Estrano. Está executando o mount como root ou com sudo na frente? A não ser que no LiveCD do KK não tenha o mount (o que julgo impossível), pode ser que você tenha digitado algo errado.
Partição raiz e MBR não são sinônimos. Partição é uma divisão lógica dos milhares de setores do disco rígido. Dizemos que ela é a "partição raiz" quando abriga o sistema de arquivos raiz (/), do Linux. MBR (Master Boot Record - Setor Mestre de Inicialização), como o nome diz é um setor (512 bytes), o primeiro setor do disco rígido, na primeira trilha (a famosa trilha 0), por isso só existe um MBR num HD. O GRUB pode ser instalado tanto no MBR quanto no setor de boot da primeira partição (não necessariamente a partição raiz. Pode ser a partição que abriga somente o filesystem /boot, por exemplo). Por isso você deve ter feito a confusão... Um abraço e boa sorte! 2009/11/3 Paulo Horácio <[email protected]>: > olá Fernando, a partição raiz e mbr são sinônimos? > > ao dar o comando mount /dev/sda1 /mnt ele dá comando unknom ou inválido > > > 2009/11/3 Fernando Mercês <[email protected]> > >> Recuperar o grub2 creio que seja mais fácil que o grub1. Eu ainda não >> testei, mas pelo que andei lendo, bastaria o seguinte: >> >> - Boot com algum live CD de Linux. >> # fdisk -l >> # mount /dev/sda1 /mnt >> # chroot /mnt >> # udpate-grub2 >> >> NOTA: Admitindo que o fdisk -l tenha revelado a partição /dev/sda1 >> como sendo o raiz do HD. >> >> Talvez o StartUpManager nem esteja preparado para o grub2. >> >> Boa sorte! >> >> 2009/11/3 Paulo Horácio <[email protected]>: >> > Instalei o StartupManager e alterei a resolução de inicialização para >> > 1280x1024 (resolução do meu equipamento que uso no ubuntu 9.10), só que >> > agora o grub2 é iniciado, aparece a listagem para escolher mas ao dar >> enter >> > para entrar no ubuntu 9.10 ou no modo recovery o arranque não inicia, e a >> > tela fica sem nada (o hd não trabalha também). >> > >> > Há como reverter esse processo (seria recuperando o grub2?) através de >> um >> > liveCD ou do próprio Win com algum software para isso? >> > Na internet está cheio de tutoriais para recuperar o grub 1 e ao tentar >> > alguns não obtive sucesso, etão desisti com medo de perder o MBR. >> > >> > Tentei instalar uma nova instalação pelo CD para ver se aparecia opção >> para >> > gravar apenas o grub e essa opção não tem; ao ser avisado de que a nova >> > instalação iria apagar os dados da partição eu recusei pois não pretendo >> > perder minhas configurações já criadas. >> > -- >> > Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece >> > >> > Lista de discussão Ubuntu Brasil >> > Histórico, descadastramento e outras opções: >> > https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br >> > >> >> >> >> -- >> Att, >> >> Fernando Mercês >> Linux Registered User #432779 >> >> -- >> Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece >> >> Lista de discussão Ubuntu Brasil >> Histórico, descadastramento e outras opções: >> https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br >> > -- > Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece > > Lista de discussão Ubuntu Brasil > Histórico, descadastramento e outras opções: > https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br > -- Att, Fernando Mercês Linux Registered User #432779 -- Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece Lista de discussão Ubuntu Brasil Histórico, descadastramento e outras opções: https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br

