Olá Daniel, fiz a tentativa, mas dá que o init é um comando inválido
(unknow).
Parece-me que se apertar "c" abrirá um console apenas do grub, que suporta
alguns comandos específicos, pois ele aparece algo como "sh grub:" antes de
qualquer digitação.

Dei um pausebreak após dar enter para entrar no linux e aparece uns
escritos:

"vga=794 is deprecated. Use set gfxpayload=1280x1024x16, 1280x1024 before
linux command instead"

Tentei usar esse comando mudado para 640x480 no "console do grub" mas nada
acontece, embora ele não diz que é comando inválido.

Já estou pensando em reinstalar ele, mas se eu fizer isso ele diz que vai
formatar, não há como faze uma restauração se perder os dados e pacotes já
instalados igual o Windows (a partir do XP) faz?

2009/11/3 Daniel de Souza Telles <[email protected]>

> O motivo de erro não deve ser a resolução. Mas simplesmente do
> startupmanager, que deve ter configurado o grub2, como se fosse o grub1,
> mas
> pera os arquivos de configuração são diferentes.
> De qualquer forma se apertar a tecla c inicia o terminal do grub2, então tá
> fácil. Digite estes três comandos no terminal do grub2:
>
> init /initrd.img
>
> kernel /vmlinuz
>
> boot
>
> 2009/11/3 Paulo Horácio <[email protected]>
>
> > Desculpe a insistência, mas não estou conseguindo!
> >
> > Na primeira vez deu isso: (a sda5 é onde está instalado o ubuntu 9.10,
> ela
> > é
> > ext4)
> >
> >
> > Disco /dev/sda: 120.0 GB, 120034123776 bytes
> > 255 heads, 63 sectors/track, 14593 cylinders
> > Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
> > Identificador do disco: 0x20000000
> >
> > Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
> > /dev/sda1               1          10       80293+  de  Utilitário Dell
> > /dev/sda2   *          11        7314    58668032    7  HPFS ou NTFS
> > /dev/sda3            7314       12730    43504797    7  HPFS ou NTFS
> > /dev/sda4           12731       14593    14964547+   5  Estendida
> > /dev/sda5           12731       14528    14442403+  83  Linux
> > /dev/sda6           14529       14593      522081   82  Linux swap /
> > Solaris
> > r...@ubuntu:/home/ubuntu# mount /dev/sda5/mnt
> > mount: não foi possível localizar /dev/sda5/mnt em /etc/fstab ou
> /etc/mtab
> > r...@ubuntu:/home/ubuntu# mount/dev/sda5/mnt
> >
> >
> > Depois fechei o terminal, abri novamente e iniciei o processo. Dessa vez
> os
> > dois passos:
> >
> > mount /dev/sda5 /mnt
> > chroot /mnt
> >
> > Até aí não deu nem erro nem aconteceu nada. Mas na hora de dar o
> > update-grub2 acontece erro
> >
> >
> >
> > r...@ubuntu:~# fdisk -l
> >
> > Disco /dev/sda: 120.0 GB, 120034123776 bytes
> > 255 heads, 63 sectors/track, 14593 cylinders
> > Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
> > Identificador do disco: 0x20000000
> >
> > Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
> > /dev/sda1               1          10       80293+  de  Utilitário Dell
> > /dev/sda2   *          11        7314    58668032    7  HPFS ou NTFS
> > /dev/sda3            7314       12730    43504797    7  HPFS ou NTFS
> > /dev/sda4           12731       14593    14964547+   5  Estendida
> > /dev/sda5           12731       14528    14442403+  83  Linux
> > /dev/sda6           14529       14593      522081   82  Linux swap /
> > Solaris
> > r...@ubuntu:~# mount /dev/sda5 /mnt
> > r...@ubuntu:~# chroot /mnt
> > r...@ubuntu:/# update-grub2
> > grub-probe: error: cannot find a device for /.
> >
> > r...@ubuntu:/#
> >
> >
> > 2009/11/3 Fernando Mercês <[email protected]>
> >
> > > Estrano. Está executando o mount como root ou com sudo na frente?
> > >
> > > A não ser que no LiveCD do KK não tenha o mount (o que julgo
> > > impossível), pode ser que você tenha digitado algo errado.
> > >
> > > Partição raiz e MBR não são sinônimos. Partição é uma divisão lógica
> > > dos milhares de setores do disco rígido. Dizemos que ela é a "partição
> > > raiz" quando abriga o sistema de arquivos raiz (/), do Linux.
> > >
> > > MBR (Master Boot Record - Setor Mestre de Inicialização), como o nome
> > > diz é um setor (512 bytes), o primeiro setor do disco rígido, na
> > > primeira trilha (a famosa trilha 0), por isso só existe um MBR num HD.
