> Artigo discute critérios de avaliação científica > Seção: Comunicados / Imprensa UNIFESP/SPDM. > Enviada por: LUIZ CARLOS LOPES > Data: 05/09/2008 às 16:35h > > Em artigo recentemente publicado, Eduardo Katchburian, docente do > Departamento de Morfologia e Genética da Unifesp critica a ditadura das > avaliações sobre a produção científica que privilegiam as publicações em > língua inglesa e utilizam critérios puramente numéricos, como a quantidade > de citações, ou fatores de impacto das revistas e jornais para qualificar os > trabalhos. > > O conteúdo completo do texto pode ser acessado no endereço: > http://dgi.unifesp.br/si/publish_or_perish_a_provocation_by_e_katchburian.pdf
É estranho que ele tenha se dado ao trabalho de publicar o texto em inglês... Mas mais estranho ainda que ele não se envergonhe de criticar o "índice h" (http://en.wikipedia.org/wiki/H-index) sem sequer se dar ao trabalho de tentar compreender como ele é calculado! Achei engraçado ele citar o exemplo do Mendel, que morreu com "grau de impacto zero". Hoje o monge das ervilhas recessivas é visto como um herói lá em Brno, enquanto que a casa em que Gödel nasceu e cresceu, na mesma cidade, é quase impossível de se encontrar. Isto prova alguma coisa? Também acho que meus trabalhos não são lidos como eu gostaria, e também gostaria de ser mais amado. Mas não consegui entender qual a *proposta* do ensaio do Katchburian. Ou será que ele só queria publicar mais um artigo? JM -- My homepage: http://sequiturquodlibet.googlepages.com/ _______________________________________________ Logica-l mailing list [email protected] http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
