Caro Décio

Nao parece ter  problemo dizer que teoria dos modelos, da recursao, etc
fazem parte da ciencia do raciocinio.
Do outro lado tem uma certa ambiguidade a falar de "raciocínio correto",
dizendo que a lógica é a ciência do raciocínio correto.
Bom lembrar que Aristoteles se consacrou muito a ciencia do raciocinio
incorreto, cf as refutatacoes sofisticas.
E hoje este aspeto ainda e importante, cf o critical thinking (em portugues
agora temos o livro do Carnielli e Epstein).
Algumas pessoas argumentam  que e mais importante, especialemente na
filosofia, estudar critical thinking
que apresentar uma seria de sistemas matematicos que os estudantes nao
entendem
e cujo objetivo e utilidade nao sao claro - qual é a logica disso?

Tem a questao fundamental de saber  se a logica é uma teoria descriptiva ou
normativa do raciocinio.
Parece difficil argumentar que a logica classica proposicional ou de
primeira ordem *descrevem* com Joao Qualquer raciocina.
Pode se argumentar que é dessa forma que *deveriamos* raciocinar, mas mesmo
assim parece difficil.
E  correto, e util, usar tabela de verdades com 2 valores de verdade para
raciocinar?
Um bom livro de introducao a logica deveria começar com alguma discussao a
respeito disso,
antes de logo apresentar sistemas que ja sao ultrapassados
ver meu artigo Logic is not logic
que pode se considerado com um texto de introducao a logica:
http://www.abstracta.pro.br/revista/Volume6Number1/06.pdf

Me parece importante tambem num livro de introducao a logica a parte
historica.
A historia da logica moderna e um assunto muito interessante.
Dizer que a logica e util para computacao, tudo bem,
mas explicar como a computacao se desenvolveu a partir dos trabalhos do
logicos me parece muito importante,
nao estou falando so de Turing, mas do Jevons, etc.
Estudando a historia de logica moderna a gente ve tambem que  alguem com o
Peirce ja tive a ideia de logica polivalente
ver e.g. meu artigo History of Truth-Values
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780444529374500058
e que muitas ideias dele (e de outros) sao  mais avançadas do que se ensina
hoje num curso de logica.

Um abraço,
Jean-Yves
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a