2010/10/15 antonio ricardo <[email protected]>:
> olá a todos
>
> vasculhando a internet, encontrei por acaso essa afirmação:
> 0,999... = 0
>
> gostaria que comentassem.
>
> valeu!!!!!
>
> o artigo encontra-se aqui:
> http://www.dmat.ufrr.br/~gentil/images/stories/Artigos/palestra.pdf

Eu não sou tão sábio como o Nehab, e vou dar os dois comentários que
me parecem básicos:
1) Convenções existem justamente para simplificar a vida, e não
precisar de 20 símbolos para descrever o conjunto vazio (o Bourbaki
fez isso, para mostrar porque nem eles tinham saco de continuar assim)
, e para a intuição funcionar melhor. Portanto, a divagação sobre a
métrica diferente em [0,1[ (que é simplesmente a métrica no círculo,
como o autor pôs...) é simplesmente fora de propósito. Eu também posso
fazer quantas métricas eu quiser em [0,1] (e olha que dessa vez eu
faço o favor de incluir o 1...), e 0,999... pode deixar de existir
(nem todos os limites existem...). Como diz o artigo do Nehab, o ruim
de fazer 0.999... = 1 muito cedo é que não dá pra deixar claro o
conceito que tudo isso são apenas símbolos, e que devem ser
interpretados (em níveis diferentes, muitas vezes) para podermos fazer
matemática com eles

2) O autor desse artigo comete um crasso ao dizer que "a métrica do
círculo curvou o intervalo". Como qualquer pessoa tendo estudado um
pouco de geometria sabe, não existe curvatura intrínseca de variedades
de dimensão 1. A curvatura aparece (intrinsecamente) a partir da
dimensão 2. A curvatura do círculo é (se for alguma coisa) 0.

Isto posto, acho que vale a pena continuar pelo link do Nehab. E
pensar mais nos problemas didáticos do que "todo mundo está errado".
-- 
Bernardo Freitas Paulo da Costa

=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html
=========================================================================

Responder a