Re: [lpi] Conteúdo de Acessibilidade - Prova 102

2009-07-07 Por tôpico Paulo César Naves Mota
Olá pessoal, boa tarde

   Passei na ultima semana na LPI 102  na minha prova cairam as
seguintes questoes:

   - 2 questoes de SQL
   - comandos para inserir e deletar rota default
   - O que tem no resolv.conf
   - O que tem no nsswitch.conf
   - Como bloquear o login de novos usuarios
   - Mensagens na fila
   - at
   - entre outras.

   No geral foi o seguinte:

- Shell, Scripts e Gerenciamento de Dados  10 Questoes
- Interfaces de Usuarios e Desktops  5 questoes
- Tarefas Administrativas 12 questoes
- Principais servicos do Sistema 10 questoes
- Fundamentos de Rede 14 questoes
- Seguranca 9 questoes.

 Total de 60 questoes.


   Abraços e boa sorte à todos!


2009/7/5 Cleber Paiva de Souza 

>
>
> Seria bom você estudar todos os itens especificados nos objetivos
> descritos no site da LPI, em
>
> http://www.lpi.org/eng/certification/the_lpic_program/lpic_1/exam_102_detailed_objectives,
> em especial as últimas 3 ferramentas descritas. Olhe no site dos
> desenvolvedores e arquivos de ajuda das ferramentas.
>
> 2009/7/1 Patrick Silva 
> 
> >:
>
> >
> >
> > Srs.
> >
> > Alguém poderia me ajudar com este conteúdo para a prova 102 ou poderia me
> > sugerir onde encontro tal assunto.
> >
> > Desde já agradeço a atenção
> >
> > Patrick Silva
> >
> > 
> > Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 -
> > Celebridades - Música - Esportes
> >
>
> --
> Cleber Paiva de Souza
>  
>



-- 
--
Att,

---
Paulo Cesar Naves Mota
Administrador de Redes
°v° "Use Linux / Virtualize "
/(_)\Linux Certification LPIC - I
^ ^
"Insanidade é continuar a fazer o que você sempre fez,
desejando obter resultados diferentes!" (O Monge e o Executivo )
"Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam." Henry Ford
"Não é só bater na porta certa, mas bater até abrir." Guy Falks


[lpi] Muito bem Recebido na Comunidade!

2009-07-07 Por tôpico Fernando dos Santos Pereira
Então a partir de agora começo meus estudos, na comunidade! Logo concorrerei ao 
mei primeiro lpi.
Obrigado! Pela Recepção!


  

Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
http://br.maisbuscados.yahoo.com

Re: RES: [lpi] Duvida sobre FHS

2009-07-07 Por tôpico Marcus Thiago Lages Duarte

"Sim, tem como zerar a SWAP no windows, em todas as versões do windows,"

Poderia me dizer como fazer isso no Vista? 

" além de não ser o foco da lista"

Apenas fiz uma ponderacao numa afirmacao anterior, que nao foi minha.
Pouco me importa como o Windows Vista e os produtos da microsoft gerenciam a 
memória.
Mas o fato é que nao pode ser desabilatada a memoria swap no Vista (de forma 
segura, ou "recomendado pela microsoft"), mesmo que voce tenha 500 gigas de 
ram. 
Como foi citado o contrário anteriormente, achei por bem corrigir.

Abs!


--- Em sex, 3/7/09, Jerônimo Medina Madruga  
escreveu:

De: Jerônimo Medina Madruga 
Assunto: Re: RES: [lpi] Duvida sobre FHS
Para: lpi@yahoogrupos.com.br
Data: Sexta-feira, 3 de Julho de 2009, 21:29
















  
  Sim, tem como zerar a SWAP no windows, em todas as versões do windows, é 
só zero o espaço de paginação. Está informação que concebesse está bem 
imprecisa, além de não ser o foco da lista

2009/7/2 Marcus Yahoo 























  
  "Outra coisa que eu já abandonei é a partição de SWAP, hoje em dia com 

memórias RAM de 2GB a utilização da partição de swap no Linux e no 

Windows mesmo não tem mais utilidade "



Concordo com tudo. Mas, salvo engano, o windows nao deixa voce retirar  

(zerar) a swap e se voce observar no gerenciador de tarefas o windows 

continua a usar a swap (que é lenta) mesmo que tenha memória física 

sobrando. Vai entender...



Abs!



