Ana Maria Moraes de Albuquerque Lima escreveu: > Esta é uma questão polêmica, mas discordo que este projeto seja contra a > inclusão digital, porque a inclusão digital como qualquer ato educativo > deve > caminhar junto com a ética e os desafios do nosso mundo cada vez mais > mediado pelas tecnologias. Cabe ao educador das escolas trabalhar as > questões e desafios éticos do mundo digital de forma saudável e sem > terrorismo. > > No caso do trabalho crianças e adolescentes não acho um erro > responsabilizar > o professor se algo de errado ocorre no laboratório de informática no > momento da aula dele.
Ana, vc faz idéia do que pode "dar errado" num laboratório de informática educativa com uma lei dessas vigindo? Imagine, Ana, voce, responsável por uma classe no DF, onde o governo local obriga o uso de Windows nos computadores que os alunos usam, respondendo agora também por crime cometido através de conexão aberta por um cavalo de tróia instalado num desses computadores, a partir de um simples clique inocente de um aluno em um link. Será que vc vai poder, e saber como, vigiar todos os links que todos os alunos clicarão, para evitar que algo "dê errado"? Ou voce está disposta a arcar com os riscos e as consequências, se não puder ou souber como vigiar e validar cada link que cada aluno clicar? Vc estaria disposta a, aceitando correr esse risco, a batalhar por dinheiro para comprar certificados digitais ICP-BR em seu nome, certificados que o provedor de acesso da escola vai exigir, para tirar o dele da reta com essa lei aprovada, certificados que tornam sua responsabilidade pelo que eventualmente "dê errado" ainda mais difícil de ser contestada (MP2200 + essa lei facista)? Caso voce esteja disposta a considerar esses riscos que vão se autoalimentando, considere a possibilidade de que, além das suas responsabilidades docentes, voce também seja uma ativista cujo ativismo interesse a poderosos calar, voce acha que esse risco seria aceitável?. E se vc achar que sim, que tal risco seria aceitável mesmo sendo uma ativista que incomoda a poderosos, voce acha que uma lei como essa merece seu apoio, sabendo que nem todo ativista de causas que voce defende considera aceitável que a sociedade se exponha a riscos como esse? Mesmo sabendo que esses e outros ativistas não estejam dispostos a aceitar esse e outros riscos que um tal regime totalitarista de controle cibernético, administrado por empresas monopolistas em conluio com o Estado, imporia a quem não aceitou a pílula azul de Matrix, só pela intangível, intestável e falaciosa promessa de que "a sociedade" estaria assim melhor protegida? Convido-a a ver a floresta, além da sua árvore. -- ------------------------------------------- prof. Pedro Antonio Dourado de Rezende /\ Computacao - Universidade de Brasilia /. \ tcp: Libertas quae digitos desiderat /____\ http://www.cic.unb.br/docentes/pedro/sd.htm ------------------------------------------- _______________________________________________ PSL-Brasil mailing list [email protected] http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil Regras da lista: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil
