Concordo plenamente como o De Luca... Mas já me manifestei várias vezes nesta lista a respeito desta dita aproximaçao da MS com alguns membros da comunidade software livre e dos projetos em software livre: é uma estratégia para barrar o avanço do SL e cooptar e dividir a nossa comunidade.
Para a MS o modêlo de negócios do SL é o maior inimigo pois fortalece os seus competidores e quebra com a lógica que deu origem a riqueza do Bill Gates... ...é diferente para os seus competidores globais como IBM, SUN, HP,etc que podem ganhar parte do mercado da MS com a estratégia em relaçao ao mercado de SL. Para as empresas pequenas e médias restará as migalhas de sempre... ¿quanto vale que a MS vai compra a Novell nos próximos meses ou anos? abraços marcelo Em Seg, 2006-11-06 às 13:54 -0200, José Eduardo De Lucca escreveu: > Vamos analisar algumas coisas: > > A Microsoft vem colaborando em projetos desde que a licença seja sem > copyleft (foi informação colhida aqui na lista, a partir de mensagem do > Binhara, se não me engano). > Assim, ela pode apropriar-se facilmente do conhecimento produzido > coletivamente e aplicá-lo de forma proprietária. > Claro que, como disse o Lucas em uma mensagem, todos podem aproveitar > isso, mas como sempre, o grande capital tem muuuuuito mais oportunidades > para fazê-lo do que pessoas individualmente ou pequenas empresas (que é > a forma mais frequente relacionada ao swlivre). E não só mais > oportunidades como mais condições: pode aportar facilmente recursos > (financeiros e humanos) para ir um pouco mais além do que for produzido > coletivamente, agregando mais valor ao produto e conquistando mais > clientes com isso, gerando FUD na imprensa "especializada", gerando > controvérsias dentro da própria comunidade... > > Vamos ver mais longe. Nos afastar um pouco da árvore que está bem à > nossa frente e olhar a floresta inteira: > - "Colaboro desde que seja BSD... " > - "Contrato alguns expoentes das comunidades de swlivre " > - "Faço acordos com Zend-PHP e com Novel-Mono-Suse e com... " > > Ora, isso não é estratégia de aproximação, é de divisão do inimigo... > nós... Dividir para conquistar é mais antigo do que andar para a frente... > Todas estas ações geram lutas intestinas nas comunidades de software > livre... E enfraquece o movimento... Ligando os pontinhos: > > - Colaboro desde que seja BSD... (aqui gera desconfianças em relação a > comunidades e esquenta o debate de licenças - estimulando desavenças) > - Contrato alguns expoentes das comunidades de swlivre (aqui, gera > desconfiança para com pessoas, fazendo evaporar laços pessoais de > confiança) > - faço acordos com Zend-PHP e com Novel-Mono-Suse e com... (aqui, gera > desconfiança para com empresas, demonstrando o lado fraco da > ideologia/filosofia das mesmas para com a liberdade) > > Nós somos amadores... Eles não... > > De Lucca > _______________________________________________ PSL-Brasil mailing list [email protected] http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil Regras da lista: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil
