Em 24/02/2007, às 15:30, Rafael Luís Vasel escreveu:
declaração real da falsa eu não sei (não é necessário pensar tanto assim tambem), mas com certeza existe algum mecanismo. Pois certamente não foi só você que pensou nessa vulnerabilidade e certamente alguém já tentou utilizá-la.
Acho q o "mecanismo" é apenas a fé de q isso não vai acontecer. Embora várias pessoas tenham apontado esse furo no processo de recepção, o fato é q boa parte das pessoas não têm motivos para sair por aí gerando declarações falsas. Assim, os casos - se existirem - não devem ser nada q gere "comoção popular".
Vale lembrar q há várias coisas no governo q são baseadas em fé ou sorte. Por explo, a auditoria da CGU sobre os municípios é baseada no sorteio de quais serão verificados, embora existam técnicas para permitir a determinação daqueles q poderiam trazer mais irregularidades. Vá entender . . .
Sem falar no recente caso dos controladores de vôo, q demonstrou a fragilidade da malha aérea brasileira. Foi só os controladores se recusarem a trabalhar na base da fé e da sorte q aconteceu o q aconteceu.
Para enviar uma declaração retificadora é necessário enviar o número gerado na declaração anterior, coisa que ele não teria.
Bem lembrado . . . Então a coisa é pior ainda, pois se o cara enviar primeiro, vc nem consegue mandar uma retificadora . . . :-(
Com certeza ! Esses dias vi uma entrevista com 2 "especialistas" no programa conta corrente da Globonews e eles só tinham elogios ao programa da receita que segundo eles seria um dos mais avançados do mundo. Se até os 2 "especialistas" são assim cegos, não quero nem imaginar como é o resto dos contribuintes.
É avançado em relação ao resto do mundo pq lá os cidadãos são mais exigentes e entendem q nem tudo q reluz é ouro.
Ou eles desenvolveram um mecanismo eficiente e automatizado para distinguir as declarações falsas das verdadeiras...
Na verdade, já estão tentando empurrar a certificação digital para o contribuinte. Salvo engano, já é obrigatório para empresas, mas para o contribuinte é opcional (vc ganha a possibilidade de acompanhar o andamento do processamento da sua declaração). Daqui a pouco vão tornar isso obrigatório para o contribuinte tbém, já q só assim pra ICP-Brasil pegar mesmo para usuários finais, sem falar na felicidade dos bancos, q vão começar a dizer q transações de home banking com certificados digitais têm não-repúdio . . . ;-)
[ ]s, olival.junior_______________________________________________ PSL-Brasil mailing list [email protected] http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil Regras da lista: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil
