Não é verdade lógica, pois um sistema formal consistente pode ter
infinidades de interpretações, e, logo, infinidades de verdades...

2008/9/22 Silvio <[EMAIL PROTECTED]>

>  Arthur:
>
> No parágrafo 3 vs. escreve: "o limite para o que define Filosofia é sempre
> a Verdade
>
> E eu pergunto se vs. pode definir - pode ser em um anexo , o que vs.
> entende por VERDADE?
>
>
> Etimológicamente é "amigo da sabedoria", termo criado pela modéstia de
> Pitágoras quando o chamaram de sábio.
>
> Assim, filosofia não tem nada a ver com a verdade que pode ou não ser
> pontual. embora caracterize a passagem do "mito" para o "logos"
>
> "A função da filosofia é ajudar o homem a sentir o valor das coisas, amor,
> beleza, conhecimento, alegria de viver - para, com o trabalho coletivo,
> trazer luz a um mundo de trevas" ensina B.Russell o que demonstra claramente
> que os objetivos do homem é fundamentalmente "viver bem", o que o Prof.
> Desidério confirma em sua segunda intervenção.
>
> sds.,
> silvio.
>
> ---- Original Message -----
>
> *From:* Décio Krause <[EMAIL PROTECTED]>
> *To:* Arthur Buchsbaum <[EMAIL PROTECTED]>
> *Cc:* Logica-L <[email protected]>
> *Sent:* Monday, September 22, 2008 9:21 AM
> *Subject:* Re: [Logica-l] RES: Sem Lógica
>
>  Mas bah!, tchê! Até o Capra virou filósofo?
>
>
>
> 2008/9/22 Arthur Buchsbaum <[EMAIL PROTECTED]>
>
>>   Desidério: Nada nos escritos da maior parte dos filósofos permite
>> afirmar que o objectivo deles era encontrar conforto espiritual.
>>
>> Arthur: Isto depende do que entendes por "filósofo". Talvez queiras dizer
>> que muitos daqueles que são considerados "filósofos" pelas academias
>> ocidentais não fazem ou faziam conjeturas a respeito da felicidade. No
>> entanto, todos os verdadeiros filósofos buscam compreender o sentido da
>> Vida, mesmo que vários de tais filósofos não sejam ainda assim considerados
>> pela maioria dos academicistas do ocidente. Vou citar alguns, do período
>> mais recente: Fritjof Capra, Krishnamurti, Eckhart Tolle, Osho (foi
>> professor por anos em uma universidade da Índia). Krishnamurti, por exemplo,
>> deu palestras ao redor do mundo por cerca de cinqüenta anos, e despertou a
>> atenção de vários representantes da elite intelectual do Ocidente (cito,
>> entre seus admiradores, Aldous Huxley e David Bohm), mas continua sendo
>> praticamente ignorado, até onde eu conheço, pelos academicistas ocidentais).
>> É por isto que a "filosofia" acadêmica ocidental vem se tornando impopular
>> entre a elite consciente, pois, em grande parte, tem perdido a "crista da
>> onda" há muito tempo.
>>
>> Desidério:  A filosofia serve e tem servido para muitas coisas ao longo da
>> história, e qualquer pessoa pode evidentemente fazer o que lhe apetecer
>> dela.
>>
>> Arthur: Não é bem assim, o limite para o que define Filosofia é sempre a
>> Verdade. Se alguém tenta distorcer a mesma para "fazer o que lhe apetecer
>> dela", então tal atividade não é mais Filosofia. Pode ser manipulação
>> intelectual de jogos mentais, mas não merece ser chamada de Filosofia. Nada
>> contra a prática de exercícios intelectuais para o adestramento mental, mas
>> cada prática deveria ter um nome adequado, e não um nome para falsamente
>> seduzir e enganar o público. Um filósofo, etimologicamente, é um amigo da
>> Verdade. Quem prefere brincar com jogos deveria ser chamado de "filójogo" ou
>> algo assim.
>>
>> Desidério: Mas a mentira histórica em nada nos ajuda a ter uma visão mais
>> clara das coisas. E a verdade é que muitos filósofos encaram como função
>> principal da filosofia a procura de verdades (e não da Verdade religiosa), e
>> não o conforto espiritual. Até porque muitos filósofos não acreditam sequer
>> que tenhamos espírito ou alma (conceitos extremamente difíceis de articular
>> coerentemente, quanto mais tornar plausíveis).
>>
>> Arthur: Não há mais que uma Verdade. Não existe uma Verdade da Filosofia
>> distinta da Verdade das Religiões, de forma que ambas sejam distintas da
>> Verdade da Ciência. A visão que o senhor expressa vem de uma crença na
>> fragmentação de tudo. O senhor acredita que "conforto espiritual" se deveria
>> buscar em alguma religião, enquanto que uma busca analítica ou inteletual de
>> verdades pela "filosofia", etc. Falas de alguém fragmentado que satisfaz
>> cada necessidade em um lugar específico, como se não houvesse de fato
>> conexão entre tudo.
>>
>> Ricardo: Acho que TODOS temos a contribuir nessa jornada em busca da
>> Verdade, que, no fundo, é uma busca da Verdade sobre nós mesmo (mesmo que
>> existam os que não se dêem conta disso).
>>
>> Desidério: Não concordo, se me for permitido. A maior parte das verdades
>> não são sobre nós mesmos, excepto quando temos uma concepção algo narcísica
>> da verdade, sacrificando-a ao que nos é confortável.
>>
>> Arthur: O senhor não concorda em decorrência do que me parece ser uma
>> visão fragmentada da Vida. Se a Verdade está em tudo e em todos, até mesmo
>> na ponta de um palito de fósforo, se até uma partícula contém toda a
>> Verdade, por que um ser humano não poderia encontrar a mesma em seu íntimo,
>> também? O senhor está enganado ao supor que a busca do "conforto" ou da Paz
>> íntima é cômoda e indolor, com freqüência ocorre exatamente o contrário,
>> pois aquele que busca olhar a Verdade face a face talvez encontre um abismo
>> incomensurável infinito, o que em geral dá medo e até pavor a quase todos
>> que A fitam. Só quem ousa ultrapassar tal abismo para ver o que há adiante
>> talvez encontre a resposta a tudo, e certamente a mesma não se traduz no
>> conforto que muitos poderiam encontrar em uma aconchegante sala de estar,
>> praticando os seus joguinhos intelectuais ou de outra natureza do dia-a-dia.
>> Certamente é mais fácil para a maioria continuar jogando a vida toda, mas
>> isto não deveria ser chamado de Filosofia, e não foi assim que Sócrates e
>> Platão a praticaram. Se a maioria dos academicistas de hoje prefere
>> continuar jogando, isto não implica que Filosofia seja isto, pois a Verdade
>> não é algo, necessariamente, que está com a maioria, não é decidida pela
>> opinião da maioria.
>>
>> _______________________________________________
>> Logica-l mailing list
>> [email protected]
>> http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
>>
>>
>
>
> --
> _________________________________
> Décio Krause
> Departamento de Filosofia
> Universidade Federal de Santa Catarina
> C.P. 476
> 88040-900 Florianópolis, SC - Brasil
> Tel.: +(48)3331-9248
> www.cfh.ufsc.br/~dkrause <http://www.cfh.ufsc.br/%7Edkrause>
> Grupo de Lógica e Fundamentos da Ciência
> www.logica.cfh.ufsc.br
> _____________________________________
>
> ------------------------------
>
> _______________________________________________
> Logica-l mailing list
> [email protected]
> http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
>
>
> _______________________________________________
> Logica-l mailing list
> [email protected]
> http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
>
>
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a