Senhores,
 
   Por diversas vezes ouvi este tipo de comentário, dizendo que Einstein não 
era bom em matemática, ou coisa que o valha, etc.
 
   O raciocínio é simples: Depois de separados, Mileva Maric continuou dando 
aulas, mas NUNCA publicou algo relevante. Albert, pelo contrário, depois da 
separação publicou muitas coisas mais, entre elas, publicou com Sathyiendranath 
Bose o artigo sobre o estado condensado, publicou a relatividade geral, 
publicou o sólido de Einstein, entre outros.
 
   Einstein mudou-se para o local onde mais haviam os ditos "gênios", o 
Instituto de estudos avançados de Princeton, e lá fez bons amigos, e não foi 
importunado por eles.
 
   Einstein participou do congresso de Solvay, onde só existia "criança" 
debatendo, e mesmo sem a Mileva, ele conversou com os maiores da época e 
ninguém disse nada a respeito da matemática de Einstein.
 
   O que eu não entendo é porque as pessoas tendem a não dar os louros a 
Einstein, visto que desde Newton, ele foi o maior físico que tivemos.
 
   Ninguém quer tirar os méritos de Gauss ou Euler ou Cauchy (bem, de Cauchy eu 
já ví quem o quer depreciar), mas de Einstein, vivem com essas conversas.
 
   Na minha modesta opinião, ele foi "o" cara nos últimos 200 anos em termos de 
física.
 
Abraços !
 
Celso

--- Em seg, 27/4/09, [email protected] <[email protected]> escreveu:

De: [email protected] <[email protected]>
Assunto: [obm-l] Re: [obm-l] Re: Ao Leandro, que está além de Einstein...
Para: [email protected]
Data: Segunda-feira, 27 de Abril de 2009, 18:31


Olá Nehab,

Li superficialmente as referências que você enviou. Como você bem disse, 
ninguém sabe com
certeza o que existe de verdade quanto a isso.

Se estes relatos são verdadeiros, então eu estou enganado a respeito dele.

A questão chave é: até onde o relato de Mileva pode ser considerado fiel?

Sabe-se que a relação deles acabou não sendo das melhores. Isto sugere que a 
opinião de
Mileva seja um pouco (ou talvez muito) tendenciosa.

Sou levado a acreditar que sim, não porque esta crença defende minha opinião 
original, mas
porque sei que as pessoas adoram inventar todo tipo de coisa negativa a 
respeito da vida
dos grandes gênios.

Um abraço,

- Leandro. 


      Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
http://br.maisbuscados.yahoo.com

Responder a