Adonai Silveira Canêz escreveu:

>

>

> Pessoal vou aproveitar para me meter nesse assunto,

>

>  

>

> Sendo bem realista, esse problema dos 1024 cilindros hoje não existe 

> mais, não tem muitos micros com mais de 8 anos funcionando hoje em 

> dia, me lembro do meu primeiro computador que tinha esse tipo de 

> problema, mas isso já faz uns 10 anos, claro que e importante todos 

> conhecerem esse tipo de problema que pode ocorrer. Outra coisa que eu 

> já abandonei e a partição de SWAP, hoje em dia com memórias RAM de 2GB 

> a utilização da partição de swap no Linux e no Windows mesmo não tem 

> mais utilidade para desktops pelo menos, no meu caso por exemplo, 

> tenho o fedora 11 com tudo instalado e rodando um monte de programas 

> ao mesmo tempo, e o sistema nunca utiliza mais que 1GB da RAM.

>

>  

>

> Adonai

>

-- 
Jerônimo Medina Madruga
Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Bacharelando em Ciência da Computação - 9º semestre
Site Pessoal - http://sites. google.com/ site/jeronimomad ruga/

Blog - http://jeronimomadr uga.blogspot. com/


 

  




 

















  

Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
http://br.maisbuscados.yahoo.com

[lpi] Bom guia.

2009-07-07 Por tôpico Edvan de Barros Silva
Senhores,


Achei esse Guia muito interessante para a Nova Prova da LPI N1:

http://www.certificacaolinux.com.br/downloadguia/



Atenciosamente,

Edvan de Barros Silva
Mobile: +55 71 8256-7098 - NEW
E-mail: edvan.supo...@gmail.com
MSN: edvan_bar...@hotmail.com
Blog: http://edvanbarros.blogspot.com
twitter: http://twitter.com/edvanbarros
Flickr: http://www.flickr.com/photos/edvanbarros


[lpi] Re: Diretorio SYS1.

2009-07-07 Por tôpico wgomes8
bom, o problema é que a função de ambos é muito parecida ao meu ver, e falta 
documentação para distingui-los

--- Em lpi@yahoogrupos.com.br, Ricardo Tweeg  escreveu
>
> O /sys diferente do /proc, guanda informacoes sobre seus dispositivos.
> Ele foi padronizado a pouco tempo e a cada dia passa a cumprir mais e mais 
> essa funcao.
> Jah /proc, guarda informacoes de processos do systema e recursos de hardware.
> 
>  
> 
> att,
> 
> Ricardo Tweeg
> 
> 
> 
> --- Em sáb, 4/7/09, Elias Rodrigues  escreveu:
> 
> De: Elias Rodrigues 
> Assunto: [lpi] Diretorio SYS1.
> Para: lpi@yahoogrupos.com.br
> Data: Sábado, 4 de Julho de 2009, 11:22
> 
> 
> 
> 
> 
> 
> 
> 
> 
> 
> 
> 
> 
> 
> 
> 
>   
>   Alguem sabe para que server o diretório "/sys"?
> No topico 101 SYSTEM ARCHITECTURE ela fala a respeito do /sys.
> Aqui na minha maquina de teste Fedora, tem o /sys com os seguintes 
> sub-diretorios:
> block
> bus
> class
> devices
> firmware  
> fs  
> kernel  
> module  
> power  
> slab
> 
> Alguem saberia o que devemos estudar sobre este diretorio??
> 
> 
>  
> 
> 
> 
> 
> 
>   Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - 
> Celebridades - Música - Esportes
>  
> 
>   
> 
> 
> 
>   
>
>   
>   
> 
> 
> 
> 
> 
> 
> 
> 
>   
> 
> 
>   
>   
> 
> 
>   
> 
> Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
> http://br.maisbuscados.yahoo.com
>




[lpi] Duvidas referente a prova 101

2009-07-07 Por tôpico Filipe Oliveira Dos Santos
Bom dia Pessoal,
 
Estou estudando para a prova 101 e me surgiram algumas dúvidas referente aos 
assuntos abaixo:
 
/sys -  
udev - 
hald - 
dbus  - 
 
O que devo estudar sobre esses assuntos, e para quem já fez a prova, quais 
foram as principais questões que cairam a respeito dos mesmos.
 
Obrigado
 
Att,


  

Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
http://br.maisbuscados.yahoo.com

[lpi] ER

2009-07-07 Por tôpico Igor Schmidt
Pessoal andei dando uma estudada em ER e como o pessoal ficou com algumas 
duvidas como eu estou mandando a informação para todos.
Primeiro gostaria de deixar o link para o material que estudei:
http://guia-er.sourceforge.net/index.html
Muito bom parabéns para o Aurélio que me convenceu a comprar seu livro com este 
guia.
Bom mais vamos la.
Testei alguns comandos para ER dentro do bash e o que se encaixa melhor para 
nós é o find.
Então criei um lista de arquivos equivalente ao do simulado:
touch Linux linux linux.com TurboLinux
após criar os arquivos quero localizar todos os arquivos que só tenham o texto 
Linux e linux porem não quero que localize linux.com ou TurboLinux ou qualquer 
outra variação. Então a ER correta para este serviço é:
find [Ll]inux
Os couchettes dentro da ER indicam uma lista e a lista só aceita um casamento 
perfeito ou seja o que esta exatamente dentro da lista com o que esta 
exatamente fora, por isso que o find só irá localizar Linux e linux deixando de 
fora os outros dois.
Bom pra mim fico mais claro o uso de expressões regulares!


Igor Marques Schmidt


  

Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
http://br.maisbuscados.yahoo.com

RE: Res: [lpi] Prova Marcada para dia 24/07

2009-07-07 Por tôpico Marcos N

Valeu Vinicius! 



  Boa prova para vc.

abraço.

To: nor...@hotmail.com
CC: lpi@yahoogrupos.com.br
From: vinicius_xav...@yahoo.com.br
Date: Fri, 3 Jul 2009 08:05:33 -0700
Subject: RE: Res: [lpi] Prova Marcada para dia 24/07

























  
  Olá Marcos,
 
Eu no caso não segui nenhum calendário não.
 
Eu marquei por teleone pela M.cury(http://mcury.com.br/) eu irei realizar a 
prova na m.cury, e  será pela Prometric.
 
Abs,
Vinicius Xavier


Vinicius 

 

--- Em qui, 2/7/09, Marcos N  escreveu:


De: Marcos N 
Assunto: RE: Res: [lpi] Prova Marcada para dia 24/07
Para: vinicius_xav...@yahoo.com.br
Data: Quinta-feira, 2 de Julho de 2009, 13:15




Oi Vinicius,


   por onde vc marcou, qual calendario vc seguiu ?

eu fui nesse : 

http://www.lpibrasil.com.br/provas/calendario.php

e não achei.

Abraço.



Date: Thu, 2 Jul 2009 08:45:45 -0700
From: vinicius_xav...@yahoo.com.br
Subject: RE: Res: [lpi] Prova Marcada para dia 24/07
To: lpi@yahoogrupos.com.br
CC: nor...@hotmail.com






Olá Marcos, 
  
Eu marquei a minha prova no Rio de Janeiro, para ser realizada no Rio mesmo. 
  
Abs, 
Vinicius Xavier 
 

--- Em qui, 2/7/09, Marcos N  escreveu:


De: Marcos N 
Assunto: RE: Res: [lpi] Prova Marcada para dia 24/07
Para: lpi@yahoogrupos.com.br
Data: Quinta-feira, 2 de Julho de 2009, 9:47








ola Pessoal,


 Aproveita para perguntar um coisa, vi o calendario 2009, e so 
encontrei provas para SP e RS. é isso mesmo? e para os outros estados? alguem 
sabe algo?, entendi errado?

abraço a todos.




Conheça os novos produtos Windows Live. Clique aqui! 










Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - 
Celebridades - Música - Esportes


Novo Internet Explorer 8: mais rápido e muito mais seguro. Baixe agora, é 
grátis! 



  Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - 
Celebridades - Música - Esportes

 

  














_
Emoticons e Winks super diferentes para o Messenger. Baixe agora, é grátis!
http://specials.br.msn.com/ilovemessenger/pacotes.aspx

Re: [lpi] Questão

2009-07-07 Por tôpico Édnei Rodrigues
Tu deve se lembrar sempre de um coisa.
apt-get é somente um gerenciador de download dos repositórios, ele possui a
função de baixar os pacotes e mandar para o dpkg instalar.
O dpkg é o real instalador do sistema.

2009/7/3 Igor Schmidt 

>
>
> A resposta correta é mesmo a * **A * dpkg -C .O dpkg -C verifica por
> pacotes quebrados ou mal intalados.
>
> O apt-get -y faz com que o apt-get assuma sim para todas as perguntas ou
> seja ela não perguntará nada ao usuário.
>
> O *partially installed pakages* indica pacotes quebrados ou e não
> instalados pela metade como ele sugere.
>
> Igor Marques Schmidt
>
> --- Em *qui, 2/7/09, Elias Rodrigues 
> *escreveu:
>
>
> De: Elias Rodrigues 
> Assunto: [lpi] Questão
> Para: lpi@yahoogrupos.com.br
> Data: Quinta-feira, 2 de Julho de 2009, 16:27
>
>  Ai galera to com duvida nesta questão! Eu marquei a letra "E" mas no
> simulado a resposta certa é a letra "A".
> Oque acham?
>
> Which Debian package system command which will list all partially installed
> pakages and suggest how to get them correctly installed?
> A) dpkg -C
> B) apt-get -u
> C) dpkg -Dh
> D) dpkg -l
> E) apt-get -y
>
>
> --
> Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 
> 10-
> Celebridades-
> Música-
> Esportes
>
>
> --
> Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 
> 10-
> Celebridades-
> Música-
> Esportes
>  
>


[lpi] Notificação no site LPI após o exame

2009-07-07 Por tôpico Paulo César Naves Mota
Bom dia pessoal,

Fiz a prova LPI 102 na ultima semana e ainda não apareceu no site
lpi.org junto com a LPI 101. Fiz a prova online pela prometric e o status na
prometric está OK (passed).
Vocês saberiam me dizer depois de quanto tempo a informação ficará
disponível no site da LPI ?

