Caro Sr. Murcho,

surpreso fico eu com as suas declarações. Nunca tive uma sensação  
clara e distinta sobre a diferença fundamental entre filosofia e  
regilião. Na verdade acho inclusive que sempre andaram juntas(nem  
sempre de mãos dadas, é certo). Nem acredito que seja possivel ao  
pensamento filosófico ocidental (de carater didático)exaurir tantos  
temas que o mundo da vida nos apresenta (desde temas econômicos às  
mais variadas formas de misticismo). Tampouco acredito no filófoso de  
carreira (pelo menos aqui no Brasil eles nem estudam História), que na  
minha humilde opinião "carregam o piano" enquanto bons "jornalistas"  
fazem bons concertos e são chamados de filósofos. Marx, Camus,  
Wittgenstein possivelmente se espantariam com esta declaração: "fico  
insatisfeito quando os colegas de outras áreas identificam a filosofia  
com misticismos e palavreados mistificadores."
Não deveríamos escolher entre o dogmatismo vernacular ou solipsismo  
ontológico?

No mais,

Renato.



Quoting Desidério Murcho <[EMAIL PROTECTED]>:

> Obrigado pelas sempre amáveis palavras, João. "Viver Para Quê? Ensaios Sobre
> o Sentido da Vida" ainda não saiu, mas deve sair até ao final do ano em
> Portugal (na Dinalivro). Espero, assim que tiver o trabalho pronto,
> conseguir interessar alguma editora brasileira na obra, até porque foi
> concebida para permitir dar uma cadeira semestral sobre o tema, aos colegas
> de filosofia que quiserem fazê-lo. O curso que dei foi já baseado na
> antologia, que estava ainda em fase de tradução, e correu bem. Os textos são
> estimulantes e deram muita discussão com os alunos. Penso que eles gostaram,
> e para mim foi muito esclarecedor. Evidentemente, há muitos mais textos além
> dos seis escolhidos, mas o editor não queria uma antologia muito grande. Se
> o livro se vender bem espero poder acrescentar outros textos em edições
> futuras.
>
> Mas deixa-me acrescentar uma nota de pessimismo. Não tenho a mínima
> veleidade de pensar que pessoas como o Arthur vão parar de dizer que a
> filosofia ocidental não se interessa pelo sentido da vida. Porque o Arthur,
> se ler a bibliografia filosófica sobre o tema, vai perceber que não é o
> género de coisa que procura. As pessoas tendem a confundir a filosofia com
> religiões sem deus e muito palavreado, misticismos avulsos e coisas dessas.
> Não tenho problema algum com isso. As pessoas também pensam que a física
> quântica é meio mística. Os físicos também não têm problema com isso —
> excepto em contextos académicos. Ficariam os colegas da física
> insatisfeitos, decerto, se eu tivesse essa visão da física quântica, e do
> mesmo modo eu fico insatisfeito quando os colegas de outras áreas
> identificam a filosofia com misticismos e palavreados mistificadores.
>
> Um abraço,
> Desidério
>
> -----Original Message-----
> From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] On Behalf Of Joao
> Marcos
> Sent: sexta-feira, 19 de Setembro de 2008 11:26
> To: Desidério Murcho
> Cc: Logica-L
> Subject: Re: [Logica-l] RES: falhas graves da "filosofia" acadêmica
> ocidental
>
>> Na verdade, a grande ironia quanto a pessoas como o Arthur, que dizem ter
>> muito interesse em temas como o sentido da vida, é o puro desconhecimento
> da
>> bibliografia recente sobre o tema. Isto acontece porque essa bibliografia
>> não dá ao Arthur o tipo de música das palavras que ele busca, uma música
> que
>> lhe dê conforto espiritual. Tudo o que se encontra nessa bibliografia
>> (Wiggins, Nozick, Nagel, Levy, Baier, Metz, Taylor e tantos outros,
>> incluindo eu próprio) é a discussão de ideias, e não paliativos infantis
>> para as dores de alma. A filosofia não é religião e por isso não tem
>> qualquer tipo de interesse para quem procura conforto espiritual.
>
> Acresço que o Desidério participou brilhantemente de uma mesa-redonda
> aqui em Natal no ano passado, no "I Seminário Internacional de
> Filosofia Analítica Contemporânea", exatamente sobre o tema do
> *sentido da vida*, e ofereceu recentemente um curso bastante disputado
> sobre o mesmo tópico no Departamento de Filosofia da UFOP (vide
> http://dmurcho.com/meaning.html, onde se podem encontrar outras
> referências, e http://criticanarede.com/pensaroutravez2.html).
>
> Desidério, teu livro "Viver Para Quê? Ensaios Sobre o Sentido da Vida"
> já saiu?  Sai publicado também aqui no Brasil, ou só Além-Mar?
>
> JM
>
> _______________________________________________
> Logica-l mailing list
> [email protected]
> http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
>



----------------------------------------------------------------
This message was sent using IMP, the Internet Messaging Program.


_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a