Obrigado pelo feedback de todos.
No momento estou ensinando Tablôs Analíticos e é geralmente neste contexto
que aparece o problema que descrevi.
Fiz um post no meu blog sobre o que leciono e como leciono, incluindo links
para alguns vídeos experimentais:

https://qeondb.blogspot.com.br/2016/09/tablos-analiticos-para-logica.html

Em 5 de setembro de 2016 21:42, Adolfo Neto <[email protected]> escreveu:

> Olá,
>
> Peço que ignorem a dúvida caso esteja fora do escopo da lista.
>
> Quando vocês ensinam algum sistema dedutivo (Tablôs Analíticos, Dedução
> Natural, etc.), e um aluno "cria" uma regra que até faz sentido, por
> exemplo.
>
> Num exercício ou prova, em vez de fazer, em Tablôs Analíticos:
>
>       T !A->B
> F !A           T B
> T A
>
> A pessoa faz
>
> ​      T !A->B
> T A           T B
>
> pois entende que F !A vai virar T A mesmo logo depois.​
>
> ​O que você fazem?​
>
> ​A) Consideram a questão errada
> B) Consideram a questão certa se o resto do desenvolvimento estiver certo
> C) Consideram a questão certa apenas se a pessoa definir a nova regra a
> partir das regras previamente estabelecidas.
>
> Se nenhuma destas, o que fazem?
>
> Grato,
>
> Adolfo
>  ​
>
> --
> ==================================================================
> Adolfo Neto
> Assistant Professor - Federal University of Technology, Paraná
> Web: http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~adolfo
> Twitter: http://twitter.com/adolfont
> Mestrado em Computação Aplicada: http://www.ppgca.ct.utfpr.edu.br
> ==================================================================
>



-- 
==================================================================
Adolfo Neto
Assistant Professor - Federal University of Technology, Paraná
Web: http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~adolfo
Twitter: http://twitter.com/adolfont
Mestrado em Computação Aplicada: http://www.ppgca.ct.utfpr.edu.br
==================================================================

-- 
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos 
Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um 
e-mail para [email protected].
Para postar neste grupo, envie um e-mail para [email protected].
Visite este grupo em https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/group/logica-l/.
Para ver esta discussão na web, acesse 
https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CANspyYU4_ot4VvVhWJ%2BbWx%2Bmpc0L4dBbOTG_D3BtHoSCRZ5zjQ%40mail.gmail.com.

Responder a