Ok, então, partindo desse seu ponto de vista, vendo o hardware sendo um ou outro (fuck software, vamos falar sobre a base onde roda o software), a escolha de uma ou outra solução levaria a esse mesmo problema. É como se o Governo resolvesse distribuir note da Compaq, e não da Toshiba. Quem ia lucrar com suporte ao hardware? Vê que o argumento acaba tornando-se falho? Qualquer uma das duas soluções tem hardware muito fechado, é aquilo e pronto. Pelo menos, na solução nacional, a manutenção de hardware seria mantido no Brasil. Na outra, ia vir um babaca primo do Negromonte ou sei lá o q, só para apertar parafuso. Porque ele saberia qual o parafuso, e o preço vai no que lhe der na telha. Ou vc acha que a criança vai juntar a mesada e levar para consertar pagando do próprio bolso? Claro que não. O problema mesmo em pegar uma solução estrangeira, mesmo que baseada em Linux, ao meu ver, é esse, o hardware. Software é ainda uma segunda discussão. No caso do note brasileiro, baseado em risc, dá para colocar Linux também. Colocaram Windows porque foi o que quiseram colocar, mas se vc me der um hardware desses e pagar meu salário de uma semana, eu coloco um sistema livre lá para vc, facilmente. Um Linux, NetBSD, ou qualquer outro com suporte a processadores Risc.
Então, eis o grande problema: quem vai dar suporte ao hardware? Veja que por ser um programa financiado pelo governo brasileiro, isso exige uma estrutura aceitável de empregados e atendimento nacional. Por serem eles os criadores, conseguem até dispensa de licitação! Pô meu, não gostei do produto brasileiro vir com windows, mas discutir apenas o software é apenas 50% da questão. Software não funciona sem hardware. Em 09/12/06, Rafael Evangelista <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
Não seria interessante termos uma lista de argumentos, talvez algo feito em um wiki, para responder a essa pergunta? Em particular, penso em dois pontos: o fato de o código ser livre permite que qualquer uma dessas crianças (mesmo que seja 1 em 1mil) tenha condições de se tornar desenvolvedores, sem precisar de nenhum código proprietário; outro é que não cabe ao Estado distribuir o produto de uma empresa específica, produto que o Estado não é dono, apenas licenciante. Distribuir código proprietário implica no favorecimento de uma empresa, em detrimento de outras. É como se o governo resolvesse distribuir celulares da Vivo (e não da Claro, da Tim ou qquer outra) [] rafael Wagner Meira Jr. escreveu: > Isso nao e brincadeira. Eles facilmente fazem isso para destruir qq > coisa que > se relacione a SL. Por isso acho que o argumento de custo de licencas > e fraco > e facilmente discutivel, como esta acontecendo em plena lista de SL. > > O aspecto mais relevante do software livre e estrategico, eh sobre > apropriacao, > eh sobre sustentabilidade, eh sobre capacidade de evolucao. Se nao > tivermos um > argumento tecnico robusto, ou seja, qualidade de software, nao ha nada > que > nos sustente, dai a preocupacao com problemas tecnicos no programa > Computador > para Todos. O unico cenario onde uma solucao proprietaria pode existir e > aquele onde ainda nao houver software livre ou a solucao livre nao > apresente > as funcionalidades necessarias. Fora isso, nao deve haver espaco. > > Um abraco, > > Wagner > > Ricardo L. A. Banffy escreveu: >> Eu sei que é brincadeira, mas eu falei sério. E se eles resolverem >> doar licenças para esse ou outro programa parecido, como defender a >> escolha de software-livre? Em que situações e por que software livre >> seria melhor, e em que situações a alternativa proprietária >> resolveria o problema? >> >> Pablo Sánchez wrote: >>> hummm... tática de traficante.... ;-) >>> >>> Em 08/12/06, *Ricardo L. A. Banffy* <[EMAIL PROTECTED] >>> <mailto:[EMAIL PROTECTED]>> escreveu: >>> >>> E se eles doarem as licenças? Como você contra-argumentaria? >>> >>> Pablo Sánchez wrote: >>> > Veja bem: vc como governante iria aumentar o custo de um >>> hardware >>> > adquirindo licenças de um sistema, sendo que pode usar outro sem >>> > custos? >>> _______________________________________________ >>> PSL-Brasil mailing list >>> [email protected] >>> <mailto:[email protected]> >>> http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil >>> <http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil> >>> Regras da lista: >>> >>> http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil >>> >>> >>> >>> >>> ------------------------------------------------------------------------ >>> >>> >>> _______________________________________________ >>> PSL-Brasil mailing list >>> [email protected] >>> http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil >>> Regras da lista: >>> http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil >>> >> _______________________________________________ >> PSL-Brasil mailing list >> [email protected] >> http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil >> Regras da lista: >> http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil > > _______________________________________________ > PSL-Brasil mailing list > [email protected] > http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil > Regras da lista: > http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil > -- Usuário Linux #352107 Jabber/Gtalk: [EMAIL PROTECTED] http://rafaelevangelista.oplanob.com http://www.dicas-l.com.br/zonadecombate _______________________________________________ PSL-Brasil mailing list [email protected] http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil Regras da lista: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil
_______________________________________________ PSL-Brasil mailing list [email protected] http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil Regras da lista: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil
