[FUG-BR] Freeebsd e Iscsi EMC

2010-04-19 Por tôpico Matheus Cucoloto
Bom dia pessoal.

Estou tentando conectar um frebsd 7.3-stable a um storage da EMC via iscsi.

No linux, eu instalo o agente do storage e o linux se conecta sem
nenhum problema.

Bom, no freebsd não tem como instalar o agente do linux nem tão pouco
temos suporte. (é duro!)

Mas temos um inicializador no FreeBSD que se propoem (até aonde eu
entendi) se conectar em iscsi chamado iscontrol

iscontrol -v -d targetaddress=192.168.200.51 initiatorname=teste.dominio.com.br

Mas, tenho o seguinte erro:

connect: Connection refused

Provavelmente é alguma liberação no storage, porem não achei ainda o
que mais tem que fazer.

Como falei, no linux vai facinho, mas no FreeBSD ta dificil, alguem ja
tem um ambiente desta forma?

Abraços

-- 
---
Matheus Cucoloto
Unix Expertise
Voip Expertise
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Freeebsd e Iscsi EMC

2010-04-19 Por tôpico Renato Frederick
Verificou se a porta do EMC lá é alguma em  específico?

Faz assim, instala um linux e faz um tcpdump na hora que o agente carrega, 
para ver se no targetaddress=x.x.x.x você precisa adiconar uma porta 
específica, do tipo targetaddress=192.168.200.51:1234.

No windows pelo menos o CX3/4/7(via HBA) o agente sansurfer comunica com 
porta diferente.


--
From: "Matheus Cucoloto" 
Sent: Monday, April 19, 2010 9:11 AM
To: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)" 

Subject: [FUG-BR] Freeebsd e Iscsi EMC

> Bom dia pessoal.
>
> Estou tentando conectar um frebsd 7.3-stable a um storage da EMC via 
> iscsi.
>
> No linux, eu instalo o agente do storage e o linux se conecta sem
> nenhum problema.
>
> Bom, no freebsd não tem como instalar o agente do linux nem tão pouco
> temos suporte. (é duro!)
>
> Mas temos um inicializador no FreeBSD que se propoem (até aonde eu
> entendi) se conectar em iscsi chamado iscontrol
>
> iscontrol -v -d targetaddress=192.168.200.51 
> initiatorname=teste.dominio.com.br
>
> Mas, tenho o seguinte erro:
>
> connect: Connection refused
>
> Provavelmente é alguma liberação no storage, porem não achei ainda o
> que mais tem que fazer.
>
> Como falei, no linux vai facinho, mas no FreeBSD ta dificil, alguem ja
> tem um ambiente desta forma?
>
> Abraços
>
> -- 
> ---
> Matheus Cucoloto
> Unix Expertise
> Voip Expertise
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> 
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] PC-BSD e FreeBSD

2010-04-19 Por tôpico Andre Fernandes
Bom dia,

Estou pensando em instalar o PC-BSD visto já estar com o KDE4 instalado e
configurado, mas fiquei com medo de que com ele haja problemas. Alguém aqui
na lista já o usou no lugar de um freeBSD (vou instalar em um desktop mesmo,
por isso quero uma interface gráfica). O ports funciona bem com ele?
Sei que esta é uma lista de freeBSD, queria saber apenas se quem usa freeBSD
pode usar PC-BSD sem problemas, como sendo "quase" a mesma coisa ou se há
problemas nisso e é mais recomendado instalar o free e nele instalar o KDE4.

Abraços,
-- 
André de Camargo Fernandes
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] PC-BSD e FreeBSD

2010-04-19 Por tôpico mantunes
pode usar amigo, porem para alguns modelos de notebooks algumas
funçoes de hadware nao funciona.