Obrigado à todos!


-- 
--
Att,

---
Paulo Cesar Naves Mota
Administrador de Redes
°v° "Use Linux / Virtualize "
/(_)\Linux Certification LPIC - I
^ ^
"Insanidade é continuar a fazer o que você sempre fez,
desejando obter resultados diferentes!" (O Monge e o Executivo )
"Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam." Henry Ford
"Não é só bater na porta certa, mas bater até abrir." Guy Falks


[lpi] Re: Notificação no site LPI após o exame

2009-07-07 Por tôpico Paulo César Naves Mota
Boa tarde à todos,

 Respondendo à minha própria pergunta, hoje recebi o e-mail de
confirmação da LPI e já consta no site as 2 provas (101 e 102). Então
demorou aproximadamente 80 horas para atualização.

Abraços à todos.

2009/7/6 Paulo César Naves Mota 

> Bom dia pessoal,
>
> Fiz a prova LPI 102 na ultima semana e ainda não apareceu no site
> lpi.org junto com a LPI 101. Fiz a prova online pela prometric e o status
> na prometric está OK (passed).
> Vocês saberiam me dizer depois de quanto tempo a informação ficará
> disponível no site da LPI ?
>
> Obrigado à todos!
>
>
> --
> --
> Att,
>
> ---
> Paulo Cesar Naves Mota
> Administrador de Redes
> °v° "Use Linux / Virtualize "
> /(_)\Linux Certification LPIC - I
> ^ ^
> "Insanidade é continuar a fazer o que você sempre fez,
> desejando obter resultados diferentes!" (O Monge e o Executivo )
> "Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam." Henry Ford
> "Não é só bater na porta certa, mas bater até abrir." Guy Falks
>


[lpi] dúvida assuntos nebulosos da prova

2009-07-07 Por tôpico wgomes8
Olá pessoal existem alguns tópicos da prova 101 que estão meio nebulosos assim 
gostaria de uma assessoria dos senhores:

/sys (toda explicação em torno desse cara em bem difícil especialmente se 
tentar comparar com /proc, afinal qual a diferença gritante entre os dois? )

xfs e xfs tools (não achei muita coisa na net nem nos meus livros incluindo o 
novo LPIC 3 ed da linux magazine)

cpio versus tar (idem /sys versus /proc)

sobre "LUN" dos hd scsi ?? alguém saca algo

por enquanto é só pessoal, devo fazer a prova em agosto e espero passar pra 
ajudar quem precisar também!!!

Wairisson M. Gomes
Te
Militar
Professor Microlins - Hardware e Redes
Formando Tecnologo em Redes de Computadores




Re: Res: [lpi] Re: Duvida de questão de Sim ulado

2009-07-07 Por tôpico Allison Vollmann
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

De acordo com a documentação (# man tail), a sintaxe correta é:

