Trata-se do seguinte: há um famoso teorema devido a um grande geômetra do 
século 19 chamado Jakob Steiner que estabelece
que toda construção com régua e compasso pode ser feita usando somente a régua 
( no sentido que podemos somente traçar retas ) desde que
nos seja dado, no plano, uma circunferência fixa e seu centro ( na verdade 
basta qualquer arco de comprimento positivo ).
Torna-se interessante então procurar soluções elementares para muitas 
construções abolindo o uso do compasso.
A solução do nosso colega Rogério Ponce usa um teorema muito legal de geometria 
projetiva ( Eureka 8 - artigo do prof.Luciano de Castro )
sobre a reta polar do ponto de concorrência de dois lados opostos de um 
quadrilátero inscrito. É interessante notar ainda que nesse caso
o centro da circunferência não foi solicitado.
Melhorou?

Pergunta- É possível construir o ponto médio de um segmento de reta usando 
somente a régua ?
( A resposta é negativa e a demonstração é muito legal também, pode ser 
encontrada em The Enjoyment of Mathematics - Hans Rademacher e Otto Toeplitz)

Acho que esses temas interessam aos que gostam de geometria.

Um abraço
Arconcher.

Responder a