Em 19/04/10, Andre Fernandes escreveu:
> Bom dia,
>
> Estou pensando em instalar o PC-BSD visto já estar com o KDE4 instalado e
> configurado, mas fiquei com medo de que com ele haja problemas. Alguém aqui
> na lista já o usou no lugar de um freeBSD (vou instalar em um desktop mesmo,
> por isso quero uma interface gráfica). O ports funciona bem com ele?
> Sei que esta é uma lista de freeBSD, queria saber apenas se quem usa freeBSD
> pode usar PC-BSD sem problemas, como sendo "quase" a mesma coisa ou se há
> problemas nisso e é mais recomendado instalar o free e nele instalar o KDE4.
>
> Abraços,
> --
> André de Camargo Fernandes
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>


-- 
Marcio Antunes
Powered by FreeBSD
==
* Windows: "Where do you want to go tomorrow?"
* Linux: "Where do you want to go today?"
* FreeBSD: "Are you, guys, comming or what?"
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Freeebsd e Iscsi EMC

2010-04-19 Por tôpico Marcelo Vilela
Matheus,

Qual storage EMC?

Já tentou mudar o initiatorname para o mesmo do linux? As
configurações no storage de masking são feitas considerando este nome.
Se funcionar é alguma configuração no Storage que não foi feita.

Obs: Não conecte os dois ao mesmo tempo.

Ua,
Marcelo Vilela.

Em 19 de abril de 2010 09:11, Matheus Cucoloto
 escreveu:
> Bom dia pessoal.
>
> Estou tentando conectar um frebsd 7.3-stable a um storage da EMC via iscsi.
>
> No linux, eu instalo o agente do storage e o linux se conecta sem
> nenhum problema.
>
> Bom, no freebsd não tem como instalar o agente do linux nem tão pouco
> temos suporte. (é duro!)
>
> Mas temos um inicializador no FreeBSD que se propoem (até aonde eu
> entendi) se conectar em iscsi chamado iscontrol
>
> iscontrol -v -d targetaddress=192.168.200.51 
> initiatorname=teste.dominio.com.br
>
> Mas, tenho o seguinte erro:
>
> connect: Connection refused
>
> Provavelmente é alguma liberação no storage, porem não achei ainda o
> que mais tem que fazer.
>
> Como falei, no linux vai facinho, mas no FreeBSD ta dificil, alguem ja
> tem um ambiente desta forma?
>
> Abraços
>
> --
> ---
> Matheus Cucoloto
> Unix Expertise
> Voip Expertise
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Proxy autenticado saindo por segundo link

2010-04-19 Por tôpico Diego Bulsing
Bom dia,

solução:
Atualizei o FreeBSD de 6.4 para 7.3 e saiu funcionando normal, pelo que pude
notar, não funciona do FreeBSD 6.4.

Valeu pessoal.


-- 
Atenciosamente,

Diego Bulsing
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] OFF-Recuperação Física de HD

2010-04-19 Por tôpico mantunes
Alguem tem algo a dizer sobre a empresa CBL Recuperação de Dados ?

Em 18 de abril de 2010 23:49, Anderson Alves de Albuquerque
 escreveu:
>  No brasil tem a "data recovery". eu já fiz trabalhos com ele e recomendo.
>
>  Fica caro, antes, verifique se compensa o gasto.
>
>
> 2010/4/18 Victor 
>
>> On Sun, 18 Apr 2010 12:50:49 -0300, mantunes 
>> wrote:
>> > Meu HD pessoal esta apresentando "estalidos" e não esta sendo
>> reconhecido
>> > pela BIOS.
>> >
>> > Alguem conhece e pode indicar uma boa empresa de recuperação de HD ? e
>> > quanto seria para recuperar numa faixa de 30GB de dados ? Vi que tem a
>> > CBL Recuperação de Dados.
>> >
>> >
>> >
>> > Obrigado
>> >
>> >
>>
>> oi, posso indicar a doctor byte (www.doctorbyte.com)
>> Já enviei discos muito ruim e eles conseguiram recuperar... porém é bem
>> caro.
>>
>> []'s
>>
>> Victor
>>
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
>
>
>
> --
> [], Anderson Alves de Albuquerque.
> ---
> E-mails: andersonalvesdealbuquerque#hotmail.com (replace # by @)
> andersonaa#gmail.com (replace # by @)
> ICQ: 73222660
> ---
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Marcio Antunes
Powered by FreeBSD
==
* Windows: "Where do you want to go tomorrow?"
* Linux: "Where do you want to go today?"
* FreeBSD: "Are you, guys, comming or what?"
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Proxy autenticado saindo por segundo link

