Desidério e todos Lembre que Max Planck, por exemplo, chegou à hipótese dos quanta num chute--com as devidas reservas, que ele mesmo disse ser "um ato de desespero". Nenhum "pensamento lógico" no sentido em que usualmente se dá ao termo foi empregado. Popper falava que o cientista deve lançar "conjecturas ousadas", como certamente todos sabem, muitas vezes sem que se possa dizer que houve "lógica" (ele mesmo não aceitava o que poderíamos chamar de uma lógica indutiva). Só quero dizer que é preciso cuidado com isso, porque não creio ser possível descrever de modo cabal como se chega "às realidades", para empregar o termo de vocês. Aliás, chega-se a alguma "realidade"? Têm certeza? (olha a mecânica quântica aparecendo na curva). De que tipo de "realidade" estão falando? Etc. etc. Os filósofos (os verdadeiros) falaram muito sobre isso, como também devem saber. No entanto, a discussão, apesar de tudo, está interessante porque deve estar ajudando muita gente. Abraços, Décio
PS: Desidério, lembra da Enciclopédia de Filosofia da Ciência? Vamos continuar? 2008/9/22 Desidério Murcho <[EMAIL PROTECTED]> > Caros colegas > > Não quero parecer arrogante, mas já ouvi muitas vezes o tipo de coisa que > diz o Arthur: há "outras maneiras" de aceder a realidades mais importantes > do que o mero pensamento lógico. Penso que isto é uma fantasia e que > esconde > muita má fé. (Não estou a dizer isso pessoalmente do querido Arthur, que > tem > a coragem de apresentar aqui as suas ideias e argumentos com muita > simpatia.) Caso houvesse uma complexa demonstração matemática ou física da > existência de coisas com almas ou seja o que for, o "pensamento lógico" já > não seria rechaçado por ser redutor e insuficiente: pelo contrário, os > partidários destas coisas aceitariam os seus resultados. O que significa > isto? Que se temos muita vontade que a realidade seja de certa maneira e > depois vemos que não é usando os melhores métodos à nossa disposição, > podemos perfeitamente acusar os métodos de serem insuficientes. Isso é sem > dúvida logicamente possível. Mas não é nem sensato nem honesto. O mais > sensato e honesto a fazer é aceitar que afinal a realidade nem sempre é > como > gostaríamos que fosse. E pronto, passa-se à frente porque há muitíssimas > coisas maravilhosas no mundo sem termos de fingir que o mundo é como no > fundo sabemos que não é. > > Um abraço, > Desidério > > > -----Original Message----- > > From: [EMAIL PROTECTED] > [mailto:[EMAIL PROTECTED] > > On Behalf Of Eduardo Ochs > > Sent: segunda-feira, 22 de Setembro de 2008 18:02 > > To: Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de > > LOGICA > > Subject: Re: [Logica-l] RES: Sem Lógica > > > > Oi Lista, > > > > Artur escreveu: > > > Sinto muita afinidade com estes ditos do Bertrand Russell, mas, ao > > > mesmo tempo, creio que o homem dispõe de bem mais ferramentas de > > > investigação que o pensamento e raciocínio, que deveriam ser > > > utilizados por todos. > > > > > > O raciocínio lógico é necessário, mas não é suficiente. > > > > Sabemos que o pensamento e o racicínio não são "suficientes", mas a > > impressão que eu tenho é que o Artur age como se eles fossem inúteis, > > e até nocivos... > > > > Acho que se ele não tivesse tanto preconceito contra a "filosofia > > ocidental" ele conseguiria ver que ela tem ferramentas para melhorar o > > pensamento e o diálogo, e que ela frequentemente discute as suas > > próprias limitações... e aí ele conseguiria defender o seu ponto de > > vista muito melhor. > > > > Abraços arturológicos, > > Eduardo Ochs > > http://angg.twu.net/ > > http://angg.twu.net/math-b.html > > [EMAIL PROTECTED] > > > > P.S.: Será que sou só eu que acho que muitos dos argumentos dele são > > constrangedoramente falaciosos?... 8-\ > > _______________________________________________ > > Logica-l mailing list > > [email protected] > > http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l > > _______________________________________________ > Logica-l mailing list > [email protected] > http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l > -- _________________________________ Décio Krause Departamento de Filosofia Universidade Federal de Santa Catarina C.P. 476 88040-900 Florianópolis, SC - Brasil Tel.: +(48)3331-9248 www.cfh.ufsc.br/~dkrause Grupo de Lógica e Fundamentos da Ciência www.logica.cfh.ufsc.br _____________________________________
_______________________________________________ Logica-l mailing list [email protected] http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