# tail -n +5 file.txt

A[]'s

Elias Rodrigues escreveu:
> 
> 
> 
> Vou descorda de vc sagytariusrock!
> Não sei se é a versão do tail ou minha distribuição linux!
> No meu retornou isso:
> 
> [r...@teste teste]# tail +5 file.txt
> tail: nao foi possi­vel abrir `+5' para leitura: Arquivo ou diretorio
> nao encontrado
> ==> file.txt <==
> 1
> 2
> 3
> 4
> 5
> 6
> 7
> 8
> 9
> 10
> 
> Ou seja me retornou todo o conteúdo do file.txt
> 
> Usando menus:
> [r...@teste teste]# tail -5 file.txt
> 6
> 7
> 8
> 9
> 10
> 
> 
> 
> 
> *De:* sagytariusrock 
> *Para:* lpi@yahoogrupos.com.br
> *Enviadas:* Sexta-feira, 3 de Julho de 2009 17:11:12
> *Assunto:* [lpi] Re: Duvida de questão de Simulado
> 
> Opa.
> Essa foi uma boa pergunta pra simulado mesmo.
> Hein.. a resposta ta boa, mas acho que, explicando um pouco melhor ainda
> para o caso do tail +46001  seria: mostre da linha 46001
> (inclusive) ate o final do arquivo.
> 
> Considerando um arquivo de nome teste.txt cujo conteudo seja:
> 
> essa é a linha 1
> essa é a linha 2
> essa é a linha 3
> essa é a linha 4
> essa é a linha 5
> essa é a linha 6
> essa é a linha 7
> essa é a linha 8
> essa é a linha 9
> essa é a linha 10
> 
> tem-se entao;
> 
> tail -5 teste.txt:
> 
> essa é a linha 6
> essa é a linha 7
> essa é a linha 8
> essa é a linha 9
> essa é a linha 10
> 
> e para tail +6 teste.txt:
> 
> essa é a linha 6
> essa é a linha 7
> essa é a linha 8
> essa é a linha 9
> essa é a linha 10
> 
> Falows!
> 
> --- Em l...@yahoogrupos. com.br , Daniel
> Requena  escreveu
>>
>> A resposta do simulado está certa!
>> O tail pode ser referenciado com "-" e com "+" cada um fala a partir
> de onde
>> vc vai começar...
>> tail -1  diz: Me mostre as ultimas 10.000 linhas do
>> arquivo...blzs.
>> tail +46001  diz: Me mostre as linhas abaixo da linha 46.001
>> Façam o testedá no mesmo.
>>
>> 2009/2/17 Paulo Takeda 
>>
>> > Oi,
>> >
>> > tail -1f 
>> >
>> > *Paulo Tomiyoshi Takeda*
>> > Microsoft Certified Professional - Win2003Server
>> > Email/Msn: paulo_takeda@ ...
>> > AIM: ptt1902
>> >
>> >
>> >
>> > - Original Message -
>> > *From:* Ricardo Moreira 
>> > *To:* l...@yahoogrupos. com.br 
>> > *Sent:* Tuesday, February 17, 2009 2:59 PM
>> > *Subject:* [lpi] Duvida de questão de Simulado
>> >
>> > Olá pessoal,
>> >
>> > Comecei meus estudos para tirar a certificação LPIC-1 em meados de
>> > janeiro/09. Estou estudando para prova 101 e fazendo um dos
> simulados que
>> > peguei na net fiquei com uma duvida. Gostaria de saber se estou
> certo ou se
>> > a resposta do simulado que está errada.
>> >
>> > Dúvida: Por padrão o comando tail mostra as últimas 10 linhas, correto?
>> > Sendo assim como a questão pede para que seja mostrado as últimas
>> > 1 linhas.
>> >
>> > Minha resposta seria *tail -1 marketinfo* e nenhuma das resposta do
>> > simulado bate com minha resposta.
>> >
>> >
>> > *Martin calls you on the telephone. He has a file named "marketinfo"
> that
>> > has 56,000 lines in it, and he wants to see only the last 10,000.
> Which of
>> > the following commands should you tell him to run?*
>> >
>> > *A ) tail +46000 marketinfo
>> > B ) tail +1 marketinfo
>> > C ) tail 46000 marketinfo
>> > D ) head +46000 marketinfo
>> > E ) head 1 marketinfo
>> > F ) tail +46001 marketinfo (segundo o simulado essa é a letra correta).*
>> >
>> > Obrigado,
>> >
>> > Ricardo
>> >
>> >
>> >
>> > __ Information from ESET NOD32 Antivirus, version of virus
>> > signature database 3862 (20090217) __
>> >
>> > The message was checked by ESET NOD32 Antivirus.
>> >
>> > http://www.eset. com 
>> >
>> >
>> >
>>
>>
>>
>> --
>> Atenciosamente
>> Daniel Requena
>>
> 
> 
> 
> Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10
> 
> - Celebridades
> 
> - Música
> 
> - Esportes
> 
> 
> 

-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.9 (MingW32)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iEYEARECAAYFAkpSCvwACgkQ7OAY7mv8BhmvnQCfQ9jMYTAqryMOW7h5z24rnI+x
ctEAoL6UtaH+l0bP5KB4hzmvyxoU5TGK
=E4F9
-END PGP SIGNATURE-


[lpi] Prova Mandriva

2009-07-07 Por tôpico Rodrigo Fernandes
blz PessoALL

alguem ja fez a prova de certificação da Mandriva ?? Ou tem algum simulado
dela ?

-- 
Att.
-- 

 . ' '`  .  Rodrigo Fernandes
:  :'   :   Analista de Suporte
`.  `'`E-mail - rodrigo...@linuxmail.org
  `-Cel:+55 34 9993 0760

Linux User Registered #000164720 Debian-BR User #698

Think different - Think Linux.


Res: Res: [lpi] Re: Duvida de questão de Simul ado

2009-07-07 Por tôpico Elias Rodrigues
To usando o Fedora 8.
se eu usar tail -n +5 file.txt funciona normalmente. 





