Concordo completamente. Acho que por trás dessa aversão ao copyleft tem mais. Não é só dividir politicamente a comunidade, é também construir um modelo em que se incorpore os benefícios de um modelo aberto sem o ônus de socializar todo o código. Lembram quando uma das críticas era que o soft livre fazia os outros trabalharem de graça? Querem transformar a interpretação torta que vinha da cabeça deles em modelo corrente.
José Eduardo De Lucca escreveu: > Vamos analisar algumas coisas: > > A Microsoft vem colaborando em projetos desde que a licença seja sem > copyleft (foi informação colhida aqui na lista, a partir de mensagem > do Binhara, se não me engano). > Assim, ela pode apropriar-se facilmente do conhecimento produzido > coletivamente e aplicá-lo de forma proprietária. > Claro que, como disse o Lucas em uma mensagem, todos podem aproveitar > isso, mas como sempre, o grande capital tem muuuuuito mais > oportunidades para fazê-lo do que pessoas individualmente ou pequenas > empresas (que é a forma mais frequente relacionada ao swlivre). E não > só mais oportunidades como mais condições: pode aportar facilmente > recursos (financeiros e humanos) para ir um pouco mais além do que for > produzido coletivamente, agregando mais valor ao produto e > conquistando mais clientes com isso, gerando FUD na imprensa > "especializada", gerando controvérsias dentro da própria comunidade... > > Vamos ver mais longe. Nos afastar um pouco da árvore que está bem à > nossa frente e olhar a floresta inteira: > - "Colaboro desde que seja BSD... " > - "Contrato alguns expoentes das comunidades de swlivre " > - "Faço acordos com Zend-PHP e com Novel-Mono-Suse e com... " > > Ora, isso não é estratégia de aproximação, é de divisão do inimigo... > nós... Dividir para conquistar é mais antigo do que andar para a > frente... > Todas estas ações geram lutas intestinas nas comunidades de software > livre... E enfraquece o movimento... Ligando os pontinhos: > > - Colaboro desde que seja BSD... (aqui gera desconfianças em relação a > comunidades e esquenta o debate de licenças - estimulando desavenças) > - Contrato alguns expoentes das comunidades de swlivre (aqui, gera > desconfiança para com pessoas, fazendo evaporar laços pessoais de > confiança) > - faço acordos com Zend-PHP e com Novel-Mono-Suse e com... (aqui, gera > desconfiança para com empresas, demonstrando o lado fraco da > ideologia/filosofia das mesmas para com a liberdade) > > Nós somos amadores... Eles não... > > De Lucca > > > Lucas Arruda (llbra) wrote: > >> Parece que, por nao poder competir com o SL, que tem um modelo >> auto-sustentavel, as emprestas estao encoporando-o primeiro de modo >> open-source, como podemos ver na web quase que inteira, e agora ate >> quem sabe como SL propriamente. >> >> -- >> []'s >> >> Lucas Arruda >> >> ------------------------------------------------------------------------ >> >> _______________________________________________ >> PSL-Brasil mailing list >> [email protected] >> http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil >> Regras da lista: >> http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil >> > _______________________________________________ > PSL-Brasil mailing list > [email protected] > http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil > Regras da lista: > http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil > -- Usuário Linux #352107 Jabber: usuário-rafael_evangelista34 servidor-jabber.org http://rafaelevangelista.oplanob.com http://www.dicas-l.com.br/zonadecombate _______________________________________________ PSL-Brasil mailing list [email protected] http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil Regras da lista: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil
