Márcio,

> Prezado Rocha,
 >
 > Friederich Engels escreveu, a respeito do sistema de Hegel:
...
> O que dizer dessa afirmação tão dramática:
> 
> "Con Hegel termina, en general, la filosofía; de un lado, 
 > porque en su sistema se resume del modo más grandioso
 > toda la trayectoria filosófica; y, de otra parte,
 > porque este filósofo nos traza, aunque sea
 > inconscientemente, el camino para salir de este
 > laberinto de los sistemas hacia el conocimiento
 > positivo y real del mundo."
> 
> Agradeço de antemão por suas opiniões.

   Acho que Engels viveu em uma época em que as pessoas ainda 
acreditavam que o conhecimento científico podia ser positivo e real, e 
que poderia ser sistematizado e articulado em um todo organizado.

   Era a mesma época em que se podia afirmar que a Física tinha deixado 
de ser um labirinto de sub-sistemas e interpretações variadas e tinha 
definitivamente se consolidado como um conjunto de conhecimentos 
positivo, sistemático, real. Que só restava coletar novos fatos.

   Logo depois, porém, veio toda a revolução da Física Moderna, e a 
Física voltou a ser um labirinto de sistemas e interpretações.

   Acho que a história da ciência mostra que a tendência inevitável do 
crescimento do conhecimento científico é a especialização e a 
conseqüente fragmentação (não que não possa haver a convergência, mas se 
houver, como eu tentei dizer na outra mensagem, não vai ser pelo método 
da ciência).

   Sobre a afirmação de Engels, de que Hegel representou o fim da 
filosofia, acho que é uma afirmação muito pouco dialética. Ninguém mais 
do ele, Engels, deveria saber que todo fim é sempre, também, um início. 
Que se Hegel tinha terminado com uma filosofia, é porque ao mesmo tempo 
iria começar outra (iria possibilitar o início de outra).

   Toda a hermenêutica, com sua constante busca de aberturas e novos 
caminhos, me parece que teria sido impossível se Hegel não tivesse 
mostrado como é a cara de um sistema filosófico definitivamente fechado.

   Mas como não sou filósofo profissional, pode ser que o que eu penso 
seja só amadorismo filosófico..., pois embora eu creia que a filosofia é 
parte da cultura geral da humanidade, disponível a todos, creio também 
que ela tem um componente de área especializada, que requer treinamento 
especial para poder ser feita com qualidade.

   Abraços,

   Rocha

-- 
Antônio Carlos da Rocha Costa
Coord. Mestrado em Ciência da Computação
Programa de Pós-graduação em Informática
Universidade Católica de Pelotas
http://ppginf.ucpel.tche.br
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a