Complementando, a notação foi introduzida por Legendre e depois por Jacobi.
Porém, os físicos costumam pronunciar "del".

Em 19/09/07, Marcelo Gomes <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
>
> Pronuncia-se "Derronde"....é uma corruptela do francês "de rond" que quer
> dizer "dê redondo". Isto se deveu ao fato de os franceses na época da
> Revolução Francesa, adotarem esta forma especial de escreverem a letra D.
> Este símbolo é particularmente útil para diferenciar a derivada parcial de
> uma função de várias variáveis em relação a alguma delas, da derivada de uma
> função de apenas uma variável.
>
> Abraços, Marcelo.
>
> Em 19/09/07, Dênis Emanuel da Costa Vargas <[EMAIL PROTECTED]>
> escreveu:
> >
> > Qual é a pronuncia correta do simbolo de derivada parcial ? aquele d
> > redondinho ?
> >
> > abraços
> >
> > Dênis
> >
> > Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê. Saiba mais
> > <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/flickr/*http://www.flickr.com.br/>.
> >
> >
>
>


-- 
Samir Rodrigues

Responder a