Prezado Jean, o Gambas parece ser uma ferramenta boa pra se programar no ambiente Linux e que ataca várias e importantes frentes: banco de dados, rede, aplicações gráficas ou não, componentes, etc., etc. Acho que vale à pena, sim, fazer um pequeno investimento nela e ter uma cabeça de praia (uma ferramenta versátil de programação) no ambiente Linux.
Já visitaste o site espanhol http://www.gambas-es.org/ ? Lá tem um fórum muito bom e um livro publicado por eles. Já baixei minha cópia... Sucesso! Paulo * * Em 30 de novembro de 2011 10:04, Jean Pierre Jochen <[email protected]>escreveu: > Bom dia Pessoal, > > Alguém aqui usa o Gambas2, ou tem algum conteúdos sobre o BASIC usado para > programar nesta IDE? > > Tudo que o google traz é só conteúdo basic voltado para o VB da Microsoft, > oque nem tudo funciona igual para se fazer. > > Os conteúdos sobre o Gambas2, propriamente dito, são tudo de versões > anteriores (baixei uma apostila que dizia ser o Gambas2, mas as telas que > aparecem são levemente diferente, mas já bastam pra se perder). > > Por isso estou a procura de conteúdos sobre o basic usado. > > Sei que muitos podem sugerir, "porque não usar o freepascal/lazarus?" ... > > respondo... tô tentando criar ferramentas contábeis exclusivas para as > pessoas e profissionais que usam Linux e se deparam com essa lacuna na > plataforma. Minha humilde tentativa é de preencher esse abismo. > > A escolha do Gambas, é pelo fato de ter considerado-o extremamente fácil o > caminho "do desenvolver, ao empacotar". > > Então quem possuir alguma apostila, tutorial, ou dicas de livros que > abordem a linguagem Basic, (e se por ventura focar o Gambas2, seria melhor) > ... eu ficaria muitíssimo agradecido... =) > > PS: áreas específicas que busco aprofundar-me, > - operações com banco de dados (sqlite preferencialmente); > - relatórios; > - tratamentos de arquivos (xml/txt). > > Desde já agradeço a atenção de todos, e desejo a todos sucesso, saúde e paz > neste restinho de ano.. > > *Jean Pierre Jochen* > Contabilidade & Tributos > > _______________________________________________________________________________ > *Facebook*: www.facebook.com/jean.jochen | *Twitter*: > twitter.com/jeanjochen > *Blog*: jeanjochen.wordpress.com | *Email*: [email protected] > 1 Crônicas 17:8 > -- > Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece > > Lista de discussão Ubuntu Brasil > Histórico, descadastramento e outras opções: > https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br > -- Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece Lista de discussão Ubuntu Brasil Histórico, descadastramento e outras opções: https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br