2010-04-19 Por tôpico Wanderson Tinti
Em 19 de abril de 2010 10:36, Diego Bulsing escreveu:

> Bom dia,
>
> solução:
> Atualizei o FreeBSD de 6.4 para 7.3 e saiu funcionando normal, pelo que
> pude
> notar, não funciona do FreeBSD 6.4.
>
> Valeu pessoal.
>
>
Diego,

Não seria as regras keep state? O free 6.4 deve usar a versão 3.x, e nessa
versão é preciso colocar 'keep state' nas regras. O free 7 já deve ter
incorporado a versão 4.x com keep state por padrão.
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] precisa-se beta-testers (ClangBSD)

2010-04-19 Por tôpico Modesto
To por fora desse negocio de licença, se eu desenvolver um software em C
ou C++ e compilar com o GCC, ele obrigatoriamente tem de ser livre?

On Sat, 2010-04-17 at 11:18 -0300, Luiz Gustavo S. Costa wrote:
> Eu já andei compilando alguns ports com clang (lusca, vim, etc...) mas
> só brincando mesmo, não publiquei nada ainda.
> 
> Não senti diferença, claro, não fiz nenhum benchmark, mas o principal
> que o meu port foi compilado com licença BSD :D
> 
> assim que der, faço algo mais serio e publico aqui e na lista
> @freebsd.org
> 
> abraços
> 
> * irado furioso com tudo (ir...@bsd.com.br) wrote:
> > 
> > garga, guga, acho que os caras estão falando com vcs :)
> > 
> > 
> > Roman Divacky on behalf of the ClangBSD team writes "ClangBSD is a
> > branch of FreeBSD that aims at integrating clang into FreeBSD,
> > replacing GCC as a system compiler. Recently, we've achieved the state
> > when clang can compile all of FreeBSD world on i386/amd64 platforms
> > (including all the C++ apps we have and itself) and a bootable kernel.
> > Thus we feel that the time has come to ask the FreeBSD community for
> > wider testing on i386/amd64 (you sure can help with other platforms
> > too :))."
> > 
> > http://www.osnews.com/story/23166/ClangBSD_Is_Selfhosting_We_Need_Testers_Now/
> > 
> > http://permalink.gmane.org/gmane.os.freebsd.current/124678
> > 
> > -- 
> >  saudações,
> >  irado furioso com tudo
> >  Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
> >  Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
> > "Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se, os amadores
> > construíram a arca. Profissionais construíram o Titanic." (Autor
> > desconhecido)
> > -
> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> Luiz Gustavo Costa (Powered by BSD)
> *+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+
> mundoUnix - Consultoria em Software Livre
> http://www.mundounix.com.br
> ICQ: 2890831 / MSN: cont...@mundounix.com.br
> Tel: 55 (21) 2642-3799 / 75820594
> Blog: http://www.luizgustavo.pro.br
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> 

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] precisa-se beta-testers (ClangBSD)

2010-04-19 Por tôpico Renato Botelho
2010/4/19 Modesto :
> To por fora desse negocio de licença, se eu desenvolver um software em C
> ou C++ e compilar com o GCC, ele obrigatoriamente tem de ser livre?

Não. O problema no FreeBSD é outro, o FreeBSD não pode importar nenhum
software GPLv3 no seu src. A última versão do gcc sob licença GPLv2 foi
a 4.2.1, que está no Free desde o 7.x.

Ou o Free ficava com essa versão de gcc eternamente, ou partia pra outra.
O mesmo aconteceu com a Apple, aí partiram todos pro llvm/clang.

-- 
Renato Botelho
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] OFF-Recuperação Física de HD

2010-04-19 Por tôpico Vinicius Abrahao
2010/4/19 mantunes :
> Alguem tem algo a dizer sobre a empresa CBL Recuperação de Dados ?


Olá Mantunes,

Falei por telefone com o pessoal da CBL[1] no começo desse ano, o
pessoal foi bem atencioso por telefone,
e me passou uma "faixa" de preço para recuperar um HD de notebook IDE de 80G:
Cerca de R$ 2000,00 (+ ou -). Apesar de achar um pouco caro, pode ser
interessante dependendo dos dados
que estão envolvidos.

