O Smullyan gosta de citar uma definição ótima (de Saul Gorn) para o "formalista":
- A formalist is one who cannot understand a theory unless it is meaningless. (É difícil imaginar uma pessoa mais irritante!) JM 2013/1/27 Décio Krause <[email protected]>: > Não, JM. Não é a barra do Halmos que se usa para indicar o fim de uma > demonstração. Trata-se se um símbolo da linguagem de ZF no molde de > Bourbaki. Mas como para B não há semântica, o tal do quadradinho não > "significa" nada. É um mero sinal sintático. Vale dar uma olhada, por > exemplo como B representa aquilo que chamamos de conjunto vazio. Ms ele faz > toda essa bagunça formal e depois larga tudo, caindo na linguagem usual do > matemático. Teve o seu tempo. > Abç > D > > > > ------------------------------------------------------ > Décio Krause > Departamento de Filosofia > Universidade Federal de Santa Catarina > 88040-900 Florianópolis - SC - Brasil > http://www.cfh.ufsc.br/~dkrause > ------------------------------------------------------ > > Em 27/01/2013, às 14:01, Joao Marcos <[email protected]> escreveu: > > Já pensou usar o livro do Bourbaki na sala se aula em um primeiro ano? > > Este é um típico exemplo. > > Várias pessoas já me perguntaram o que significa o quadradinho que ele > > usa... > > > Se você está falando do "tombstone" (∎), consta que ele foi > introduzido pelo Halmos: > http://en.wikipedia.org/wiki/Tombstone_(typography) > > O símbolo mais legal do Bourbaki é o da "curva perigosa" (☡):a barrada > > http://en.wikipedia.org/wiki/Bourbaki_dangerous_bend_symbol > adaptado depois pelo Knuth. > > JM > > -- > http://sequiturquodlibet.googlepages.com/ -- http://sequiturquodlibet.googlepages.com/ _______________________________________________ Logica-l mailing list [email protected] http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
