Olá Nehab, Ponce e Demais colegas:
Eu conheço o Paulo Santa Rita pessoalmente e ele não é tão velho
assim :)
Aliás, ele aparenta ter bem menos que 40 anos (eu tenho 32) ele me disse
a idade
dele, e é bem menos do que a mensagem abaixo sugere :). Brincadeiras a
parte
acho que o importante não é a idade e sim a potência cerebral. Basta
lembrar que
Andrew Willes provou o teorema de Fermat quando já tinha 40 anos. Essa
história de que
a matemática é coisa exclusiva de gente jovem não é muito verdade. O
que ocorre é que com
a idade as pessoas começam a ganhar mais atribuições e
responsabilidades se preocupar mais com
outros problemas de ordem prática e menos com problemas de ordem teórica
(como
a matemática). O brilhante Einstein já havia percebido isso logo com 21
anos quando virou
funcionário público. A frase que eu nunca me esqueço de seu livro "Como
Vejo o Mundo"
é "o homem possui um estômago e precisa de alimento para sustentar seu
cérebro".
Sem isto não há intelecto que resista. Nos casos mais extremos, o
capitalismo chega às vezes
a ser mais cruel, sacrificando, às vezes, o próprio intelecto ....
Abraços!
Ronaldo.
Carlos Eddy Esaguy Nehab wrote:
> Ponce,
>
> Este seu amigo sapo é muito metido e saudosista. Quanto à "Tia
> Glads e... seus bichinhos"... francamente, só uns 3 caras aqui da
> lista sabem do que você está falando. Eu devo ser o segundo e acho
> que o Santa Rita é o terceiro. Bem, tu tá envelhecendo mesmo,
> hein. Podia ter perguntado pela Xuxa, já do passado, mas mais
> moderninha.... Quanto ao Godofredo, não tenho a menor idéia...!
> Espero que não seja um sapo...
>
> Se você quer lembrar do tempo em que você ainda era "bonitinho" tá
> tudo em http://www.infantv.com.br/alfab_prog.htm.
>
> Carinhoso abraço,
> Nehab
>
> At 20:54 13/7/2007, you wrote:
>
>> Oi Nehab,
>> nao consegui vislumbrar uma forma elegante de resolver o problema,
>> embora o sapo tenha me "assoprado" que o jornaleiro deve comprar 90
>> jornais para obter um lucro medio de R$361,80 .
>> []'s
>> Rogerio Ponce
>>
>> PS: Voce ainda se lembra da "Tia Glads" na televisao? E do
>> "Godofredo" ?
>> :-)
>>
>>
>>
>> Carlos Eddy Esaguy Nehab <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
>>
>> Bem,
>>
>> Depois do sapo e das soluções interessantíssimas do Nicolau e
>> do
>> Ponce, achei que procede colocar na lista um problema clássico
>> (e
>> extremamente interessante para a área de logística - atualmente
>> tenho dado alguns cursos de Metodos Quantitativos aplicados à
>> Logística - daí a motivação.
>>
>> Bem, o problema e o seguinte:
>>
>> Um jornaleiro compra de uma empresa uma certa quantidade de
>> jornais
>> por dia (sua capacidade financeira limita esta quantidade a no
>> máximo
>> 110 jornais), para revendê-los. Ele paga R$ 3 e os vende a R$
>> 8. Os jornais que ele comprou no dia e não consegue vendê-los
>> são
>> comprados pela empresa (de volta) por R$ 1.
>>
>> O grande problema é que ele nao sabe quantos jornais deve
>> comprar
>> para maximizar seu lucro, uma vez que a demanda diária é
>> desconhecida. No entanto a experiência mostra que a demanda
>> pelos
>> jornais, independente do dia, supera 50 jornais e é
>> "distribuida" da
>> seguinte maneira:
>>
>> Probabilidade da demanda de jornais ser X jornais (em qualquer
>> dia)
>> vale p%, onde:
>> X p%
>> 50 10%
>> 60 12%
>> 70 15%
>> 80 20%
>> 90 18%
>> 100 15%
>> 110 10%
>>
>> A pergunta é a esperada: quantos jornais o jornaleiro deve
>> comprar
>> para maximizar seu lucro "esperado"?
>>
>> Abraços,
>> Nehab
>>
>>
>> Novo Yahoo! Cadê? - Experimente uma nova busca.
>