Exitem opções fora do Brasil[2], inclusive para quem quer se aventurar
e comprar o equipamento
para fazer essas recuperações (se alguém comprar, depois me ajudem com
meu HD eihm?!) ;-)

Ainda sobre HDs com problema, existe sempre aquele mito(ou não)[3] de
congelar o HD e tentar
gerar um último backup. Mas se os dados forem preciosos, já sabem né?
Por sua conta e risco.

[1] http://www.cbltech.com.br/faleconosco.html
[2] http://www.acelaboratory.com/pc3000.udma.php
[3] 
http://geeksaresexy.blogspot.com/2006/01/freeze-your-hard-drive-to-recover-data.html


Grande abraço,
Vinícius
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] OFF-Recuperação Física de HD

2010-04-19 Por tôpico Alexandre Correa
a data disk tambem eh show.. porem caro..

mandei recuperar um hd de 40gb .. ficou 2.300 reais, erro
fisico(mecanico e desgaste). mas pode ser que seja mais barato (o  meu
problema foi considerado gravissimo).



2010/4/19 Vinicius Abrahao :
> 2010/4/19 mantunes :
>> Alguem tem algo a dizer sobre a empresa CBL Recuperação de Dados ?
>
>
> Olá Mantunes,
>
> Falei por telefone com o pessoal da CBL[1] no começo desse ano, o
> pessoal foi bem atencioso por telefone,
> e me passou uma "faixa" de preço para recuperar um HD de notebook IDE de 80G:
> Cerca de R$ 2000,00 (+ ou -). Apesar de achar um pouco caro, pode ser
> interessante dependendo dos dados
> que estão envolvidos.
>
> Exitem opções fora do Brasil[2], inclusive para quem quer se aventurar
> e comprar o equipamento
> para fazer essas recuperações (se alguém comprar, depois me ajudem com
> meu HD eihm?!) ;-)
>
> Ainda sobre HDs com problema, existe sempre aquele mito(ou não)[3] de
> congelar o HD e tentar
> gerar um último backup. Mas se os dados forem preciosos, já sabem né?
> Por sua conta e risco.
>
> [1] http://www.cbltech.com.br/faleconosco.html
> [2] http://www.acelaboratory.com/pc3000.udma.php
> [3] 
> http://geeksaresexy.blogspot.com/2006/01/freeze-your-hard-drive-to-recover-data.html
>
>
> Grande abraço,
> Vinícius
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Sds.
Alexandre J. Correa
Onda Internet
http://www.onda.net.br


IPV6 Ready !!!
http://ipv6.onda.net.br
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] precisa-se beta-testers (ClangBSD)

2010-04-19 Por tôpico Márcio Luciano Donada
Renato Botelho escreveu:
> 2010/4/19 Modesto :
>   
>> To por fora desse negocio de licença, se eu desenvolver um software em C
>> ou C++ e compilar com o GCC, ele obrigatoriamente tem de ser livre?
>> 
>
> Não. O problema no FreeBSD é outro, o FreeBSD não pode importar nenhum
> software GPLv3 no seu src. A última versão do gcc sob licença GPLv2 foi
> a 4.2.1, que está no Free desde o 7.x.
>
> Ou o Free ficava com essa versão de gcc eternamente, ou partia pra outra.
> O mesmo aconteceu com a Apple, aí partiram todos pro llvm/clang.
>
>   

Tudo por causa do mala sem alça do Sttalman (sei lá como escreve o nome
desse mala)

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] OFF-Recuperação Física de HD

2010-04-19 Por tôpico Rafael Rodrigues de Oliveira
Cara o lance de congelar o hd funciona,  lógico que não funciona em todos os
casos, mas ja testei em varios e deu certo, deixa ele em um plastico no
freezer por umas 3 horas e copia rapido o que tem que copiar antes que ele
morra.


