Meu Caro Albert!

Se você continuar a tecer elogios como estes publicamente, vou acabar me
apaixonando!
Aliás, por que uma nova thread, se o seu e-mail dirige-se unicamente a mim?

Vejamos...

Eu concordo totalmente com você que a TRR foi uma grande revolução no campo
da física.
Permita-me, contudo, uma breve correção.

No item 2, você diz: A transformada de Galileu não é invariante em relação à
transformada de Lorentz.

Não é uma transformada que é invariante em relação à outra. São as equações.
A física deve ser a mesma quando
observada de referenciais equivalentes, e esta equivalência é dada pela
mudança de referencial.

Acredito que você esteja se referindo à descoberta de que as equações de
Maxwell não são invariantes pela
transformada de Galileu. Daí a busca por outro tipo de transformação que
deixasse estas equações
invariantes, a transformada de Lorentz.


O que eu não compreendo é que toda a sua resposta parece dedicada a provar
que não há como eu entender
rapidamente, ou achar fácil, a TRR. Meu caro Albert, temo que você não
precisava ter escrito tanto para isto.

Eu nunca disse, nem pretendo fazê-lo jamais, que a TRR seja fácil de
entender. Ainda há muitos aspectos
dela que me escapam à compreensão. O que eu disse foi que, do ponto de vista
matemático, o que ela usa
não é complicado. Qualquer aluno de graduação tem uma formação suficiente de
álgebra linear.


O ponto que levantei, e você poderá observar que os argumentos da minha
última resposta são unicamente
para defendê-lo, foi a falsidade da sua afirmação de que os matemáticos
encurtam demonstrações porque
eles são vaidosos e querem criar coisas abstrusas, difíceis de entender,
vendo prazer nisso.
Mais ainda, que Einstein teria sido o exemplo máximo disso.

Mencionei a referência curta do O'Neill para lhe mostrar que é possível
escrever sucintamente sobre um tópico
complicado, e não para dar a entender que como são 20 páginas o assunto é
fácil. Perdoe a ambiguidade.

Assim, vou concluir dizendo que continuo discordando da sua afirmação
original, e principalmente no caso de
Einstein, cientista que sempre foi muito honesto em relação aos próprios
trabalhos, não tenha dúvidas disto.

Um abraço,

- Leandro.

Responder a