Andre,
De repente é até a maneira como trabalhamos
que tá errada, isto é, se mudarmos o modo como vemos a questão dos dois
monitores fica tranquilo.
Por isso eu fiz as duas sugestões, assim pode-se atender as diversas
formas de se trabalhar, e algumas delas é impossível de mudar, por exemplo:
-> estou ministrando uma aula pra uma turma de alunos, usando meu
notebook e projetor multimídia (data-show), preciso usar meu computador
(pesquisa na internet ou no próprio micro) enquanto meus alunos estão
vendo algo na segunda tela (um vídeo ou outra coisa), é muito
desagradável ao abrir uma janela e ela aparecer na tela do projetor e
não na do meu notebook.
Insto é apenas uma das muitas dificuldade que podemos ter.
Quanto ao LibreOffice, eu posso escolher em qual das telas aparecerá a
apresentação pública, ficando a mini-apresentação na outra tela, isso
não é problema, eu o citei apenas pra mostrar que existe uma tela
"Primária" e se ela pudesse ser definida pelo usuário resolveria 90% dos
desses problemas, todas as janelas poderiam abrir sempre nessa tela
"primária"; os sistemas (qualquer deles: ubuntu, debian, win xp, win 7,
gnome-shell, unity etc...), todos eles consideram, automaticamente, a
tela da esquerda como primária.
--
www.usis.com.br <http://www.usis.com.br/>
Usiel Amaral
(62)9253-1787
Seja Livre: use Linux <http://www.ubuntu-br.org> e/ou BrOffice
<http://www.broffice.org/>, Firefox <http://br.mozdev.org/> e
Thunderbird <http://br.mozdev.org/thunderbird/>
Em 03-05-2012 11:00, Andre Cavalcante escreveu:
Usiel,
Em 3 de maio de 2012 09:18, Usiel Amaral<[email protected]> escreveu:
O problema é que o ubuntu sempre considera o monitor da esquerda como tela
"primária" e no meu conceito isso tá errado. A prova disso tá no
LibreOffice, veja esta
imagem<http://www.usis.com.br/tela2.**png<http://www.usis.com.br/tela2.png>>,
veja tá mostrando "Tela 2 (primária)" e isso somente porque eu configurei a
tela 2 (monitor externo) à esquerda da Tela 1 (monitor do meu notebook);
caso eu coloque a Tela 2 à direita da tela 1, a tela 1 sera considerada
primária.
Tô sem um segundo monitor agora pra testar isso, depois eu posto
comentários...
Outro fator: ubuntu considera os 2 monitores como se fosse uma tela grande
(como se uma tela tivesse emendada na outra), e com isso a maioria das
janelas que deveriam ser abertas no meio de um dos monitore, são abertas no
meio dos dois, metade num monitor e metade no outro, e às vezes num monitor
só mas à margem da tela que fica entre os dois monitores. Isso estaria
correto se o usuário quisesse realmente emendar dois monitores e usá-los
como uma tela só; mas para a maioria dos casos (o meu), seria melhor que o
sistema os considerassem como dois mesmo.
Olha, não sei se é alguma característica do driver, mas eu tenho uma placa
nvidia e o driver proprietário. Já uei muito dois monitores e sempre ele
abria ou numa tela ou em outra. Tanto que você tinha que arrastar para a
outra tela o que quisesse que aparece por lá (e.g. uma apresentação).
Quanto ao libreoffice, note que ele tenta advinhar qual a tela que você
está e para onde deva ir a apresentação. Não sei se é a melhor ferramenta
para perceber como o sistema trabalha. Verifica que o Evince, por exemplo,
quando é para apresentação em tela cheia ele o faz na tela corrente do
aplicativo.
Agora, cê tá certo, isso não é bug, foi programado assim. Resta saber se é
a melhor forma de trabalhar. De repente é até a maneira como trabalhamos
que tá errada, isto é, se mudarmos o modo como vemos a questão dos dois
monitores fica tranquilo.
O KDE permite um gerenciamento melhor (segundo o meu ponto de vista). O
gnome-shell tem menos problemas. O Unity tá meio perdido no gerenciamento
de dois monitores.
abraços
André Cavalcante
Porto Alegre, Brasil
Ubuntu User number # 24370
Quer saber sobre Open Source Software? http://sobreoss.blogspot.com
Quer saber mais sobre Espiritismo? http://sobreespiritismo.blogspot.com
Atenção: Este e-mail pode conter anexos no formato ODF (Open Document
Format)/ABNT (extensões odt, ods, odp, odb, odg). Antes de pedir os anexos
em outro formato, você pode instalar gratuita e livremente o BrOffice (
http://www.broffice.org).
--
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br