Oi Ralph,

Eu só comecei a acompanhar a discussão agora, mas o que acontece quando fazemos 
um lado TENDER a zero? Não tender a dar 1? Aí eu acho que o argumento do Ponce 
mostra que o menor k é 1, não?

Enfim, eu pensei muito rápido e posso estar enganado (agora mesmo estou meio 
apressado...).

[]'s
Shine


--- On Sat, 5/9/09, Ralph Teixeira <[email protected]> wrote:

> From: Ralph Teixeira <[email protected]>
> Subject: Re: [obm-l] DG: [Era: serie para ln(2)]
> To: [email protected]
> Date: Saturday, May 9, 2009, 11:49 AM
> Poxa, o Ponce, com sua vasta esperiencia de decadas e
> decadas matematicas,
> ressuscitou a questao de "qual eh a melhor
> desigualdade do tipo
> ma+mb+mc<=k(a+b+c) que a gente consegue escrever?",
> que estava em
> http://www.mail-archive.com/[email protected]/msg43875.html
> e mostrou que aqueles 3/2 que a gente achou ha decadas NAO
> era a melhor
> cota.
> 
> (A gente tambem achou que 3/4.(a+b+c)<=ma+mb+mc, e tem
> um argumento lah que
> diz que esses 3/4 eh a melhor desigualdade)
> 
> Agora fiquei curioso -- qual eh o menor valor possivel de k
> para garantir
> que a desigualdade acima vale? E antes que alguem diga, o
> argumento de que
> num triangulo degenerado vale a igualdade porque dah 0=0
> nao me convence --
> afinal, o que eu quero eh o menor valor de k, e esse 0=0
> vale para qualquer
> k.
> 
> Abraco,
>          Ralph
> 
> 2009/5/9 Rogerio Ponce <[email protected]>
> 
> > Ola' Nehab, Santa Rita, Luis Lopes e pessoal da
> lista,
> > estou gostando dessas histórias !
> >
> > ...menos, é claro, da intenção do Nehab em me
> incluir na lista dos
> > "quase coroas", visto que ele já conhecia o
> Bourbaki de trás pra
> > frente, há mais de 10 anos, quando o único conjunto
> que eu conhecia
> > era o dos Beatles...
> >
> > Xiii.... me entreguei....
> >
> > Mas voltando 'a vaca fria, vamos resolver o
> problema do Santa Rita, ou
> > seja,
> > vamos tentar encontrar algum triangulo tal que o seu
> perimetro seja
> > igual a soma das suas medianas.
> >
> > Entao, considere um triangulo ABC, e seja D o ponto
> medio do lado BC.
> > Pois agora imagine os vetores AB e AC, com origem em
> A.
> >
> > Repare que a soma desses 2 vetores vale exatamente o
> dobro da mediana AD.
> >
> > Por outro lado, a gente sabe que a soma de dois
> vetores quaisquer
> > vale, no maximo, a soma dos dois modulos.
> >
> > Portanto, a mediana AD vale no maximo a metade da soma
> dos
> > comprimentos AB e AC, ou seja,
> > 2*AD <= AB + AC
> >
> > Repita essa desigualdade para as outras medianas, e
> some tudo.
> > Fica facil concluir que:
> >  A SOMA DAS MEDIANAS E' SEMPRE MENOR OU IGUAL AO
> PERIMETRO DO TRIANGULO.
> >
> > Alias, essa igualdade so' acontece se os angulos
> entre os vetores
> > forem zero, o que significa que o triangulo tem que
> ser degenerado.
> > E, de fato, isso acontece quando um dos lados do
> triangulo tem comprimento
> > zero.
> >
> > []'s
> > Rogerio Ponce
> >
> >
> >
> >
> > 2009/5/6 Carlos Nehab <[email protected]>:
> > > Caramba,
> > >
> > > Falam em antiguidades e mencionam logo meu nome. 
> Não sei porque... :-) .
> > >
> > > Você já mencionaram dois maiores monstros do
> passado em Geometrias
> > > (imaginem... o quanto passado...o meu passado!
> hahaha).
> > > O Virgilio de Athayde Pinheiro e o Célio Pinto
> de Almeida (que depois foi
> > > dono da construtora que levava seu nome).
> > > O primeiro, um sábio, um verdadeiro mestre, de
> corpo e alma (falava grego
> > > fluentemente, era um poço infinito de
> conhecimento, inclusive sobre
> > história
> > > da Matemática, aspecto tão negligenciado hoje
> em dia (para os alunos fica
> > a
> > > horrível sensação que tudo em matemática
> sempre foi do mesmo jeito
> > > sempre....como se matemática fose uma descoberta
> dos deuses e não dso
> > > homens...).
> > >
> > > Tive o privilégio de ter sido aluno do Virgílio
> em Geometria Descritiva e
> > > Perspectiva(s).
> > > Do segundo élio) fui aluno de Desenho
> Geométrico (ai incluidas as
> > Cônicas):
> > > um monstro e um extraordinário professor.
> > >
> > > Mas havia um outro monstro sagrado, tímido e
> introspectivo, que foi
> > > professor do IME e da UFF (Dep de Matemática) -
> Luiz Oswaldo - e tive
> > > oportunidade de ser aluno dele em ambas as
> escolas.  No IME, de
> > Geometria, e
> > > na UFF de Teoria dos Números e de Geometria (foi
> através dele que conheci
> > e
> > > me extasiei com o livro do Niven - Irrational
> Numbers, já mencionado
> > algumas
> > > vezes por aqui).
> > >
> > > Eram do Luiz Oswaldo a grande maioria das
> questões de Geometria dos
> > > concursos de admissão ao IME na década de 65
> a75, inclusive as questões
> > de
> > > Geometria da prova de 72/73 onde tive o prazer de
> trabalhar com ele (eu
> > já
> > > dava aula lá) e participar de forma intensa no
> massacre da prova de
> > Álgebra
> > > daquele ano. ;-)
> > >
> > > Para quem não se lembra eu e o Ponce (um
> "quase coroa da lista") já
> > > escrevemos por aqui "causos"
> engraçados sobre o Luiz Oswaldo, inclusive
> > sua
> > > ridícula e única gravata de seu sovina
> vestuário.
> > >
> > > Mas eu tenho os livros do Virgílio de
> Descritiva, os do Célio, de Cônicas
> > e
> > > de outras "cositas" deles.
> > >
> > > Quanto ao problema proposto pelo Santa Rita
> (perímetro e medianas) eu tb
> > não
> > > o havia visto ainda e de fato, como o Luis
> mencionou, não seria um
> > problema
> > > digamos clássico, pois não é muito comum, na
> bibliografia, a
> > sistematização
> > > de problemas contendo somas, diferenças etc. 
> (vide uma das bíblias em
> > > Wernick, W. "Triangle Constructions with
> Three Located Points." Math.
> > Mag.
> > > 55, 227-230, 1982.) e diversos outros papers que
> vão completando a lista
> > do
> > > Wernick.  Eu tenho estes textos que me foram
> enviados por meu filho.
> > >
> > > Vou tentar resolver o citado problema, mas não
> juro que seja
> > indeterminado,
> > > pois a soma das medianas varia entre 3/4 e 3/2 do
> perímetro de um
> > > triângulo...   Bolas dirão, e daí?  Bem nada
> como sexto sentido de
> > > matemágico antigo, né...
> > >
> > > Abraços,
> > > Nehab
> >
> >
> =========================================================================
> > Instruções para entrar na lista, sair da lista e
> usar a lista em
> > http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html
> >
> =========================================================================
> >


      

=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html
=========================================================================

Responder a