> > >
> > > O GRUB pode ser instalado tanto no MBR quanto no setor de boot da
> > > primeira partição (não necessariamente a partição raiz. Pode ser a
> > > partição que abriga somente o filesystem /boot, por exemplo). Por isso
> > > você deve ter feito a confusão...
> > >
> > >
> > > Um abraço e boa sorte!
> > >
> > > 2009/11/3 Paulo Horácio <[email protected]>:
> > > > olá Fernando, a partição raiz e mbr são sinônimos?
> > > >
> > > > ao dar o comando mount /dev/sda1 /mnt ele dá comando unknom ou
> inválido
> > > >
> > > >
> > > > 2009/11/3 Fernando Mercês <[email protected]>
> > > >
> > > >> Recuperar o grub2 creio que seja mais fácil que o grub1. Eu ainda
> não
> > > >> testei, mas pelo que andei lendo, bastaria o seguinte:
> > > >>
> > > >> - Boot com algum live CD de Linux.
> > > >> # fdisk -l
> > > >> # mount /dev/sda1 /mnt
> > > >> # chroot /mnt
> > > >> # udpate-grub2
> > > >>
> > > >> NOTA: Admitindo que o fdisk -l tenha revelado a partição /dev/sda1
> > > >> como sendo o raiz do HD.
> > > >>
> > > >> Talvez o StartUpManager nem esteja preparado para o grub2.
> > > >>
> > > >> Boa sorte!
> > > >>
> > > >> 2009/11/3 Paulo Horácio <[email protected]>:
> > > >> > Instalei o StartupManager e alterei a resolução de inicialização
> > para
> > > >> > 1280x1024 (resolução do meu equipamento que uso no ubuntu 9.10),
> só
> > > que
> > > >> > agora o grub2 é iniciado, aparece a listagem para escolher mas ao
> > dar
> > > >> enter
> > > >> > para entrar no ubuntu 9.10 ou no modo recovery o arranque não
> > inicia,
> > > e a
> > > >> > tela fica sem nada (o hd não trabalha também).
> > > >> >
> > > >> >  Há como reverter esse processo (seria recuperando o grub2?)
> através
> > > de
> > > >> um
> > > >> > liveCD ou do próprio Win com algum software para isso?
> > > >> >  Na internet está cheio de tutoriais para recuperar o grub 1 e ao
> > > tentar
> > > >> > alguns não obtive sucesso, etão desisti com medo de perder o MBR.
> > > >> >
> > > >> > Tentei instalar uma nova instalação pelo CD para ver se aparecia
> > opção
> > > >> para
> > > >> > gravar apenas o grub e essa opção não tem; ao ser avisado de que a
> > > nova
> > > >> > instalação iria apagar os dados da partição eu recusei pois não
> > > pretendo
> > > >> > perder minhas configurações já criadas.
> > > >> > --
> > > >> > Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
> > > >> >
> > > >> > Lista de discussão Ubuntu Brasil
> > > >> > Histórico, descadastramento e outras opções:
> > > >> > https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
> > > >> >
> > > >>
> > > >>
> > > >>
> > > >> --
> > > >> Att,
> > > >>
> > > >> Fernando Mercês
> > > >> Linux Registered User #432779
> > > >>
> > > >> --
> > > >> Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
> > > >>
> > > >> Lista de discussão Ubuntu Brasil
> > > >> Histórico, descadastramento e outras opções:
> > > >> https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
> > > >>
> > > > --
> > > > Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
> > > >
> > > > Lista de discussão Ubuntu Brasil
> > > > Histórico, descadastramento e outras opções:
> > > > https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
> > > >
> > >
> > >
> > >
> > > --
> > > Att,
> > >
> > > Fernando Mercês
> > > Linux Registered User #432779
> > >
> > > --
> > > Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
> > >
> > > Lista de discussão Ubuntu Brasil
> > > Histórico, descadastramento e outras opções:
> > > https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
> > >
> > --
> > Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
> >
> > Lista de discussão Ubuntu Brasil
> > Histórico, descadastramento e outras opções:
> > https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
> >
>
>
>
> --
> Daniel de Souza Telles
>
> Sharing is caring!
>
> 0 1 0
> 0 0 1
> 1 1 1
> --
>  Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
>
> Lista de discussão Ubuntu Brasil
> Histórico, descadastramento e outras opções:
> https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
>
-- 
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br

Responder a