Só para constar, já colocaram a história no Digg. Quem tiver conta no
Digg.com e quiser fazer a notícia ir para a front-page, digg it!
http://digg.com/politics/The_end_of_net_privacy_in_Brazil
Tbém já saiu no slashdot (alguns comentários ao post estão bem
interessantes).
[ ]s,
olival.junior
Em 06/11/2006, às 20:58, Pedro A.D.Rezende escreveu:
Ana Maria Moraes de Albuquerque Lima escreveu:
Esta é uma questão polêmica, mas discordo que este projeto seja
contra a
inclusão digital, porque a inclusão digital como qualquer ato
educativo
deve
caminhar junto com a ética e os desafios do nosso mundo cada vez mais
mediado pelas tecnologias. Cabe ao educador das escolas trabalhar as
questões e desafios éticos do mundo digital de forma saudável e sem
terrorismo.
No caso do trabalho crianças e adolescentes não acho um erro
responsabilizar
o professor se algo de errado ocorre no laboratório de informática no
momento da aula dele.
Ana, vc faz idéia do que pode "dar errado" num laboratório de
informática educativa com uma lei dessas vigindo?
Imagine, Ana, voce, responsável por uma classe no DF, onde o governo
local obriga o uso de Windows nos computadores que os alunos usam,
respondendo agora também por crime cometido através de conexão aberta
por um cavalo de tróia instalado num desses computadores, a partir
de um
simples clique inocente de um aluno em um link.
Será que vc vai poder, e saber como, vigiar todos os links que
todos os
alunos clicarão, para evitar que algo "dê errado"? Ou voce está
disposta
a arcar com os riscos e as consequências, se não puder ou souber como
vigiar e validar cada link que cada aluno clicar?
Vc estaria disposta a, aceitando correr esse risco, a batalhar por
dinheiro para comprar certificados digitais ICP-BR em seu nome,
certificados que o provedor de acesso da escola vai exigir, para
tirar o
dele da reta com essa lei aprovada, certificados que tornam sua
responsabilidade pelo que eventualmente "dê errado" ainda mais difícil
de ser contestada (MP2200 + essa lei facista)?
Caso voce esteja disposta a considerar esses riscos que vão se
autoalimentando, considere a possibilidade de que, além das suas
responsabilidades docentes, voce também seja uma ativista cujo
ativismo
interesse a poderosos calar, voce acha que esse risco seria
aceitável?.
E se vc achar que sim, que tal risco seria aceitável mesmo sendo uma
ativista que incomoda a poderosos, voce acha que uma lei como essa
merece seu apoio, sabendo que nem todo ativista de causas que voce
defende considera aceitável que a sociedade se exponha a riscos
como esse?
Mesmo sabendo que esses e outros ativistas não estejam dispostos a
aceitar esse e outros riscos que um tal regime totalitarista de
controle
cibernético, administrado por empresas monopolistas em conluio com o
Estado, imporia a quem não aceitou a pílula azul de Matrix, só pela
intangível, intestável e falaciosa promessa de que "a sociedade"
estaria
assim melhor protegida?
Convido-a a ver a floresta, além da sua árvore.
--
-------------------------------------------
prof. Pedro Antonio Dourado de Rezende /\
Computacao - Universidade de Brasilia /. \
tcp: Libertas quae digitos desiderat /____\
http://www.cic.unb.br/docentes/pedro/sd.htm
-------------------------------------------
_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
[email protected]
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/
RegrasDaListaPSLBrasil
_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
[email protected]
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil