Olá, Eu trabalho com materiais isolantes e com alta e baixa temperatura!
Não sei o que vc tem em mente, mas se vc quer chegar numa temperatura acima de -10 graus podia fazer assim: 1 - Arrume um jeito de colocar conectores de informação e força no HD, para que vc possa conectálos na placa, não usado o da placa, tipo uma extensão, cabos soltos, para vc plugar na IDE e na força. 2 - Envolva o HD, com a saída para os cabos em um saco plástico, e garanta, que o ambiente (saco) está ermeticamente fechado, e não há possibilidade de passagem de gases ou de liquidos, tente suar algum vedante, ou cola ou algo do tipo. 3 - Prepare uma solução salina = Água + Sal. Esta solução tem temperatura de congelamento "sub-zero". Vc pode atingir facilmente temperaturas abaixo de zero grau. 4 - coloque o HD embalado dentro da solução salina, não pecisa ser muito. o recipiente pode ser outro saco e arrume um jeito para vedar também este saco, da forma que não escape a solução salina. 5 - Ponha para gelar! Mas cuidado! se vc deixar congelar o gelo formado pode danificar o HD. Uma alternativa seria deixar espaço vazio no saco, para deixar expandir. Mas para congelar isso somente num "freezer", uma geladeira não chega nessa temperatura 6 - Quando chegar na temperatura de interesse, ou tiver congelado. Retire do freezer, coloque envolto num pano, preferencialmente num do tipo um cobertor. Lembre-se que o papel do cobertor é reter o calor do corpo, então ele evitará a perda de calor (frio) para o meio. 7 - Conecte :P A media que o HD for esquentando vc ele irá trocar calor com o gelo/solução. Uma vantagem da água é que ela tem alto calor específico, e precisa de muito calor para aquecêla. Outra coisa, o durante toda a fusão do gelo a temperatura da mistura gelo/solução se manterá constante. Uma precaução: Equipamentos eletrônicos tem faixa de trabalho para operar. Verifique se um HD pode trabalhar em temperatura sub-zero. Se puder, veja até quanto e arrume um jeito de medir isso com um termometro. qq coisa, estamos aí :P On 7/21/06, Álvaro Justen [Turicas] <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
Olá, Eu vi uma matéria há bastante tempo sobre isso na INFO Exame. Acho que o mais importante é vedar BEM o HD e ligá-lo o mais rápido possível no PC ao tirar do congelador. Dica: deixe o PC desmontado, com os cabos de energia e dados do HD separados e, ao tirá-lo do congelador, leve-o direto ao PC, ligue-o e copie os arquivos para outro disco o mais rápido possível. Depois que o HD esquentar ele parará de funcionar. Então, caso tenha ar condicionado no cômodo em que ficará o PC, ligue-o no máximo pra dar uma ajuda ;-P On 7/21/06, José Vitor Lopes e Silva <[EMAIL PROTECTED]> wrote: > Estimdos, > > Li a matéria da Linux Magazine e resolvi utiliza-lá! > http://www.linuxmagazine.com.br/issue/03/colunaAugusto.pdf > > Alguém tem alguma recomendação pra me fazer? Tipo de saco, tempo no gelo.. > freezer ou congelador!! Aceito sugestões! > A experiência se dará no domingo! > > Fico no aguardo! > > > -- > José Vitor Lopes e Silva > Florianópolis/SC > http://ubuntufloripa.uocentral.com.br > ------------------------------------------------------------------- > "Alckmin 2006 Por um Brasil decente" > http://geraldoalckmin.blogspot.com/ > -- > ubuntu-br mailing list > [email protected] > www.ubuntu-br.org > https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br > -- Abraços, Álvaro Justen [Turicas] -- ubuntu-br mailing list [email protected] www.ubuntu-br.org https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
-- Vinícius Franco do Nascimento [EMAIL PROTECTED] (24) 9268 8009 [EMAIL PROTECTED] ------------------------------------------------- FACTE/CSN (24) 3344-5845 -- ubuntu-br mailing list [email protected] www.ubuntu-br.org https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br

