Capra da peste, sô! 2008/9/22 Décio Krause <[EMAIL PROTECTED]>
> Mas bah!, tchê! Até o Capra virou filósofo? > > > > 2008/9/22 Arthur Buchsbaum <[EMAIL PROTECTED]> > >> Desidério: Nada nos escritos da maior parte dos filósofos permite >> afirmar que o objectivo deles era encontrar conforto espiritual. >> >> Arthur: Isto depende do que entendes por "filósofo". Talvez queiras dizer >> que muitos daqueles que são considerados "filósofos" pelas academias >> ocidentais não fazem ou faziam conjeturas a respeito da felicidade. No >> entanto, todos os verdadeiros filósofos buscam compreender o sentido da >> Vida, mesmo que vários de tais filósofos não sejam ainda assim considerados >> pela maioria dos academicistas do ocidente. Vou citar alguns, do período >> mais recente: Fritjof Capra, Krishnamurti, Eckhart Tolle, Osho (foi >> professor por anos em uma universidade da Índia). Krishnamurti, por exemplo, >> deu palestras ao redor do mundo por cerca de cinqüenta anos, e despertou a >> atenção de vários representantes da elite intelectual do Ocidente (cito, >> entre seus admiradores, Aldous Huxley e David Bohm), mas continua sendo >> praticamente ignorado, até onde eu conheço, pelos academicistas ocidentais). >> É por isto que a "filosofia" acadêmica ocidental vem se tornando impopular >> entre a elite consciente, pois, em grande parte, tem perdido a "crista da >> onda" há muito tempo. >> >> Desidério: A filosofia serve e tem servido para muitas coisas ao longo da >> história, e qualquer pessoa pode evidentemente fazer o que lhe apetecer >> dela. >> >> Arthur: Não é bem assim, o limite para o que define Filosofia é sempre a >> Verdade. Se alguém tenta distorcer a mesma para "fazer o que lhe apetecer >> dela", então tal atividade não é mais Filosofia. Pode ser manipulação >> intelectual de jogos mentais, mas não merece ser chamada de Filosofia. Nada >> contra a prática de exercícios intelectuais para o adestramento mental, mas >> cada prática deveria ter um nome adequado, e não um nome para falsamente >> seduzir e enganar o público. Um filósofo, etimologicamente, é um amigo da >> Verdade. Quem prefere brincar com jogos deveria ser chamado de "filójogo" ou >> algo assim. >> >> Desidério: Mas a mentira histórica em nada nos ajuda a ter uma visão mais >> clara das coisas. E a verdade é que muitos filósofos encaram como função >> principal da filosofia a procura de verdades (e não da Verdade religiosa), e >> não o conforto espiritual. Até porque muitos filósofos não acreditam sequer >> que tenhamos espírito ou alma (conceitos extremamente difíceis de articular >> coerentemente, quanto mais tornar plausíveis). >> >> Arthur: Não há mais que uma Verdade. Não existe uma Verdade da Filosofia >> distinta da Verdade das Religiões, de forma que ambas sejam distintas da >> Verdade da Ciência. A visão que o senhor expressa vem de uma crença na >> fragmentação de tudo. O senhor acredita que "conforto espiritual" se deveria >> buscar em alguma religião, enquanto que uma busca analítica ou inteletual de >> verdades pela "filosofia", etc. Falas de alguém fragmentado que satisfaz >> cada necessidade em um lugar específico, como se não houvesse de fato >> conexão entre tudo. >> >> Ricardo: Acho que TODOS temos a contribuir nessa jornada em busca da >> Verdade, que, no fundo, é uma busca da Verdade sobre nós mesmo (mesmo que >> existam os que não se dêem conta disso). >> >> Desidério: Não concordo, se me for permitido. A maior parte das verdades >> não são sobre nós mesmos, excepto quando temos uma concepção algo narcísica >> da verdade, sacrificando-a ao que nos é confortável. >> >> Arthur: O senhor não concorda em decorrência do que me parece ser uma >> visão fragmentada da Vida. Se a Verdade está em tudo e em todos, até mesmo >> na ponta de um palito de fósforo, se até uma partícula contém toda a >> Verdade, por que um ser humano não poderia encontrar a mesma em seu íntimo, >> também? O senhor está enganado ao supor que a busca do "conforto" ou da Paz >> íntima é cômoda e indolor, com freqüência ocorre exatamente o contrário, >> pois aquele que busca olhar a Verdade face a face talvez encontre um abismo >> incomensurável infinito, o que em geral dá medo e até pavor a quase todos >> que A fitam. Só quem ousa ultrapassar tal abismo para ver o que há adiante >> talvez encontre a resposta a tudo, e certamente a mesma não se traduz no >> conforto que muitos poderiam encontrar em uma aconchegante sala de estar, >> praticando os seus joguinhos intelectuais ou de outra natureza do dia-a-dia. >> Certamente é mais fácil para a maioria continuar jogando a vida toda, mas >> isto não deveria ser chamado de Filosofia, e não foi assim que Sócrates e >> Platão a praticaram. Se a maioria dos academicistas de hoje prefere >> continuar jogando, isto não implica que Filosofia seja isto, pois a Verdade >> não é algo, necessariamente, que está com a maioria, não é decidida pela >> opinião da maioria. >> >> _______________________________________________ >> Logica-l mailing list >> [email protected] >> http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l >> >> > > > -- > _________________________________ > Décio Krause > Departamento de Filosofia > Universidade Federal de Santa Catarina > C.P. 476 > 88040-900 Florianópolis, SC - Brasil > Tel.: +(48)3331-9248 > www.cfh.ufsc.br/~dkrause <http://www.cfh.ufsc.br/%7Edkrause> > Grupo de Lógica e Fundamentos da Ciência > www.logica.cfh.ufsc.br > _____________________________________ > > _______________________________________________ > Logica-l mailing list > [email protected] > http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l > >
_______________________________________________ Logica-l mailing list [email protected] http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
