Oi João e lista,

2008/9/17 Joao Marcos <[EMAIL PROTECTED]>

> > Artigo discute critérios de avaliação científica
> > Seção: Comunicados / Imprensa UNIFESP/SPDM.
> > Enviada por: LUIZ CARLOS LOPES
> > Data: 05/09/2008 às 16:35h
> >
> > Em artigo recentemente publicado, Eduardo Katchburian, docente do
> > Departamento de Morfologia e Genética da Unifesp critica a ditadura das
> > avaliações sobre a produção científica que privilegiam as publicações em
> > língua inglesa e utilizam critérios puramente numéricos, como a
> quantidade
> > de citações, ou fatores de impacto das revistas e jornais para qualificar
> os
> > trabalhos.
> >
> > O conteúdo completo do texto pode ser acessado no endereço:
> >
> http://dgi.unifesp.br/si/publish_or_perish_a_provocation_by_e_katchburian.pdf
>
> É estranho que ele tenha se dado ao trabalho de publicar o texto em
> inglês...  Mas mais estranho ainda que ele não se envergonhe de



Não tem tanto a ver, mas aproveito e cito um trecho de um artigo de Rubem
Alves ( http://www.fm.usp.br/tutores/bom/bompt41.php ):

Artigos, como os ovos, podem ser contados e computados nas colunas certas
dos relatórios. As revistas internacionais indexadas são os ninhos
acreditados. Não basta botar ovos. É preciso botá-los nos ninhos
acreditados. São os ninhos internacionais, em língua estrangeira, que dão
aos ovos a sua dignidade e valor. A comunidade dos produtores de artigos
científicos não fala o português. Fala inglês.
Resultado da pressão "publish or perish", bote ovos ou sua cabeça será
cortada, a docência termina por perder o sentido. Quem, numa universidade,
só ensina, não vale nada.
Os alunos passam a ser trambolhos para os pesquisadores: estes, ao invés de
se dedicarem à tarefa institucionalmente significativa de botar ovos, são
obrigados pela presença de alunos a "gastar" o seu tempo numa tarefa
irrelevante: ensino não pode ser quantificado (quem disser que o ensino se
mede pelo número de horas/aula é um idiota).



>
> criticar o "índice h" (http://en.wikipedia.org/wiki/H-index) sem
> sequer se dar ao trabalho de tentar compreender como ele é calculado!


O prof. Eduardo já está (formalmente) aposentado... Mas ainda é pesquisador
CNPq (ver http://lattes.cnpq.br/1503427333364378
  ).



>
>
> Achei engraçado ele citar o exemplo do Mendel, que morreu com "grau de
> impacto zero".  Hoje o monge das ervilhas recessivas é visto como um
> herói lá em Brno, enquanto que a casa em que Gödel nasceu e cresceu,
> na mesma cidade, é quase impossível de se encontrar.  Isto prova
> alguma coisa?


Prova que não é só no Brasil que "ciência molhada ou que dá choque" (como
diz o Walter) é mais valorizada do que as outras...


>
>
> Também acho que meus trabalhos não são lidos como eu gostaria, e
> também gostaria de ser mais amado.  Mas não consegui entender qual a
> *proposta* do ensaio do Katchburian.  Ou será que ele só queria
> publicar mais um artigo?


Bem,  como o título diz, o objetivo foi provocar.
Parece que ele conseguiu. O artigo foi bastante discutido em duas listas
para a qual reenviei (e eu mesmo recebi na lista da Sbc).

A propósito, uma dessas listas é a bolsa_produtividade, onde estamos
discutindo o sistema de avaliação da produção científica no Brasil.
Um manifesto será divulgado em breve. Quem tiver interesse em participar das
discussões o endereço do grupo é:
http://groups.google.com/group/bolsa_produtividade

Adolfo

==========================================
Adolfo Neto
Departamento Acadêmico de Informática
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Fone: (41) 3310-4644 / Fax: (41) 3310-4646
Web: http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~adolfo
Blog: http://professoradolfo.blogspot.com
==========================================
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a