Em 19 de abril de 2010 15:12, Alexandre Correa
escreveu:

> a data disk tambem eh show.. porem caro..
>
> mandei recuperar um hd de 40gb .. ficou 2.300 reais, erro
> fisico(mecanico e desgaste). mas pode ser que seja mais barato (o  meu
> problema foi considerado gravissimo).
>
>
>
> 2010/4/19 Vinicius Abrahao :
> > 2010/4/19 mantunes :
> >> Alguem tem algo a dizer sobre a empresa CBL Recuperação de Dados ?
> >
> >
> > Olá Mantunes,
> >
> > Falei por telefone com o pessoal da CBL[1] no começo desse ano, o
> > pessoal foi bem atencioso por telefone,
> > e me passou uma "faixa" de preço para recuperar um HD de notebook IDE de
> 80G:
> > Cerca de R$ 2000,00 (+ ou -). Apesar de achar um pouco caro, pode ser
> > interessante dependendo dos dados
> > que estão envolvidos.
> >
> > Exitem opções fora do Brasil[2], inclusive para quem quer se aventurar
> > e comprar o equipamento
> > para fazer essas recuperações (se alguém comprar, depois me ajudem com
> > meu HD eihm?!) ;-)
> >
> > Ainda sobre HDs com problema, existe sempre aquele mito(ou não)[3] de
> > congelar o HD e tentar
> > gerar um último backup. Mas se os dados forem preciosos, já sabem né?
> > Por sua conta e risco.
> >
> > [1] http://www.cbltech.com.br/faleconosco.html
> > [2] http://www.acelaboratory.com/pc3000.udma.php
> > [3]
> http://geeksaresexy.blogspot.com/2006/01/freeze-your-hard-drive-to-recover-data.html
> >
> >
> > Grande abraço,
> > Vinícius
> > -
> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> >
>
>
>
> --
> Sds.
> Alexandre J. Correa
> Onda Internet
> http://www.onda.net.br
>
>
> IPV6 Ready !!!
> http://ipv6.onda.net.br
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Rafael Rodrigues de Oliveira
Jesus Christ's Blood Purifies Us of All Sin
Linux #357492 / FreeBSD #BSD051202
CISCO CCNA Loading .ılı..ılı.
http://lmgtfy.com/
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] PHP 5.3 quebrando aplicações e down grade...

2010-04-19 Por tôpico Aline Freitas
Ainda estou tentando entender o que levou os commiters do ports a  
atualizarem o php5 para 5.3 sem manter a versão 5.2. Todos os meus  
aplicativos php quebraram, dos quais security/base e sysutils/gosa.

Só eu passei por isso ou mais alguém?

Para escapar desta encrenca de forma fácil um post recente do site da  
FUG me ajudou: porteasy.

O que eu fiz?

Removi todos os ports php

pkg_deinstall -f php5-\*

Segui os passos do link: 
http://www.luizgustavo.pro.br/blog/2010/02/22/porteasy-gerencia-de-ports-no-freebsd/#more-462

Quando chegou na execução do porteasy eu fiz:

porteasy -p /tmp/ports -D '11 days ago' -v -u sysutils/gosa
porteasy -p /tmp/ports -D '11 days ago' -v -u security/base
export PORTSDIR=/tmp/ports
cd /tmp/ports/sysutils/gosa
make build deinstall reinstall clean
cd /tmp/ports/security/base
make build deinstall reinstall clean
Pra fechar, incluí no meu pkgtools.conf

HOLD_PKGS = [
'php5-*',
  ]

[]'s

Aline
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] OFF-Recuperação Física de HD

2010-04-19 Por tôpico Cleyton Agapito
Em 19 de abril de 2010 17:36, Rafael Rodrigues de Oliveira
 escreveu:
> Cara o lance de congelar o hd funciona,  lógico que não funciona em todos os
> casos, mas ja testei em varios e deu certo, deixa ele em um plastico no
> freezer por umas 3 horas e copia rapido o que tem que copiar antes que ele
> morra.
>
>

Até onde eu sei (pesquisei muito e até tentei com o meu), só funciona
se os pratos empenaram por superaquecimento, a teoria é que frio ele
tenderia a contrair-se e ficar mais próximo do que era antes.

Lamento informar que se a bios não reconhece tem problema na lógica de
controle, se fossem apenas os estalidos e erros de leitura até teria
uma chance.

