O Smullyan gosta de citar uma definição ótima (de Saul Gorn) para o
"formalista":

- A formalist is one who cannot understand a theory unless it is  meaningless.

(É difícil imaginar uma pessoa mais irritante!)
JM

2013/1/27 Décio Krause <[email protected]>:
> Não, JM. Não é a barra do  Halmos que se usa para indicar o fim de uma
> demonstração. Trata-se se um símbolo da linguagem de ZF no molde de
> Bourbaki. Mas como para B não há semântica, o tal do quadradinho não
> "significa" nada. É um mero sinal sintático. Vale dar uma olhada, por
> exemplo como B representa aquilo que chamamos de conjunto vazio. Ms ele faz
> toda essa bagunça formal e depois larga tudo, caindo na linguagem usual do
> matemático. Teve o seu tempo.
> Abç
> D
>
>
>
> ------------------------------------------------------
> Décio Krause
> Departamento de Filosofia
> Universidade Federal de Santa Catarina
> 88040-900 Florianópolis - SC - Brasil
> http://www.cfh.ufsc.br/~dkrause
> ------------------------------------------------------
>
> Em 27/01/2013, às 14:01, Joao Marcos <[email protected]> escreveu:
>
> Já pensou usar o livro do Bourbaki na sala se aula em um primeiro ano?
>
> Este é um típico exemplo.
>
> Várias pessoas já me perguntaram o que significa o quadradinho que ele
>
> usa...
>
>
> Se você está falando do "tombstone" (∎), consta que ele foi
> introduzido pelo Halmos:
> http://en.wikipedia.org/wiki/Tombstone_(typography)
>
> O símbolo mais legal do Bourbaki é o da "curva perigosa" (☡):a barrada
>
> http://en.wikipedia.org/wiki/Bourbaki_dangerous_bend_symbol
> adaptado depois pelo Knuth.
>
> JM
>
> --
> http://sequiturquodlibet.googlepages.com/



-- 
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a