Flávio Raphael Barcellos wrote: > Acertar horário de verão não é acertar o relógio! > É configurar o fuso horário. > > Algumas dicas. > > Como não tenho o sistema de Redemont em minha máquina eu sempre > configuro a hora do relógio da placa mãe (bios) para estar em UTC. E > informo isso nas configurações de minha distro (como uso variantes do > Debian - Ubunto inclusive) edito o arquivo "/etc/default/rcS" para > informar "UTC=yes". > > No passado (antes dessa mais novas leis sobre a hora legal brasileira > e sobre a aplicação do horário de verão) eu instalava o pacote > tz-brasil, e configurava o fuso correto, no meu caso, > "America/Sao_Paulo". Hoje, com as novas leis sobre hora, basta usar o > "tzdata" padrão do sistema na versão mais atual (isso até que alguém > decida mudar as regras novamente). > > Se sua máquina tem conexão permanente com a Internet, sugiro instalar > o pacote "ntp" e configurar para apontar para os servidores stratum 1 > do NTP.BR ou com o servidor NTP de sua operadora de conexão. > > Se a máquina não tem conexão permanente use o "ntpdate" para acertar > toda vez que a conexão for estabelecida. > > O sistema também lê o relógio da máquina - "bios" - na hora do boot e > grava a hora do sistema no momento do shutdown > (/etc/init.d/hwclock.sh). Por isso é bom ter a bateria da bios em boas > condições. > > Assim se o relógio está se perdendo pode ser que sua bateria não > esteja boa. Ou o shutdown não está sendo realizado de forma correta. > > 2008/10/24 Carlos Alberto Alves <[EMAIL PROTECTED]>: >> Oi Pessoal! >> Não consigo acertar o horário de verão na minha máquina. Na verdade, >> posso acertar via "sudo date", mas ao dar boot o novo horário se perde. >> Alguma orientação??? >> --
Obrigado pelas orientações. Já decidi como fazer. Acredito que o problema não seja bateria da CMOS, pois o relógio mantem o horário original (não o de verão). -- ********************************************** * Carlos Alberto Alves * * Child Neurologist * * Systems Analyst/ASUS Certified Professional* * Rio de Janeiro, Brazil * * Skype: carlos-aa * * mailto:[EMAIL PROTECTED] * * mailto:[EMAIL PROTECTED] * ********************************************** -- Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece Lista de discussão Ubuntu Brasil Histórico, descadastramento e outras opções: https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br

