Olá,

Eu trabalho com materiais isolantes e com alta e baixa temperatura!

Não sei o que vc tem em mente, mas se vc quer chegar numa temperatura
acima de -10 graus podia fazer assim:

1 - Arrume um jeito de colocar conectores de informação e força no HD,
para que vc possa conectálos na placa, não usado o da placa, tipo uma
extensão, cabos soltos, para vc plugar na IDE e na força.

2 - Envolva o HD, com a saída para os cabos em um saco plástico, e
garanta, que o ambiente (saco) está ermeticamente fechado, e não há
possibilidade de passagem de gases ou de liquidos, tente suar algum
vedante, ou cola ou algo do tipo.

3 - Prepare uma solução salina = Água + Sal. Esta solução tem
temperatura de congelamento "sub-zero". Vc pode atingir facilmente
temperaturas abaixo de zero grau.

4 - coloque o HD embalado dentro da solução salina, não pecisa ser
muito. o recipiente pode ser outro saco e arrume um jeito para vedar
também este saco, da forma que não escape a solução salina.

5 - Ponha para gelar! Mas cuidado! se vc deixar congelar o gelo
formado pode danificar o HD. Uma alternativa seria deixar espaço vazio
no saco, para deixar expandir. Mas para congelar isso somente num
"freezer", uma geladeira não chega nessa temperatura

6 - Quando chegar na temperatura de interesse, ou tiver congelado.
Retire do freezer, coloque envolto num pano, preferencialmente num do
tipo um cobertor. Lembre-se que o papel do cobertor é reter o calor do
corpo, então ele evitará a perda de calor (frio) para o meio.

7 - Conecte :P
A media que o HD for esquentando vc ele irá trocar calor com o
gelo/solução. Uma vantagem da água é que ela tem alto calor
específico, e precisa de muito calor para aquecêla. Outra coisa, o
durante toda a fusão do gelo a temperatura da mistura gelo/solução se
manterá constante.

Uma precaução: Equipamentos eletrônicos tem faixa de trabalho para
operar. Verifique se um HD pode trabalhar em temperatura sub-zero. Se
puder, veja até quanto e arrume um jeito de medir isso com um
termometro.

qq coisa, estamos aí :P

On 7/21/06, Álvaro Justen [Turicas] <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
Olá,
Eu vi uma matéria há bastante tempo sobre isso na INFO Exame.
Acho que o mais importante é vedar BEM o HD e ligá-lo o mais rápido
possível no PC ao tirar do congelador.
Dica: deixe o PC desmontado, com os cabos de energia e dados do HD
separados e, ao tirá-lo do congelador, leve-o direto ao PC, ligue-o e
copie os arquivos para outro disco o mais rápido possível. Depois que
o HD esquentar ele parará de funcionar. Então, caso tenha ar
condicionado no cômodo em que ficará o PC, ligue-o no máximo pra dar
uma ajuda ;-P

On 7/21/06, José Vitor Lopes e Silva <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Estimdos,
>
> Li a matéria da Linux Magazine e resolvi utiliza-lá!
> http://www.linuxmagazine.com.br/issue/03/colunaAugusto.pdf
>
> Alguém tem alguma recomendação pra me fazer? Tipo de saco, tempo no gelo..
> freezer ou congelador!! Aceito sugestões!
> A experiência se dará no domingo!
>
> Fico no aguardo!
>
>
> --
> José Vitor Lopes e Silva
> Florianópolis/SC
> http://ubuntufloripa.uocentral.com.br
> -------------------------------------------------------------------
> "Alckmin 2006 Por um Brasil decente"
> http://geraldoalckmin.blogspot.com/
> --
> ubuntu-br mailing list
> [email protected]
> www.ubuntu-br.org
> https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
>


--
Abraços,
 Álvaro Justen [Turicas]

--
ubuntu-br mailing list
[email protected]
www.ubuntu-br.org
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br





--
Vinícius Franco do Nascimento
[EMAIL PROTECTED]
(24) 9268 8009
[EMAIL PROTECTED]
-------------------------------------------------
FACTE/CSN
(24) 3344-5845

--
ubuntu-br mailing list
[email protected]
www.ubuntu-br.org
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br

Responder a