Já desisti. Embora heideggeriano na formação, e simpatizante de Jung, a
discussão virou outrée demais pra mim...

2008/9/16 Ricardo Pereira Tassinari <[EMAIL PROTECTED]>

> Olá a todos.
>
> Confesso que já não estou entendendo mais muito bem o que estamos
> discutindo sobre Religião (já que a discussão sobre Futebol e Política não
> vingou), mas parece-me claro que:
>
> 1. Não dá para equiparar conhecimento científico (com a construção de
> modelos, testes experimentais controlados e públicos, etc.) com
> "conhecimento" (se faz sentido usar essa palavra aqui) sobre assuntos
> religiosos;
> 2. A Ciência não caracteriza completamente o que é a Realidade; seria
> transformar a Ciência em Metafísica e, pior, tomar o conhecimento científico
> atual como último e insuperável;
> 3. No "método científico" (se há tal coisa, pois não é um algoritmo), na
> escolha dos postulados de uma teoria científica, entram coisas como "Navalha
> de Ockham" ou Princípio de Simplicidade, que, a menos que se prove o
> contrário, a Verdade (se posso usar esse termo) não tem que satisfazer;
>
> Assim, por 2 e 3, estamos no relativo; isso cria um vácuo em relação ao que
> o "conhecimento" religioso (ou até mesmo metafísico) quer atingir (e sobre
> os "métodos" usados para isso), que cada um tem o direito de preencher como
> quiser (seja sendo um ateu-macho como o Décio, seja sendo um livre pensador
> que busca superar seus preconceitos como o Arthur). Para além disso é
> dogmatismo, não?
>
> Particularmente, a questão me toca pois acho que há muito a se pesquisar
> sobre o homem (em especial, como explicar o comportamento humano dito
> "superior" em Psicologia, e.g., como o ser humano "faz" Matemática ou como
> ele constrói a Ciência) seja como ser biológico (como o faz Piaget) seja sob
> um ponto de vista idealista (que *esteticamente* me agrada), sem fixar de
> início qual a posição metafísica a se adotar. Parece-me claro que ninguém
> atualmente tem respostas claras e convincentes, muito menos explicações
> científicas com todo o rigor que elas demandam, para entendermos, pelo
> menos, como somos, o que dirá o que somos.
>
> Abraço a todos,
> Ricardo.
>
> --
> Dr. Ricardo Pereira Tassinari - Departamento de Filosofia
> UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília
> Homepage: http://www.marilia.unesp.br/ricardotassinari
>
>
> _______________________________________________
> Logica-l mailing list
> [email protected]
> http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
>
>
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a