Ex.:
src administrador {
ip 10.20.168.56
}
src minharede {
ip 10.0.0.0/8
}
Se tiver uma acl para tratar cada caso desse e houver uma requisição de 10.20.168.56 a ACL para "administrador" será acionada na boa. Mas se a ordem dos "src" acima for invertida assim.
Ex.:
src minharede {
ip 10.0.0.0/8
}
src administrador {
ip 10.20.168.56
}
A ACL para "minharede" SEMPRE será acionada e nunca chegará a ACL para adminsitrador. Independente da ordem das ACLs ao que parece o importante é a ordem dos SRC.
Alguém pode confirmar isso ?
2006/5/19, Welington R. Braga <[EMAIL PROTECTED]>:
Henrique,
Obrigado pela atenção mas parece que vc não conseguiu entender a minha estrutura. Vou tentar explicar melhor:
A minha rede é 10.0.0.0/8 sendo que ela está segmentada em vários trechos exintindo faixas que estou usando e outras não. No exemplo que eu dei dois segmentos seriam: 10.20.168.0/24 e 10.20.169.0/24
Se eu crio uma entrada com cada uma dessas subredes individualmente:
src rede1 {
ip 10.20.168.0/24
}e
src rede2 {
ip 10.20.169.0/24
}Eu consigo configurar as ACLs e elas funcionam corretamente (o que se era de esperar). Mas existem algumas regras que eu quero aplicar a ambas as subredes e por isso precisava especificar algo como está abaixo. Pela documentação eu simplesmente faria assim:src todarede {
ip 10.20.168.0/24
ip 10.20.169.0/24
}
Só que ao fazer isso o SquidGuard não dá erro, mas também não casa a ACL e acaba caindo na ACL "Default". Eu já tentei varias outras maneiras para indicar ambas as faixas de IP mas o resultado é o mesmo. Será que vou ter que criar uma lista com todos os meus ips? Algo assim:
src todarede {
iplist "minhasmaquinas.txt"
}
E no arquivos "minhasmaquinas.txt" incluir todas as minhas estações !?
Acho que agora ficou mais claro.
Em 19/05/06, Henrique <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:Olá, Welington! Realmente, o squidguard aparenta não aceitar duas entradas
src com o mesmo nome. Experimentei aqui o que vc sugeriu e abortou o squid na
hora.
Mas é impressão minha ou vc está redundando todos os seus endereços ?
Já tentou fazer assim ? :
src geral {
ip 10.20.168.0/24
ip 10.20.169.0/24
ip 10.0.0.0/8
}
Alias,por falar em redundância, 10.0.0.0/8 casa automaticamente 10.20.168.0/24veja:
expediente-02:~$ ipcalc 10.0.0.0/8
Address: 10.0.0.0 00001010. 00000000.00000000.00000000
Netmask: 255.0.0.0 = 8 11111111. 00000000.00000000.00000000
Wildcard: 0.255.255.255 00000000. 11111111.11111111.11111111
=>
Network: 10.0.0.0/8 00001010. 00000000.00000000.00000000
HostMin: 10.0.0.1 00001010. 00000000.00000000.00000001
HostMax: 10.255.255.254 00001010. 11111111.11111111.11111110
Broadcast: 10.255.255.255 00001010. 11111111.11111111.11111111
Hosts/Net: 16777214 Class A, Private Internet
Se você tem 8 subredes debaixo de 10.20.x.x, e tem as mesmas regras para todas
elas, poderia especificar uma unica subnet 10.20.0.0/16 apenas que
funcionaria para o que vc quer. Agora, se existem regras diferenciadas para
alguma delas, você precisará criar uma src para a regra diferenciada de
qualquer maneira.
qqr coisa, mail-nos!
[ ]s, Henry
Em Sex 19 Mai 2006 11:33, Welington R. Braga escreveu:
> Estou preparando o squidGuard pra coloca-lo em funcionamento em minha
> rede sendo que ela é uma rede com IPs na faixa 10.0.0.0/8 (classe A)
> segmentada em pedaços assim:
>
> src adm {
> ip 10.20.168.0/24
> }
> src pesquisa {
> ip 10.20.169.0/24
> }
> src geral {
> ip 10.20.168.0/24 10.20.169.0/24
> }
> src geral {
> ip 10.20.168.0 - 10.20.169.255
> }
> src geral {
> ip 10.0.0.0/8
> }
> src geral {
> ip 10.20.168.0/24
> ip 10.20.169.0/24
> }
>
>
Enviar mensagem: [email protected]
Assinar: [EMAIL PROTECTED]
Cancelar assinatura: [EMAIL PROTECTED]
Proprietário da lista: [EMAIL PROTECTED]
Yahoo! Grupos, um serviço oferecido por:
PUBLICIDADE
![]()
Links do Yahoo! Grupos
- Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/squid-br/
- Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]
- O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos Termos do Serviço do Yahoo!.
--
Welington Rodrigues Braga
Instalar o Windows é humano, insistir em usar é burrice
--
Welington Rodrigues Braga
Instalar o Windows é humano, insistir em usar é burrice
Enviar mensagem: [email protected]
Assinar: [EMAIL PROTECTED]
Cancelar assinatura: [EMAIL PROTECTED]
Proprietário da lista: [EMAIL PROTECTED]
| Yahoo! Grupos, um serviço oferecido por: | |
|
Links do Yahoo! Grupos
- Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/squid-br/
- Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]
- O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos Termos do Serviço do Yahoo!.
