Complemento da discussão.

Julio Fontana
Bacharel em Filosofia pela PUC-Rio
Especialização em cultura clássica greco-latina.

--- Em sáb, 30/1/10, Francisco Antonio Doria <[email protected]> escreveu:


De: Francisco Antonio Doria <[email protected]>
Assunto: Re: [Logica-l] Popper
Para: "Julio Fontana" <[email protected]>
Data: Sábado, 30 de Janeiro de 2010, 16:44


E' o que gosto. Acho filosofia analítica árida. 


2010/1/30 Julio Fontana <[email protected]>





Não gosto do tipo de filosofia do E. C. Leão. Continental.


Julio Fontana
Bacharel em Filosofia pela PUC-Rio
Especialização em cultura clássica greco-latina.

--- Em sáb, 30/1/10, Francisco Antonio Doria <[email protected]> escreveu:



De: Francisco Antonio Doria <[email protected]>
Assunto: Re: [Logica-l] Popper
Para: "Julio Fontana" <[email protected]>
Data: Sábado, 30 de Janeiro de 2010, 16:23





Sou muito amigo de Emmanuel Carneiro Leão... E de Muniz Sodré. 


2010/1/30 Julio Fontana <[email protected]>






Vou buscá-los. A noite te retorno.
 
Obs. Não acredito em Olavo de Carvalho, só quando ele crítica os Chauís, 
Bignottos, etc. A filosofia brasileira, 90% não serve para nada. Salvam os 
filósofos analíticos, e nem todos!
 
Vou criar um quadro sobre a filosofia brasileira e a inclusão dela no ensino 
médio. 


Julio Fontana
Bacharel em Filosofia pela PUC-Rio
Especialização em cultura clássica greco-latina.

--- Em sáb, 30/1/10, Francisco Antonio Doria <[email protected]> escreveu:



De: Francisco Antonio Doria <[email protected]>
Assunto: Re: [Logica-l] Popper
Para: "Julio Fontana" <[email protected]>
Data: Sábado, 30 de Janeiro de 2010, 16:14 





Agora, como te disse já, esses exemplos do quotidiano não funcionam. Tem que 
pegar exemplo das ciências mesmo. 


2010/1/30 Francisco Antonio Doria <[email protected]>

oca em tupi é casa. 





2010/1/30 Julio Fontana <[email protected]>





O senhor pede para um corretor lhe mostrar uma casa. Caso ele mostre uma oca, o 
senhor irá achar que ele é maluco. 


Julio Fontana
Bacharel em Filosofia pela PUC-Rio
Especialização em cultura clássica greco-latina.

--- Em sáb, 30/1/10, Francisco Antonio Doria <[email protected]> escreveu:



De: Francisco Antonio Doria <[email protected]>
Assunto: Re: [Logica-l] Popper
Para: "Julio Fontana" <[email protected]>
Cc: "Décio Krause" <[email protected]>
Data: Sábado, 30 de Janeiro de 2010, 15:56 





Não pode dizer que castelo não é casa, ou choupana não é casa (essas 
comparações são ruins, mas, faute de mieux...) 


2010/1/30 Julio Fontana <[email protected]>






Não convence o argumento da música.
 
Por que duas árvores que possuem quase tudo em comum, como a laranjeira e o 
limoeiro possuem nomes diferentes? Por que não chamamos tudo de "laramão"? 
Seria mais econômico?
 
Precisamos, às vezes, de precisão e para isso que delimitamos alguma coisa. 


Julio Fontana
Bacharel em Filosofia pela PUC-Rio
Especialização em cultura clássica greco-latina.

--- Em sáb, 30/1/10, Francisco Antonio Doria <[email protected]> escreveu:



De: Francisco Antonio Doria <[email protected]>
Assunto: Re: [Logica-l] Popper
Para: "Julio Fontana" <[email protected]>
Data: Sábado, 30 de Janeiro de 2010, 15:43 





Mas os enunciados matemáticos são submetidos a ***dois*** controles, o formal 
(sintático) e o do sentido (semântico). 

Isso de ciência é como música: ``funk não é música.'' Acho funk um lixo, só 
ouço clássico - mas é música sim. Candomblé não é religião - e vai por aí a 
fora. 

