Boa tarde!

Talvez não contribua para uma "solução para esta discussão",
mas esta nota (Leron e Moran) diz respeito a um "aspecto positivo" do
Método da Diagonal
que, me parece, é algo que o Rodrigo está querendo enfocar...

https://www.jstor.org/stable/27963787?refreqid=excelsior%3A361824b6beb9d2cd2a4ef5c98450f0fd&seq=1#metadata_info_tab_contents

abraços
P

Em qua., 3 de mar. de 2021 às 23:20, Alfredo Roque Freire <
[email protected]> escreveu:

> Olá Rodrigo,
>
> Você diz que "Em nenhum momento é dito nada sobre real, racional ou
> irracional". Porém, afirma na sua primeira mensagem que
> "mas me parece que construído dessa maneira, acaba derrubando o ponto
> central da argumentação do Cantor".
> O que seria, nesse caso, esse ponto central da argumentação de Cantor? Ao
> que parece, o ponto central do argumento da diagonal é
> determinar se *"os reais têm ou não o 'mesmo tamanho' dos naturais"*
> (sendo 'mesmo tamanho' a existência de uma bijeção entre os dois conjuntos).
> Quando elabora uma L que lista reais a partir de números naturais, é
> preciso que essa lista seja exaustiva. Caso contrário, qual é o
> significado de dizer que existe um real fora da lista? A sequência
> (1,2,3,4,...) lista números reais -- e sabemos que 1,5 não foi listado.
> Isso parece equivalente
> à construção que tentou fazer.
>
> Abs,
> Alfredo.
>
> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos
> Grupos do Google.
> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie
> um e-mail para [email protected].
> Para ver essa discussão na Web, acesse
> https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAHk6N6b0rzkCrt9Jdpw3eLXLe3mRz5WTwJSMxsc6OVD5cAbPqg%40mail.gmail.com
> <https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAHk6N6b0rzkCrt9Jdpw3eLXLe3mRz5WTwJSMxsc6OVD5cAbPqg%40mail.gmail.com?utm_medium=email&utm_source=footer>
> .
>

-- 
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos 
Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um 
e-mail para [email protected].
Para ver esta discussão na web, acesse 
https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CACRvmVQEF%3D7S1VCsRAtFv0m99_-%3DfMtfV34ej5YLxp968bvECg%40mail.gmail.com.

Responder a