De: sagytariusrock 
Para: lpi@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Sábado, 4 de Julho de 2009 19:22:50
Assunto: Res: [lpi] Re: Duvida de questão de Simulado





Olá elias_rodrigues2004
Hmm. que estranho.. mas o seu shell ta pensando que o +5 é um nome de 
arquivo... por isso que não funcionou.
Qual distro vc tá usando? Os meus exemplos eu testei no Debian Lenny (última 
versão)
Vc já tentou 'escapar' o comando? Algo tipo: tail \+5 file.txt
Enfim, obrigado por postar!

--- Em l...@yahoogrupos. com.br, Elias Rodrigues  
escreveu
>
> Vou descorda de vc sagytariusrock!
> Não sei se é a versão do tail ou minha distribuição linux!
> No meu retornou isso:
> 
> [r...@teste teste]# tail +5 file.txt
> tail: nao foi possi­vel abrir `+5' para leitura: Arquivo ou diretorio nao 
> encontrado
> ==> file.txt <==
> 1
> 2
> 3
> 4
> 5
> 6
> 7
> 8
> 9
> 10
> 
> 
> Ou seja me retornou todo o conteúdo do file.txt
> 
> Usando menus:
> [r...@teste teste]# tail -5 file.txt
> 6
> 7
> 8
> 9
> 10
> 
> 
> 
> 
> 
>  _ _ __
> De: sagytariusrock 
> Para: l...@yahoogrupos. com.br
> Enviadas: Sexta-feira, 3 de Julho de 2009 17:11:12
> Assunto: [lpi] Re: Duvida de questão de Simulado
> 
> 
> 
> 
> 
> Opa.
> Essa foi uma boa pergunta pra simulado mesmo.
> Hein.. a resposta ta boa, mas acho que, explicando um pouco melhor ainda para 
> o caso do tail +46001  seria: mostre da linha 46001 (inclusive) ate 
> o final do arquivo.
> 
> Considerando um arquivo de nome teste.txt cujo conteudo seja:
> 
> essa é a linha 1
> essa é a linha 2
> essa é a linha 3
> essa é a linha 4
> essa é a linha 5
> essa é a linha 6
> essa é a linha 7
> essa é a linha 8
> essa é a linha 9
> essa é a linha 10
> 
> tem-se entao;
> 
> tail -5 teste.txt:
> 
> essa é a linha 6
> essa é a linha 7
> essa é a linha 8
> essa é a linha 9
> essa é a linha 10
> 
> e para tail +6 teste.txt:
> 
> essa é a linha 6
> essa é a linha 7
> essa é a linha 8
> essa é a linha 9
> essa é a linha 10
> 
> Falows!
> 
> --- Em l...@yahoogrupos. com.br, Daniel Requena  escreveu
> >
> > A resposta do simulado está certa!
> > O tail pode ser referenciado com "-" e com "+" cada um fala a partir de onde
> > vc vai começar...
> > tail -1  diz: Me mostre as ultimas 10.000 linhas do
> > arquivo...blzs.
> > tail +46001  diz: Me mostre as linhas abaixo da linha 46.001
> > Façam o testedá no mesmo.
> > 
> > 2009/2/17 Paulo Takeda 
> > 
> > >Oi,
> > >
> > > tail -1f 
> > >
> > > *Paulo Tomiyoshi Takeda*
> > > Microsoft Certified Professional - Win2003Server
> > > Email/Msn: paulo_takeda@ ...
> > > AIM: ptt1902
> > >
> > >
> > >
> > >  - Original Message -
> > > *From:* Ricardo Moreira 
> > > *To:* l...@yahoogrupos. com.br
> > > *Sent:* Tuesday, February 17, 2009 2:59 PM
> > > *Subject:* [lpi] Duvida de questão de Simulado
> > >
> > >  Olá pessoal,
> > >
> > > Comecei meus estudos para tirar a certificação LPIC-1 em meados de
> > > janeiro/09. Estou estudando para prova 101 e fazendo um dos simulados que
> > > peguei na net fiquei com uma duvida. Gostaria de saber se estou certo ou 
> > > se
> > > a resposta do simulado que está errada.
> > >
> > > Dúvida: Por padrão o comando tail mostra as últimas 10 linhas, correto?
> > > Sendo assim como a questão pede para que seja mostrado as últimas
> > > 1 linhas.
> > >
> > > Minha resposta seria *tail -1 marketinfo* e nenhuma das resposta do
> > > simulado bate com minha resposta.
> > >
> > >
> > > *Martin calls you on the telephone. He has a file named "marketinfo" that
> > > has 56,000 lines in it, and he wants to see only the last  10,000. Which 
> > > of
> > > the following commands should you tell him to run?*
> > >
> > > *A ) tail +46000 marketinfo
> > > B ) tail +1 marketinfo
> > > C ) tail 46000 marketinfo
> > > D ) head +46000 marketinfo
> > > E ) head 1 marketinfo
> > > F ) tail +46001 marketinfo (segundo o simulado essa é a letra correta).*
> > >
> > > Obrigado,
> > >
> > > Ricardo
> > >
> > >
> > >
> > > __ Information from ESET NOD32 Antivirus, version of virus
> > > signature database 3862 (20090217) __
> > >
> > > The message was checked by ESET NOD32 Antivirus.
> > >
> > > http://www.eset. com
> > >
> > > 
> > >
> > 
> > 
> > 
> > -- 
> > Atenciosamente
> >  Daniel Requena
> >
> 
> 
> 
> 
> 
>    _ _ _ _ _ _
> Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
> http://br.maisbusca dos.yahoo. com
>


