Décio e Desi,

Se eu puder ajudar quero entrar no projeto da Enciclopédia.

Abraço a todxs*,
Dídimo Matos
http://didimomatos.zip.net
* x=<o,a>
_______________________
...só mesmo a obscuridade pode 
servir de proteção para o que é
absurdo.


From: Décio Krause 
Sent: Tuesday, September 23, 2008 9:51 AM
To: Desidério Murcho 
Cc: Logica-L 
Subject: Re: [Logica-l] RES: Sem Lógica


Desidério e todos
Lembre que Max Planck, por exemplo, chegou à hipótese dos quanta num chute--com 
as devidas reservas, que ele mesmo disse ser "um ato de desespero". Nenhum 
"pensamento lógico" no sentido em que usualmente se dá ao termo foi empregado. 
Popper falava que o cientista deve lançar "conjecturas ousadas", como 
certamente todos sabem, muitas vezes sem que se possa dizer que houve "lógica" 
(ele mesmo não aceitava o que poderíamos chamar de uma lógica indutiva). Só 
quero dizer que é preciso cuidado com isso, porque não creio ser possível 
descrever de modo cabal como se chega "às realidades", para empregar o termo de 
vocês. Aliás, chega-se a alguma "realidade"? Têm certeza? (olha  a mecânica 
quântica aparecendo na curva). De que tipo de "realidade" estão falando? Etc. 
etc.
Os filósofos (os verdadeiros) falaram muito sobre isso, como também devem 
saber. 
No entanto, a discussão, apesar de tudo, está interessante porque deve estar 
ajudando muita gente.
Abraços,
Décio

PS: Desidério, lembra da Enciclopédia de Filosofia da Ciência? Vamos continuar? 


2008/9/22 Desidério Murcho <[EMAIL PROTECTED]>

  Caros colegas

  Não quero parecer arrogante, mas já ouvi muitas vezes o tipo de coisa que
  diz o Arthur: há "outras maneiras" de aceder a realidades mais importantes
  do que o mero pensamento lógico. Penso que isto é uma fantasia e que esconde
  muita má fé. (Não estou a dizer isso pessoalmente do querido Arthur, que tem
  a coragem de apresentar aqui as suas ideias e argumentos com muita
  simpatia.) Caso houvesse uma complexa demonstração matemática ou física da
  existência de coisas com almas ou seja o que for, o "pensamento lógico" já
  não seria rechaçado por ser redutor e insuficiente: pelo contrário, os
  partidários destas coisas aceitariam os seus resultados. O que significa
  isto? Que se temos muita vontade que a realidade seja de certa maneira e
  depois vemos que não é usando os melhores métodos à nossa disposição,
  podemos perfeitamente acusar os métodos de serem insuficientes. Isso é sem
  dúvida logicamente possível. Mas não é nem sensato nem honesto. O mais
  sensato e honesto a fazer é aceitar que afinal a realidade nem sempre é como
  gostaríamos que fosse. E pronto, passa-se à frente porque há muitíssimas
  coisas maravilhosas no mundo sem termos de fingir que o mundo é como no
  fundo sabemos que não é.

  Um abraço,
  Desidério

  > -----Original Message-----
  > From: [EMAIL PROTECTED]
  [mailto:[EMAIL PROTECTED]
  > On Behalf Of Eduardo Ochs
  > Sent: segunda-feira, 22 de Setembro de 2008 18:02
  > To: Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de
  > LOGICA
  > Subject: Re: [Logica-l] RES: Sem Lógica
  >
  > Oi Lista,
  >
  > Artur escreveu:
  > > Sinto muita afinidade com estes ditos do Bertrand Russell, mas, ao
  > > mesmo tempo, creio que o homem dispõe de bem mais ferramentas de
  > > investigação que o pensamento e raciocínio, que deveriam ser
  > > utilizados por todos.
  > >
  > > O raciocínio lógico é necessário, mas não é suficiente.
  >
  > Sabemos que o pensamento e o racicínio não são "suficientes", mas a
  > impressão que eu tenho é que o Artur age como se eles fossem inúteis,
  > e até nocivos...
  >
  > Acho que se ele não tivesse tanto preconceito contra a "filosofia
  > ocidental" ele conseguiria ver que ela tem ferramentas para melhorar o
  > pensamento e o diálogo, e que ela frequentemente discute as suas
  > próprias limitações... e aí ele conseguiria defender o seu ponto de
  > vista muito melhor.
  >
  >   Abraços arturológicos,
  >     Eduardo Ochs
  >     http://angg.twu.net/
  >     http://angg.twu.net/math-b.html
  >     [EMAIL PROTECTED]
  >
  > P.S.: Será que sou só eu que acho que muitos dos argumentos dele são
  > constrangedoramente falaciosos?... 8-\
  > _______________________________________________
  > Logica-l mailing list
  > [email protected]
  > http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

  _______________________________________________
  Logica-l mailing list
  [email protected]
  http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l




-- 
_________________________________
Décio Krause
Departamento de Filosofia
Universidade Federal de Santa Catarina
C.P. 476
88040-900 Florianópolis, SC - Brasil
Tel.: +(48)3331-9248
www.cfh.ufsc.br/~dkrause
Grupo de Lógica e Fundamentos da Ciência
www.logica.cfh.ufsc.br
_____________________________________



--------------------------------------------------------------------------------


_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a