Boa tarde!

Sou grande fã de aquilo que se vê e que se pode confirmar /in sitiu/. Se um estabelecimento aparentemente aberto tem uma placa "Hotel X ***" ao lado da porta não vou investigar licenças, nem se os quartos ou o serviço estão de acordo com as regras ou a legislação nacional/internacional para tal categoria. Não acho a nossa tarefa. Aplica-se igualmente aos AL, etc. O que me importa é que um alojamento está mapeado no sítio certo. Obviamente, os operadores de AL têm tendência de fazer /upgrade/ quando mapear. Se encontrar um AL mapeado como Hotel vai se corrigindo. Igualmente, acontece frequentemente que estão a colocar name:"AirBnb charming Hotel XYZ" ou name:"TURIM Lisboa Hotel". Se encontrar, corrijo simplesmente para name:"XYZ" ou "Turim Lisboa" com a restante informação (tipo de alojamento como /guest_house=*/, /tourism=hotel/, etc.) nas outras tags.

No caso dos hospitais ou Centros de Saúde também não me interessam as licenças. Interessa se há atendimentos ou não. Relativamente à categoria ser "clinic" ou "hospital", e desde que me lembro bem, o Wiki EN está a implementar a lógica seguinte: 1-10 funcionários =doctors, 10-100 =clinic, >100 =hospital. Assim, o Hospital Particular deve ser =hospital, enquanto a maior parte dos Centros de Saúde de tamanho pequeno e medio deviam ser =clinic. Opcional: emergency=yes|no e ownership=private|municipal|... + owner= e/ou operator="HPA Saúde"

Há uma nova tag /healthcare=*/ para tudo relacionado com saúde. Neste momento é recomendado o uso paralelo das tags antigas /amenity=*/ e novas /healthcare=*/:
https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:healthcare

Então, um Centro de Saúde medio em construção: construction:amenity=clinic + construction:healthcare=clinic

Um objecto (temporáriamente) fechado e sinalizado com o prefixo "disused:". Se o estado já não pode ser considerado temporário ou recuperável muda para "abandoned:". https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Lifecycle_prefix

Cheers!


Am 17.04.19 um 14:18 schrieb Filohipo:
Bom dia
Perdõem o titulo, mas ilustra um problema real com que diariamente nos debatemos.

Ontem no grupo do OSMPortugal do Telegraph debateu-se um caso concreto, que evoluiu para caso geral e duas posições surgiram.
Não vou tomar aqui partido por nenhuma delas, vou apenas relatar os casos:
Caso - Novo hospital da Madeira do Grupo HPA
Página do novo hospital: https://www.grupohpa.com/pt/unidades/madeira/hospitais/hospital-particular-da-madeira-funchal/

e depois:
https://funchalnoticias.net/2019/04/16/hospital-particular-da-madeira-esta-preparado-para-abrir-mas-aguarda-as-certificacoes/

https://www.rtp.pt/madeira/politica/cdu-diz-que-novo-hospital-privado-nao-tem-licenciamento-_26697

Se este hospital está em construção, como deve ser mapeado ? Se está pronto e fechado como deve ser mapeado ? Se está pronto, a funcionar sem licença (e portanto ilegal) como deve ser mapeado ? Quem deve verificar a possivel (i)legalidade do funcionamento ?  O que deve fazer o mapeador ? Mapear quando abrir sem licença ? Ignorar até que esteja tudo licenciado ?

O exemplo acima creio que serve também para os alojamentos que graças ao turismo crescem em todo o país. Quem é hotel? Quem é pensão? quem é Alojamento Local ? Quem é hotel de 2 estrelas pode dizer que tem 3 ? Está legal ? Tem licença de estabelecimento ?

Estes temas não são novos, mas são recorrentes e deves em quando é bom que sejam recordados

Cumprimentos
Filohipo





_______________________________________________
Talk-pt mailing list
Talk-pt@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-pt


_______________________________________________
Talk-pt mailing list
Talk-pt@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-pt

Responder a