Se acho astrologia ciência? Te faço uma pergunta: você já viu o uso que dela 
faz Jung? E Jung era amigo de vários grandes físicos, tais Pauli, Markus Fierz, 
entre outros, e os influenciou. Tem que tomar muito cuidado ou se joga fora 
coisa útil e interessante. 


2010/1/30 Julio Fontana <[email protected]>






A matemática precisa do status de "ciência" para ter valor?
 
Popper não diz que os enunciados tautológicos não são importantes, mas que não 
podem ser submetidos ao controle empírico. Conheço muitos filósofos da ciência 
e da matemática que dizem a mesma coisa.
 
A epistemologia, que era a área de Popper, jamais foi afirmada como sendo 
ciência por ele, como mostrei no artigo que lhe enviei. Posso lhe enviar outro 
que mostra a concepção que Popper tem de filosofia.
 
Não estou dizendo que esse critério demarcador é o melhor que possamos ter, mas 
até hoje não foi apresentado outro melhor que seja totalmente diferente desse. 
Alguns dizem, inclusive Luiz Henrique Dutra (UFSC) que é desnecessário um 
critério demarcador. Eu não concordo. Sem um critério demarcador, isso Lakatos 
mostrou, vira bagunça. Numa afirmação que o senhor fez, veio alguém dizendo que 
as teorias apontadas pelo senhor são iguais a da astrologia. E isso? O senhor 
concorda? Por que não? 


Julio Fontana
Bacharel em Filosofia pela PUC-Rio
Especialização em cultura clássica greco-latina.

--- Em sáb, 30/1/10, Francisco Antonio Doria <[email protected]> escreveu:


De: Francisco Antonio Doria <[email protected]>
Assunto: Re: [Logica-l] Popper
Para: "Julio Fontana" <[email protected]>
Cc: [email protected]
Data: Sábado, 30 de Janeiro de 2010, 15:27 





Azar do Popper... Acaba de chutar pra lata de lixo, junto, Einstein, Witten, 
Tegmark, Michael Freedman, Sam Donaldson...

Tem que ter uma caracterização sensata, Julio. Vou dar um exemplo de enunciado 
tautológico matemático:

Dada uma variedade R^4 com a topologia produto induzida da reta, então existe 
um continuum de estruturas diferenciáveis para tal variedade, não mutuamente 
difeomorfas, e compatíveis com a topologia produto de R^4 visto como variedade 
topológica.

(Se isso é uma tautologia, no sentido quoridiano do termo, minha vó era 
bicicleta...)

A gente tem que dar caracterizações minimamente razoáveis, Julio. Dizer que a 
matemática não é ciência não ajuda em nada - porque ela o é, queira-o Popper ou 
não, até porque a prova do resultado acima exige resultados de ***física***, 
das teorias de gauge. 

Na prática, a teoria é outra. 


2010/1/30 Julio Fontana <[email protected]>






Doria,
 
Segundo Popper "ciência" é ciência empírica. Deve haver controle empírico das 
teorias. Todos os enunciados matemáticos são tautológicos, portanto, não são 
ciência.
 
Antes de discutir se a matemática é ciência ou não, ô senhor deve apontar qual 
o significado está dando ao termo.
 
E mesmo assim, diz John Searle:
 
"Se pudesse, dispensaria alegremente esta palavra. 'Ciência' tornou-se um termo 
honorífico e todos os tipos de disciplinas que são completamente dessemelhantes 
da Física e da Química de boa vontade se denominam a si mesmas 'Ciências'. Uma 
boa regra empírica a reter na mente é que tudo aquilo que se chama 'Ciência' 
provavelmente não o é - por exemplo, ciência cristã, ou ciência militar e, 
possivelmente, também ciência cognitiva ou ciência social." [Minds, Brains and 
Science] 

Julio Fontana
Bacharel em Filosofia pela PUC-Rio
Especialização em cultura clássica greco-latina.



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - 
Celebridades - Música - Esportes
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l








Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - 
Celebridades - Música - Esportes






Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - 
Celebridades - Música - Esportes






Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - 
Celebridades - Música - Esportes







Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - 
Celebridades - Música - Esportes






Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - 
Celebridades - Música - Esportes



      
____________________________________________________________________________________
Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
http://br.maisbuscados.yahoo.com
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a