> Não tem tanto a ver, mas aproveito e cito um trecho de um artigo de Rubem
> Alves ( http://www.fm.usp.br/tutores/bom/bompt41.php ):
>...
> > Resultado da pressão "publish or perish", bote ovos ou sua cabeça será
> > cortada, a docência termina por perder o sentido. Quem, numa universidade,
> > só ensina, não vale nada.
> > Os alunos passam a ser trambolhos para os pesquisadores: estes, ao invés de
> > se dedicarem à tarefa institucionalmente significativa de botar ovos, são
> > obrigados pela presença de alunos a "gastar" o seu tempo numa tarefa
> > irrelevante: ensino não pode ser quantificado (quem disser que o ensino se
> > mede pelo número de horas/aula é um idiota).

How professors spend their time
http://www.phdcomics.com/comics.php?f=1060

>> criticar o "índice h" (http://en.wikipedia.org/wiki/H-index) sem
>> sequer se dar ao trabalho de tentar compreender como ele é calculado!
>
> O prof. Eduardo já está (formalmente) aposentado... Mas ainda é pesquisador
> CNPq (ver http://lattes.cnpq.br/1503427333364378).

Boa desculpa...

> Bem,  como o título diz, o objetivo foi provocar.
> Parece que ele conseguiu. O artigo foi bastante discutido em duas listas
> para a qual reenviei (e eu mesmo recebi na lista da Sbc).
>
> A propósito, uma dessas listas é a bolsa_produtividade, onde estamos
> discutindo o sistema de avaliação da produção científica no Brasil.
> Um manifesto será divulgado em breve. Quem tiver interesse em participar das
> discussões o endereço do grupo é:
> http://groups.google.com/group/bolsa_produtividade

Bacana.  Manda pra gente um link pro texto do manifesto, tenho certeza
de que será do interesse de vários membros desta lista!

JM
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a