Olá Nehab, Ponce e Demais colegas:

    Eu conheço o Paulo Santa Rita pessoalmente e ele não é tão velho
assim :)
Aliás, ele aparenta ter bem menos que 40 anos (eu tenho 32) ele me disse
a idade
dele, e é bem menos do que a mensagem abaixo sugere :).   Brincadeiras a
parte
acho que o importante não é a idade e sim a potência cerebral. Basta
lembrar que
Andrew Willes provou o teorema de Fermat quando já tinha 40 anos.  Essa
história de que
a matemática é coisa exclusiva de gente jovem não é muito verdade.   O
que ocorre é que com
a idade as pessoas começam a ganhar mais atribuições e
responsabilidades  se preocupar mais com
outros problemas de ordem prática e menos com problemas de ordem teórica
(como
a matemática). O brilhante Einstein já havia percebido isso logo com 21
anos quando virou
funcionário público.  A frase que eu nunca me esqueço de seu livro "Como
Vejo o Mundo"
é  "o homem possui um estômago e precisa de alimento para sustentar seu
cérebro".
   Sem isto não há intelecto que resista.  Nos casos mais extremos, o
capitalismo chega às vezes
a ser mais cruel, sacrificando, às vezes, o próprio intelecto ....

   Abraços!
Ronaldo.


Carlos Eddy Esaguy Nehab wrote:

> Ponce,
>
> Este seu amigo sapo é muito metido e saudosista.   Quanto à  "Tia
> Glads e... seus bichinhos"... francamente, só uns 3 caras aqui da
> lista sabem do que você está falando.   Eu devo ser o segundo e acho
> que o Santa Rita é o terceiro.   Bem, tu tá envelhecendo mesmo,
> hein.   Podia ter perguntado pela Xuxa, já do passado, mas mais
> moderninha....  Quanto ao Godofredo, não tenho a menor idéia...!
> Espero que não seja um sapo...
>
> Se você quer lembrar do tempo em que você ainda era "bonitinho" tá
> tudo em http://www.infantv.com.br/alfab_prog.htm.
>
> Carinhoso abraço,
> Nehab
>
> At 20:54 13/7/2007, you wrote:
>
>> Oi Nehab,
>> nao consegui vislumbrar uma forma elegante de resolver o problema,
>> embora o sapo tenha me "assoprado" que o jornaleiro deve comprar 90
>> jornais para obter um lucro medio de R$361,80 .
>> []'s
>> Rogerio Ponce
>>
>> PS: Voce ainda se lembra da "Tia Glads" na televisao?  E do
>> "Godofredo" ?
>> :-)
>>
>>
>>
>> Carlos Eddy Esaguy Nehab <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
>>
>>      Bem,
>>
>>      Depois do sapo e das soluções interessantíssimas do Nicolau e
>>      do
>>      Ponce, achei que procede colocar na lista um problema clássico
>>      (e
>>      extremamente interessante para a área de logística - atualmente
>>      tenho dado alguns cursos de Metodos Quantitativos aplicados à
>>      Logística - daí a motivação.
>>
>>      Bem, o problema e o seguinte:
>>
>>      Um jornaleiro compra de uma empresa uma certa quantidade de
>>      jornais
>>      por dia (sua capacidade financeira limita esta quantidade a no
>>      máximo
>>      110 jornais), para revendê-los. Ele paga R$ 3 e os vende a R$
>>      8. Os jornais que ele comprou no dia e não consegue vendê-los
>>      são
>>      comprados pela empresa (de volta) por R$ 1.
>>
>>      O grande problema é que ele nao sabe quantos jornais deve
>>      comprar
>>      para maximizar seu lucro, uma vez que a demanda diária é
>>      desconhecida. No entanto a experiência mostra que a demanda
>>      pelos
>>      jornais, independente do dia, supera 50 jornais e é
>>      "distribuida" da
>>      seguinte maneira:
>>
>>      Probabilidade da demanda de jornais ser X jornais (em qualquer
>>      dia)
>>      vale p%, onde:
>>      X p%
>>      50 10%
>>      60 12%
>>      70 15%
>>      80 20%
>>      90 18%
>>      100 15%
>>      110 10%
>>
>>      A pergunta é a esperada: quantos jornais o jornaleiro deve
>>      comprar
>>      para maximizar seu lucro "esperado"?
>>
>>      Abraços,
>>      Nehab
>>
>>
>> Novo Yahoo! Cadê? - Experimente uma nova busca.
>

Responder a