   


  

Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
http://br.maisbuscados.yahoo.com

Res: [lpi] Diretorio SYS1.

2009-07-07 Por tôpico Elias Rodrigues
Valeu Ricardo pelas dicas!






De: Ricardo Tweeg 
Para: lpi@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Sábado, 4 de Julho de 2009 16:25:26
Assunto: Re: [lpi] Diretorio SYS1.





O /sys diferente do /proc, guanda informacoes sobre seus dispositivos.
Ele foi padronizado a pouco tempo e a cada dia passa a cumprir mais e mais essa 
funcao.
Jah /proc, guarda informacoes de processos do systema e recursos de hardware.

 


att,

Ricardo Tweeg



--- Em sáb, 4/7/09, Elias Rodrigues  
escreveu:


>De: Elias Rodrigues
> 
>Assunto: [lpi] Diretorio SYS1.
>Para: l...@yahoogrupos. com.br
>Data: Sábado, 4 de Julho de 2009, 11:22
>
>
>Alguem sabe para que server o diretório "/sys"?
>No topico 101 SYSTEM ARCHITECTURE ela fala a respeito do /sys.
>Aqui na minha maquina de teste Fedora, tem o /sys com os seguintes 
>sub-diretorios:
>block
>bus
>class
>devices
>firmware  
>fs  
>kernel  
>module  
>power  
>slab
>
>Alguem saberia o que devemos estudar sobre este diretorio??
>
>
>
>
>
Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - 
Celebridades - Música - Esportes >
>  


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - 
Celebridades - Música - Esportes
   


  

Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
http://br.maisbuscados.yahoo.com

Re: RES: [lpi] Duvida sobre FHS

2009-07-07 Por tôpico Jerônimo Medina Madruga
2009/7/5 Marcus Thiago Lages Duarte 
>
>
>
> "Sim, tem como zerar a SWAP no windows, em todas as versões do windows,"
>
> Poderia me dizer como fazer isso no Vista?
>
Igual ao XP:

Propriedades do sistema -> avançado -> desempenho -> configurações ->
avançado -> memória virtual -> alterar

O resto é tão intuitivo que seria perda de tempo escrever.
> " além de não ser o foco da lista"
>
> Apenas fiz uma ponderacao numa afirmacao anterior, que nao foi minha.
> Pouco me importa como o Windows Vista e os produtos da microsoft gerenciam a 
> memória.
> Mas o fato é que nao pode ser desabilatada a memoria swap no Vista (de forma 
> segura, ou "recomendado pela microsoft"), mesmo que voce tenha 500 gigas de 
> ram.

Tem como desabilitar, acabei de citar o passo-a-passo acima, e memória
virtual sempre foi configuravel, pelo menos desde o windows 98 tenho
certeza. Se este método é seguro ou recomendado pela microsoft, é
outra história; mas acredito que nenhum sistema deveria desabilitar a
memória cache por menor que fosse, mas isto é opnião técnica pessoal,
mas tanto windows quanto linux rodam sem memória virtual desde que
tenhas bastante memória RAM, logo tua informação é incorreta mais uma
vez. Desculpe ser extremamente critico, mas informações incorretas em
listas de discussão é algo bem complicado.



--
Jerônimo Medina Madruga
Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Bacharelando em Ciência da Computação - 9º semestre
Site Pessoal - http://sites.google.com/site/jeronimomadruga/
Blog - http://jeronimomadruga.blogspot.com/


[LPI] Video do sobre Windows 7 ou o KDE 4 ???

