Meu Caro Albert! Se você continuar a tecer elogios como estes publicamente, vou acabar me apaixonando! Aliás, por que uma nova thread, se o seu e-mail dirige-se unicamente a mim?
Vejamos... Eu concordo totalmente com você que a TRR foi uma grande revolução no campo da física. Permita-me, contudo, uma breve correção. No item 2, você diz: A transformada de Galileu não é invariante em relação à transformada de Lorentz. Não é uma transformada que é invariante em relação à outra. São as equações. A física deve ser a mesma quando observada de referenciais equivalentes, e esta equivalência é dada pela mudança de referencial. Acredito que você esteja se referindo à descoberta de que as equações de Maxwell não são invariantes pela transformada de Galileu. Daí a busca por outro tipo de transformação que deixasse estas equações invariantes, a transformada de Lorentz. O que eu não compreendo é que toda a sua resposta parece dedicada a provar que não há como eu entender rapidamente, ou achar fácil, a TRR. Meu caro Albert, temo que você não precisava ter escrito tanto para isto. Eu nunca disse, nem pretendo fazê-lo jamais, que a TRR seja fácil de entender. Ainda há muitos aspectos dela que me escapam à compreensão. O que eu disse foi que, do ponto de vista matemático, o que ela usa não é complicado. Qualquer aluno de graduação tem uma formação suficiente de álgebra linear. O ponto que levantei, e você poderá observar que os argumentos da minha última resposta são unicamente para defendê-lo, foi a falsidade da sua afirmação de que os matemáticos encurtam demonstrações porque eles são vaidosos e querem criar coisas abstrusas, difíceis de entender, vendo prazer nisso. Mais ainda, que Einstein teria sido o exemplo máximo disso. Mencionei a referência curta do O'Neill para lhe mostrar que é possível escrever sucintamente sobre um tópico complicado, e não para dar a entender que como são 20 páginas o assunto é fácil. Perdoe a ambiguidade. Assim, vou concluir dizendo que continuo discordando da sua afirmação original, e principalmente no caso de Einstein, cientista que sempre foi muito honesto em relação aos próprios trabalhos, não tenha dúvidas disto. Um abraço, - Leandro.

