Cesar Rabak,obrigado pela resposta. Esta é a questão como organizar os três 
bancos de dados levando em conta a variável ano, pois, pelo que tenho olhado  
as funções hclust() e prcomp() não extrai os PCAs e nem o dendograma replicando 
ano. Todos os exemplos do R trabalham com dados de um ano apenas. O objetivo é 
agrupar as cidades e os bancos de dados  USArrests2007, USArrests2009 e 
USArrests2010 são fictícios e estão ai apenas para ilustrar que tenho 3 bancos 
com mesma estrutura do  USArrests. 
Dado que tenho apenas o  USArrests,  tudo pode ser  resolvido com o CMR com 
pequenas variações de escala e padronização das variáveis se desejar.
hc=hclust(dist(USArrests))plot(hc)summary(prcomp(USArrests))
Obrigado 




 

André Oliveira Souza. 
Graduação em Matemática, mestrado em estatística aplicada.Instituto Federal de 
Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo.  IFES

 


     Em Domingo, 12 de Abril de 2015 18:14, Cesar Rabak <[email protected]> 
escreveu:
   

 Embora você cite os procedimentos de PCA e plotar dendrograma e "análise dos 
fatores", você não dá muita informação de porque você precisa fazer essa 
análise e a que conclusões deseja chegar ou quais hipóteses avaliar.
Não sei onde estão os dataframes USArrests2007, USArrests2009 e USArrests2010, 
tendo nos meus defaults apenas o USArrests. Considerando este último, vê-se que 
a estrutura dele é 50 linhas com cada uma um estado americano por quatro 
variáveis (três crimes e uma com a população), se você  for anexar bancos com 
estatísticas de diferentes anos você terá que considerar como colocar a 
variável ano em jogo e como analisar os estados americanos para manter apenas 
as cinquenta linhas...
A análise de componentes principais já faz todos os cálculos necessários, assim 
calcular as médias em separado só faria sentido para alguma análise descritiva 
(incidentalmente você pode [dependendo do pacote que use para fazer a PCA] 
escolher se a análise será centrada na média de cada variável ou não).

Quanto aos comandos R que você colocou, eles não formam um CMR e por isso não 
dá para comentar a respeito.
HTH--Cesar Rabak
2015-04-10 16:39 GMT-03:00 Andre Oliveira <[email protected]>:

Pessoal boa tarde,estou com dois bancos de dados com a estrutura do  USArrests 
que vem no R só que repetido no tempo.  USArrests2007,  USArrests2009,  
USArrests2010. Gostaria de orientação de como anexar estes dados para em um 
banco de dados único e rodar PCA, Plotar,  dendograma e a análise de fatores.  
Pelo que percebi em meus devo  fazer o seguinte.  Montar um banco de dados com 
os três bancos e tirar a soma ou média. Não sei se fere princípios da análise. 

dados= data.frame(USArrests2007,  USArrests2009,  USArrests2010)   # Não sei se 
é data.frame aqui mesmo! 

V1=tapply(V1,grupos,mean) 
.....Vn=tapply(Vn,grupos,mean) 
dadosmedio=cbind(V1, 
........................,Vn)hclust(dist(dadosmedio)prcomp(dadosmédio)
Ou usar a estrutura com  Vn=tapply(Vn,grupos,sum) em vez de 
Vn=tapply(Vn,grupos,mean).  Ou usar o próprio banco formado por  USArrests2007, 
 USArrests2009,  USArrests2010. 

Caso falei besteira, desconsidere. Ficarei agradecido por sugestões. 


obrigado pela atenção





 

André Oliveira Souza. 
Graduação em Matemática, mestrado em estatística aplicada.Instituto Federal de 
Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo.  IFES


_______________________________________________
R-br mailing list
[email protected]
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código 
mínimo reproduzível.




  
_______________________________________________
R-br mailing list
[email protected]
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código 
mínimo reproduzível.

Responder a