2009-07-07 Por tôpico Messias Manoel da Silva Junior
Pessoal, não sei se jáassistiram esse video, mas pra muitos deve ser
novidade ainda e queria compartilhar com vocês
essa produção de 2 joarnalistas da Australia mostrando o novo produto que
seria "isso é o Windows 7" rsrsrs
Muito legal,
Ah!! esse video está com legendas, é só Ativa-lo CC

http://www.youtube.com/watch?v=btAaUZIhV6c

-- 
__
Messias Manoel da Silva Junior
Paulo Afonso-BA
Técnico de Suporte
Linux User: #491808
LPIC - LPI000175591


Re: [lpi] Re: Diretorio SYS1.

2009-07-07 Por tôpico Allison Vollmann
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

Se não me engano vi em algum lugar que o /proc vai ser substituido pelo
/sys em versões futuras do kernel.


wgomes8 escreveu:
> 
> 
> 
> bom, o problema é que a função de ambos é muito parecida ao meu ver, e
> falta documentação para distingui-los
> 
> --- Em lpi@yahoogrupos.com.br , Ricardo
> Tweeg  escreveu
>>
>> O /sys diferente do /proc, guanda informacoes sobre seus dispositivos.
>> Ele foi padronizado a pouco tempo e a cada dia passa a cumprir mais e
> mais essa funcao.
>> Jah /proc, guarda informacoes de processos do systema e recursos de
> hardware.
>>
>>  
>>
>> att,
>>
>> Ricardo Tweeg
>>
>>
>>
>> --- Em sáb, 4/7/09, Elias Rodrigues  escreveu:
>>
>> De: Elias Rodrigues 
>> Assunto: [lpi] Diretorio SYS1.
>> Para: lpi@yahoogrupos.com.br 
>> Data: Sábado, 4 de Julho de 2009, 11:22
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>> Alguem sabe para que server o diretório "/sys"?
>> No topico 101 SYSTEM ARCHITECTURE ela fala a respeito do /sys.
>> Aqui na minha maquina de teste Fedora, tem o /sys com os seguintes
> sub-diretorios:
>> block
>> bus
>> class
>> devices
>> firmware 
>> fs 
>> kernel 
>> module 
>> power 
>> slab
>>
>> Alguem saberia o que devemos estudar sobre este diretorio??
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>> Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 -
> Celebridades - Música - Esportes
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>> __
>> Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
>> http://br.maisbuscados.yahoo.com 
>>
> 
> 

-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.9 (MingW32)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iEYEARECAAYFAkpTgdUACgkQ7OAY7mv8BhlFgACcC3zpSAfsvsMJIv/zt3l+6q4O
o0MAn3Hd2vmbXRCuMt8KRE8m28KuPQwz
=mQio
-END PGP SIGNATURE-


Re: [lpi] dúvida assuntos nebulosos da prova

2009-07-07 Por tôpico Ricardo Tweeg


att,

Ricardo Tweeg



--- Em seg, 6/7/09, wgomes8  escreveu:

De: wgomes8 
Assunto: [lpi] dúvida assuntos nebulosos da prova
Para: lpi@yahoogrupos.com.br
Data: Segunda-feira, 6 de Julho de 2009, 13:29
















  
  Olá pessoal existem alguns tópicos da prova 101 que estão meio nebulosos 
assim gostaria de uma assessoria dos senhores:



/sys (toda explicação em torno desse cara em bem difícil especialmente se 
tentar comparar com /proc, afinal qual a diferença gritante entre os dois? )R: 
O sys é onde ficam os os seus dispositivos no kernel 2.6. Isso passou a ser 
implementado faz pouco tempo e a cada nova versão do kernel isso fica mais e 
mais evidente.O proc é onde ficam informações dos seus processos e recursos 
utilizados pelos hardwares (irq, I/O, DMA..).

xfs e xfs tools (não achei muita coisa na net nem nos meus livros incluindo o 
novo LPIC 3 ed da linux magazine)R: Não sei te ajudar!



cpio versus tar (idem /sys versus /proc)R: Não sei te ajudar..! Mas até onde eu 
sei, o tar é somente um empacotador.



sobre "LUN" dos hd scsi ?? alguém saca algoR: É o número lógico do seu 
dispositivo. 
Ex: Vc tem uma controladora SCSI de 08 canais. Em um desses canais esta 
conectado um equipamento de multiplas  em fitas. 
Ou seja, vc tem um equipamento ligado em um canal SCSI, só que este equipamento 
trabalha com várias fitas.  Com o número lógico, vc passa a acessar cada uma 
dessas fitas dentro do equipamento principal que esta ligado em um único 
canal.por enquanto é só pessoal, devo fazer a prova em agosto e espero passar 
pra ajudar quem precisar também!!!


Blz, Espero ter ajudado..Qualquer coisa temos a turma pra corrigir
Wairisson M. Gomes

Te

Militar

Professor Microlins - Hardware e Redes

Formando Tecnologo em Redes de Computadores




 

  




 

















  

Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
http://br.maisbuscados.yahoo.com