: +(48)3331-9248
www.cfh.ufsc.br/~dkrause
Grupo de Lógica e Fundamentos da Ciência
www.logica.cfh.ufsc.br
_____________________________________
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a