Na Universidade Federal de Viçosa - UFV (onde iniciei meus sentimentos de amor e ódio pela estatística) o pensamento predominante (na verdade consensual) era considerar os modelos polinomiais como um caso particular das múltiplas. Assim como o Walmes o fez.
Em minha dissertação de mestrado trabalhei com regressão linear (séries de Fourier) para estimar umidade e temperatura do solo amostrado quinzenalmente por um período de 6 meses. Ou seja, Umidade ou Temperatura em função do tempo (apenas uma variável preditora). Alguns modelos chegavam a ter 9 parâmetros ou mais para serem estimados. Acho bem difícil classificar esses modelos como regressão linear simples! Na UFV era obrigatório nas dissertações, teses e publicações o uso do R2 (maiúsculo) nos casos das polinomiais (grau >=2) . O que acho certo pois no caso da regressão linear simples existe a relação funcional: r = sqrt(r^2) Ou seja, a raiz quadrada do coef. de determinação é o próprio coeficiente de correlação (r), e para este existe consenso de usar sempre o r (minúsculo). O motivo da minha consulta é que estou finalizando meu semestre letivo para o curso de Agronomia com esse assunto. Ao mostrar o material didático preparado em R a um professor da área surgiu a dúvida: ele pensa diferente e classifica as polinomiais na família das simples. Como não encontrei nada na literatura que disponho no momento, e no curto tempo disponível, apelei para a lista. Obrigado por se manifestar Walmes, gostaria de conhecer mais opiniões (pois ainda estou em sala de aula). Ab, 2013/12/11 walmes . <[email protected]>: > Na minha humilde opinião, regressão linear simples remete à f(x) = > b_0+b_1*x. Todo preditor linear com mais termos do que esse do lado direito > seria regressão linear múltipla. Um caso particular é quando os termos a > mais são potências naturais da mesma variável x, ou seja, o polinômio {x⁰, > x¹, x², x³, ..., x^n}. Quanto à representação do R², se r² ou R², eu nunca > prestei muita atenção. Acredito que r² (minúsculo) seja acidental nas > publicações nacionais pois em livros em inglês, artigos internacionais, e > saídas dos aplicativos que conheço soltam R². > > À disposição. > Walmes. > > _______________________________________________ > R-br mailing list > [email protected] > https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br > Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código > mínimo reproduzível. -- ///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\ Jose Claudio Faria Estatistica UESC/DCET/Brasil joseclaudio.faria at gmail.com Telefones: 55(73)3680.5545 - UESC 55(73)9100.7351 - TIM 55(73)8817.6159 - OI ///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\ _______________________________________________ R-br mailing list [email protected] https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.
