Olival, vc respondeu deixando meu nome, mas a resposta abaixo não é minha, é do Pablo.
Olival Gomes Barboza Júnior escreveu: > On 12/11/06, *Rafael Evangelista* <[EMAIL PROTECTED] > <mailto:[EMAIL PROTECTED]>> wrote: > > > Respondendo: > > "Não posso deixar de te perguntar: o que você tem contra o > Negroponte?" > > > > Nada, o que me deixa puto foi o oportunismo do rapaz, em fazer toda > > uma campanha para SL, conseguir vááários depoimentos utilizados > > exaustivamente na mídia de figuras idôneas do SL, e no final, ele > > abrir margem para o proprietário. Então, não tenho nada contra o > > Negroponte, apenas contra essa estratégia adotada. > > > Com o devido respeito à opinião de todos aqui, acho q está havendo uma > confusão aqui: o Nicholas Negroponte **JÁ** era conhecido tanto como > Diretor do Media Labs do MIT qto como autor do Being Digital ("Vida > Digital", no Brasil), sem falar em todos os anos em q ele escreveu pra > WIRED. > > Se vc perguntasse ao leitor médio de tecnologia quem era o Nicholas > Negroponte e quem era, digamos, o John Maddog ou Miguel Icaza (acho q > dá até pra colocar o RMS na jogada), provavelmente ele saberia quem > era o Negroponte e jamais teria ouvido falar (ou prestado atenção) aos > demais. > > Assim, antes de sair com termos como "gringo hype" e coisas similares, > vamos reconhecer algumas coisas: Isso sim, quem escreveu fui eu. Mas não é pejorativo. Gringo ele é. E é hype pq o prestígio nem sempre vem de uma análise muito racional. às vezes vem, mas aí não é hype ;) > 1o) O cara construiu uma visão sobre o tema q queria desenvolver e > correu atrás dela, emprestando o prestígio q ele *já* tinha na > comunidade acadêmica e como autor de tecnologia para o OLPC. Ele > poderia muito bem continuar na sua zona de conforto no MIT e > continuaria tendo projeção para uma série de projetos. > > 2o) Não vi nenhuma campanha "para SL", mas sim uma aplicação de SL > onde este era um simples meio, como normalmente é uma tecnologia, e > não o fim em si mesmo. Me parece q a comunidade ligada ao SL é q se > interessou pelo projeto, já q seria um gde veículo de divulgação e já > havia o "gringo hype" para levar as inevitáveis porradas q o projeto > teria (inclusive da própria MS, q criticou duramente o OLPC). > > 3o) O projeto despertou o interesse de empresas gigantes no mercado de > TIC, como a Intel, q lançou sua plataforma alternativa ao OLPC. Se não > houvesse um "gringo" gerando este "hype", esses caras nem sequer > gastariam um milissegundo do tempo de seus engenheiros para pensar > neste tipo de aplicação, já q está longe de ser seu mercado principal. > > 4o) O "gringo hype" é extremamente acessível aos "mortais não-hype". > Como, aliás, pela minha experiência pessoal assim o é todo o pessoal > do MIT. Salvo engano, nesta mesma lista alguém enviou um e-mail para > ele e foi respondido prontamente e com educação e interesse. Tentem > fazer o mesmo com os "brasileiros hype" ou mesmo os "não hype" em > posições de destaque como a do Negroponte. > > Nesta lista o interesse de muitos está no SL como um fim em si mesmo, > não como instrumento de inclusão digital (seja lá qual for o seu > conceito de inclusão). Tem inclusão digital sem SL? > Assim, é natural q ter software proprietário rodando em um equipamento > q seria uma gde propaganda para SL seja visto por muitos aqui como um > pecado mortal. É pecado mortal não porque o SL perde a propaganda, é pq para alguns, e eu me incluo nessa, não tem inclusão digital sem SL. > > > Agora, o fato é foi o Software Livre q pegou carona na visibilidade do > OLPC e não o inverso. Os dois lucraram. O OLPC ganhou uma base de interessados, curiosos e simpatizantes. [] rafael > > [ ]s, > > olival.junior > ------------------------------------------------------------------------ > > _______________________________________________ > PSL-Brasil mailing list > [email protected] > http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil > Regras da lista: > http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil -- Usuário Linux #352107 Jabber/Gtalk: [EMAIL PROTECTED] http://rafaelevangelista.oplanob.com http://www.dicas-l.com.br/zonadecombate _______________________________________________ PSL-Brasil mailing list [email protected] http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil Regras da lista: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil
