Parabéns à USP, que a partir de *amanhã*, dia 18, inaugura um novo regimento da pós-graduação no qual a produção teses em inglês e espanhol são finalmente permitidas! http://www.usp.br/prpg/pt/pdf-formularios/novoRegimentoPOS15092008.pdf
Semana que vem divulgarei a lista com as outras universidades brasileiras que aceitam, que proíbem ou que se omitem acerca da produção parcial/total de teses em inglês/outras línguas. Agradeço mais uma vez a colaboração de todos os colegas na coleta desta informação. Entendo que isto deve ser mais um fator que os alunos devem levar em consideração ao escolher a universidade em que pretendem conduzir suas pesquisas. Joao Marcos 2008/9/11 Joao Marcos <[EMAIL PROTECTED]>: > Caros colegas: > > Diversas universidades brasileiras possuem regras que dificultam ou > impedem os nossos alunos de pós-graduação de escreverem seus trabalhos > de conclusão EM INGLÊS. Normalmente a regra é justificada por um > argumento "patriota" qualquer envolvendo a língua portuguesa e a > unidade e a soberania nacionais, mas todos sabemos que um dos efeitos > disto é tornar a ciência produzida aqui no Brasil "protegida" da > crítica externa de quem realmente produz ciência de impacto mundo > afora. Curiosamente, na maior parte das universidades de Portugal, em > particular, bem como em muitos outros países desenvolvidos e > produtores de ciência de todo o globo, a regra é justamente *escrever > em inglês*, sempre que "pertinente" e "possível"... > > Bom, mas esta mensagem não é uma provocação, mas sim um *pedido*. > Independente de vocês concordarem ou não com o que eu afirmo acima, > gostaria de solicitar aos colegas brasileiros que me contassem um > pouco sobre a realidade acadêmica em suas universidades, respondendo > aos 2 itens abaixo: > > (i) é possível/permitido aos alunos de pós da sua universidade > escreverem suas dissertações/teses total/parcialmente em inglês/outra > língua? > > (ii) qual a norma interna específica que regula isto, em cada caso? > (link para a norma? texto da norma?) > > Observo que em *muitos* casos a suposta "proibição" de se escrever em > inglês não existe como norma escrita, mas está apenas na cabeça das > pessoas (daí a importância da resposta ao item (ii) acima). > > Estarei coletando informações nos próximos dias, e divulgarei o > resultado mais tarde aqui na lista. > Respostas por favor OFF-LIST. > Agradeço antecipadamente a atenção. > > João Marcos -- My homepage: http://sequiturquodlibet.googlepages.com/ _______________________________________________ Logica-l mailing list [email protected] http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
