Dídimo, a Ciência está relacionada com o conhecimento, e lampejos da
Intuição, ou “insights”, transmitem exatamente conhecimento no seu mais
elevado grau. Se alguém só se baseia na mente para obter conhecimento, então
ele não transcenderá o que já sabe, no máximo explicitará e organizará
melhor o que já conhece. Pela Intuição somos capazes de transcender a nossa
memória individual e captar algo bem além.

 

A razão baseada apenas no pensamento pode muito, mas é incapaz de ir além do
que já é conhecido. Ouvi falar, por exemplo, que Kekulé, o “pai” da química
orgânica, obteve as seqüências básicas de suas fórmulas em sonho, portanto
quando não estava pensando.

 

As maiores descobertas científicas vieram de momentos de silêncio íntimo,
quando a Intuição trouxe conhecimentos muito além das memórias individuais.

 

Uma Filosofia da Ciência integral deveria refletir todo o processo
cognitivo, não apenas uma fase dele. Se tu mesmo te dispuseres a
experimentar, tu saberás de que estou falando. Verás como a Intuição vai
muito além do pensamento.

 

Um abraço,

Arthur Buchsbaum

 

De: Dídimo Matos [mailto:[EMAIL PROTECTED] 
Enviada em: terça-feira, 23 de setembro de 2008 01:33
Para: Arthur Buchsbaum
Assunto: Re: [Logica-l] RES: Sem Lógica

 

Artur,

 

Falando sério mesmo. O que tem a ver o silêncio e a Intuição, com esse I
maiúsculo aí, com ciência?

 

O que quer dizer é que se eu não me calar e ficar de mente vazia não posso
contribuir com a ciência? Ou que calar-se totalmente e ter contato com a
fonte da *existência universal* é o único método científico válido?

 

Acho que deveria dar mais crédito a sua própria razão. Por vários motivos. O
primeiro é que foi ela que fez toda a ciência como conhecemos, mesmo essa
ciência oculta que você quer nos passar como válida mas da qual nos livramos
desde a Grécia antiga com Tales. Você já ouviu falar na tal passagem do mito
a razão?

 

É algo mais ou menos assim. Durante a infância da humanidade ou dda razão
como preferem alguns, nós não consiguiamos explicar as coisas direito e
criávamos historinhas de deuses e mitos para explicá-las. Eram as chamadas
cosmogonias. Isso foi assim até que Tales, um grego, resolveu que as coisas
naturais deveriam ter explicações naturais.

 

Daí em diante, ao invés de dizermos que Thor mandou o trovão, começamos a
pensar como duas nuvens poderiam gerar uma descarga elétrica, o que seria
preciso pra isso, etc...Fizemos isso com muitas outras coisas e atualmente
conseguimos explicar quase tudo que acontece com muita acurácia. Tudo isso
graças a decisão metodológica de buscar, com a razão, explicações para as
coisas. Agora tu me vem com essa de que a razão não serve pra nada e que
tenho que ter intuições sobre as coisas pra produzir boa ciência?

 

Achas mesmo que isso faz sentido?

 

Pois eu acho, baseado na minha razão, no senso crítico e no método
científico desenvolvido pela razão como maneira de apurá-la, que isso não
faz o menor sentido, e que você deveria ter cuidado, pode ser patológico o
que tu tens.

 

Abraço a todxs*,
Dídimo Matos
http://didimomatos.zip.net
* x=<o,a>
_______________________
...só mesmo a obscuridade pode 
servir de proteção para o que é
absurdo.

 

From: Arthur Buchsbaum <mailto:[EMAIL PROTECTED]>  

Sent: Tuesday, September 23, 2008 12:24 AM

To: 'Lista <mailto:[email protected]>  acadêmica brasileira dos
profissionais e estudantes da área de LOGICA' 

Subject: [Logica-l] RES: Sem Lógica

 

Caro Dídimo, acima das ironias, de forma independente de Krishnamurti e
Osho, de cujos nomes fizeste troça, tu poderias experimentar em ti próprio o
poder do silêncio mental. Alguém que consegue ficar em silêncio absoluto por
pelo menos frações de segundo pode experenciar idéias completamente novas,
que podem gerar muitos trabalhos em ciência. Se és mesmo cientista,
experimenta, sem se ligar a pré-conceitos: tenta silenciar-te pelos menos
por alguns instantes, para constatares o valor dos frutos que poderias
colher, inclusive na tua própria pesquisa em Lógica.

 

Alguém que transcende o pensamento pode chegar a maravilhas de percepção,
pode fazer a Ciência dar grandes saltos. Pensar consiste em acessar a
própria memória individual, daí os resultados não vão além do que já existe
no arquivo pessoal. Já pelo silêncio podemos receber a Intuição, a qual vem
da própria fonte da Existência Universal. Se és mesmo cientista,
experimenta, ao invés de expor pré-conceitos a respeito.

 

a) Arthur Buchsbaum

 

De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED]
Em nome de Dídimo Matos
Enviada em: segunda-feira, 22 de setembro de 2008 23:13
Para: Eduardo Ochs; Lista acadêmica brasileira dos profissionais e
estudantes da área de LOGICA
Assunto: Re: [Logica-l] RES: Sem Lógica

 

Olá Eduardo,

 

Não é só você, mas eu creio que não vale a pena discutir com ele essa
questão, o sujeito está convencido de que boa é a filosofia da salvação do
Krishnamorto e do Ogro, desculpe, Osho. E que a filosofia ocidental só serve
pra embotar o cérebro que deve ser esvaziado, pq só no copo vazio é que se
pode botar o chá quente, ou qualquer coisa que o valha. É mais ou menos
assim: não precisa de razão pra chegar a 'Verdade', Ela só pode ser
encontrada pela Intuição perfeita das formas perfeitas.

 

O problema é o seguinte, se não precisa da razão o irracional também pode?
então um jumentinho pode ser iluminado pela intuição desveladora da Verdade
totalizante e virar o novo Buda ou seria Burra?

 

Abraço a todxs*,
Dídimo Matos

_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a