Boa tarde! Talvez não contribua para uma "solução para esta discussão", mas esta nota (Leron e Moran) diz respeito a um "aspecto positivo" do Método da Diagonal que, me parece, é algo que o Rodrigo está querendo enfocar...
https://www.jstor.org/stable/27963787?refreqid=excelsior%3A361824b6beb9d2cd2a4ef5c98450f0fd&seq=1#metadata_info_tab_contents abraços P Em qua., 3 de mar. de 2021 às 23:20, Alfredo Roque Freire < [email protected]> escreveu: > Olá Rodrigo, > > Você diz que "Em nenhum momento é dito nada sobre real, racional ou > irracional". Porém, afirma na sua primeira mensagem que > "mas me parece que construído dessa maneira, acaba derrubando o ponto > central da argumentação do Cantor". > O que seria, nesse caso, esse ponto central da argumentação de Cantor? Ao > que parece, o ponto central do argumento da diagonal é > determinar se *"os reais têm ou não o 'mesmo tamanho' dos naturais"* > (sendo 'mesmo tamanho' a existência de uma bijeção entre os dois conjuntos). > Quando elabora uma L que lista reais a partir de números naturais, é > preciso que essa lista seja exaustiva. Caso contrário, qual é o > significado de dizer que existe um real fora da lista? A sequência > (1,2,3,4,...) lista números reais -- e sabemos que 1,5 não foi listado. > Isso parece equivalente > à construção que tentou fazer. > > Abs, > Alfredo. > > -- > Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos > Grupos do Google. > Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie > um e-mail para [email protected]. > Para ver essa discussão na Web, acesse > https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAHk6N6b0rzkCrt9Jdpw3eLXLe3mRz5WTwJSMxsc6OVD5cAbPqg%40mail.gmail.com > <https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAHk6N6b0rzkCrt9Jdpw3eLXLe3mRz5WTwJSMxsc6OVD5cAbPqg%40mail.gmail.com?utm_medium=email&utm_source=footer> > . > -- Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google. Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para [email protected]. Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CACRvmVQEF%3D7S1VCsRAtFv0m99_-%3DfMtfV34ej5YLxp968bvECg%40mail.gmail.com.