[]'s
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] Testando Lusca no FreeBSD 8.0-RELEASE-p2

2010-04-19 Por tôpico Marcelo Gondim
Buenas lista,

Esses dias resolvi montar um ambiente aqui pra testes pois estou querendo
implementar um Lusca/Squid com FreeBSD 8 usando o TProxy e assim o cliente
sair com seu próprio IP pelo Proxy. Antes disso fiz funcionar um Lusca
transparente em um FreeBSD 8 como bridge redirecionando os acessos pro Proxy
via PF porque com o ipfw não consegui mas não testei muito. :) perdi um bom
tempo porque estou mais acostumado com o Netfilter/IPTables. Esse ambiente
de bridge o servidor de teste estava com 2 interfaces de rede. Lógico :)
Nesse ambiente transparente o usuário não sabia da existência do Proxy e
ainda pude fazer algumas regras de Firewall. Ficou show de bola! 

A conf que fiz como bridge, sendo 192.168.10.171 o IP do servidor Proxy
Lusca Transparent:

/etc/rc.conf

cloned_interfaces="bridge0"
ifconfig_bridge0="inet 192.168.10.171 netmask 255.255.255.0 addm re0 addm
em0 up"
ifconfig_re0="up"
ifconfig_em0="up"
defaultrouter="192.168.10.254"
hostname="proxy.localdomain.net"
keymap="br275.iso.acc"
sshd_enable="YES"
squid_enable="YES"
pf_enable="YES"
pf_rules="/etc/pf.conf"

/etc/pf.conf

rdr pass on bridge0 inet proto tcp from any to any port 80 -> 192.168.10.171
port 3128

No kernel adicionei:

device pf
device pflog
device pfsync
device if_bridge

Se for usar o squid31 do ports ainda precisei fazer isso. O lusca não
precisei:

===
chgrp squid /dev/pf
chmod 660 /dev/pf

no squid.conf:
==
http_port 192.168.10.171:3128 transparent

Foi importante usar o IP ao invés de 127.0.0.1, porque não funcionou de
outro jeito. :) 
Aí da minha estação(192.168.10.177) saía um cabo que entrava numa interface
do proxy e do proxy outro cabo no meu router Mikrotik e o gateway da estação
era o 192.168.10.254.
Essa solução ficou perfeita pra bridge transparent mas não consegui fazer
com tproxy. Então mudei o ambiente de teste.

Nesse novo ambiente o servidor FreeBSD tinha apenas 1 interface de rede e
nesse caso usei o ipfw fwd para direcionar as requisições para o Proxy, sem
a bridge. Minha configuração ficou assim:

/etc/rc.conf

ifconfig_re0="inet 192.168.10.171 netmask 255.255.255.0 up"
defaultrouter="192.168.10.254"
hostname="proxy.localdomain.net"
keymap="br275.iso.acc"
sshd_enable="YES"
squid_enable="YES"
firewall_enable="YES"
firewall_script="/etc/rc.ipfw"

/etc/rc.ipfw

#!/bin/sh
fw="/sbin/ipfw"
rede_interna="192.168.10.0/24"
ifi="re0"
#
$fw -f flush
#
# Liberando rede da Caixa Econômica Federal do Proxy
$fw add fwd 192.168.10.254 all from $rede_interna to 200.201.160.0/20 80 in
via $ifi
#
$fw add fwd 127.0.0.1,3128 tcp from $rede_interna to any 80 in via $ifi
 
/etc/sysctl.conf

net.inet.ip.forwarding=1

No kernel usei essa conf:
=
options IPFIREWALL
options IPFIREWALL_FORWARD
options IPFIREWALL_VERBOSE
options IPFIREWALL_VERBOSE_LIMIT=100
options IPFIREWALL_DEFAULT_TO_ACCEPT
options IPDIVERT
options DUMMYNET
options HZ=1000
options LIBALIAS

squid.conf:
===
http_port 3128 transparent

Coloquei o gateway da minha estação sendo o 192.168.10.171 e funcionou
perfeitamente o modo transparent do Proxy. Aí fiz o seguinte para tentar
usar o tproxy:

No squid.conf mudei para:
=
http_port 3128 transparent tproxy

No mikrotik router 192.168.10.254 criei as seguintes regras:

add comment="Proxy" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0
gateway=192.168.10.171 routing-mark=proxy scope=30 target-scope=10

add action=mark-routing chain=prerouting comment="Proxy IN" disabled=no
src-port=80 in-interface=ether1 new-routing-mark=proxy passthrough=yes
protocol=tcp dst-address=192.168.10.0/24

Obs.: ether1 é a interface de fora da Internet e a ether2 a interface da
rede interna.

No rc.ipfw as regras ficaram assim no final do arquivo:
===
$fw add fwd 127.0.0.1,3128 tcp from $rede_interna to any 80  in via $ifi
$fw add fwd 127.0.0.1,3128 tcp from any 80 to $rede_interna  in via $ifi

E mesmo assim o tproxy não funcionou. No cache.log acusava o seguinte erro:

2010/04/19 11:03:00| comm_fdopen6: FD 21: TPROXY comm_ips_bind_rem() failed:
errno 1 ((1) Operation not permitted)
2010/04/19 11:03:01| comm_fdopen6: FD 23: TPROXY comm_ips_bind_rem() failed:
errno 1 ((1) Operation not permitted)
2010/04/19 11:03:02| comm_fdopen6: FD 24: TPROXY comm_ips_bind_rem() failed:
errno 1 ((1) Operation not permitted)
2010/04/19 11:03:02| comm_fdopen6: FD 26: TPROXY comm_ips_bind_rem() failed:
errno 1 ((1) Operation not permitted)
2010/04/19 11:03:02| comm_fdopen6: FD 28: TPROXY comm_ips_bind_rem() failed:
errno 1 ((1) Operation not permitted)
2010/04/19 11:03:02| comm_fdopen6: FD 30: TPROXY comm_ips_bind_rem() failed:
errno 1 ((1) Operation not permitted)

E ao invés de abrir a página requisitada, exibia uma página de e

Re: [FUG-BR] Opensolaris "pode" acabar, qual ser á o desti no do ZFS e do DTrace no FreeBSD ?

2010-04-19 Por tôpico Leandro F Silva
Pessoal,

O que vocês tem usado para gerenciamento de disco no Free ( GEOM, VINUM, ZFS
) ?
No momento não vejo algo tão difundido quanto o LVM para os Linuxes e HPs da
vida..

Há alguém com servidores Free em ambientes de produção com este tipo de
tecnoligia ?

Valeu !

2010/4/4 Mario Augusto Mania 

> Sim, ele é o cabeça, e tem pouca gente.
>
> m3
>
> Em 4 de abril de 2010 10:04, Renato Botelho  escreveu:
> > 2010/4/3 Celso Viana :
> >>>
> >>> Que nada, o Free já usou trechos de código vindos do Dragonfly, a briga
> >>> já se foi...
> >>>
> >>
> >> Renato,
> >>
> >> O Matthew Dillon ainda é o "cabeça" do DragonFly? Tem muita gente
> >> colaborando com o projeto?
> >
> > Não tenho ideia, mas acredito que, comparado ao FreeBSD, tem
> > pouca gente.
> >
> > --
> > Renato Botelho
> > -
> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> >
>
>
>
> --
> Atenciosmente
>
> Mario Augusto Mania 
> ---
> m3.bsd.ma...@gmail.com
> Cel.: (43) 9938-9629
> Msn: ma...@oquei.com
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Proxy autenticado saindo por segundo link

2010-04-19 Por tôpico Diego Bulsing
Boa noite,

cara pode ser isto sim, pois nas regras de pass out, onde roteia as saídas
das interfaces eu não estava
utilizando o keep state. Faz sentido pois quando os pacotes voltavam, a
conexão se perdia.
Dai sem dúvidas, onde eu tinha testado antes era com a versão 7.2 e
certamente na 6.4 não iria funcionar,
pois a adição do keep state assim como as flags são apartir da versão 7.0.

Valeu pela dica!

Provavelmente todo o problema foi causado pelo bendito keep state mesmo.



Em 19 de abril de 2010 14:01, Wanderson Tinti escreveu:

> Em 19 de abril de 2010 10:36, Diego Bulsing  >escreveu:
>
> > Bom dia,
> >
> > solução:
> > Atualizei o FreeBSD de 6.4 para 7.3 e saiu funcionando normal, pelo que
> > pude
> > notar, não funciona do FreeBSD 6.4.
> >
> > Valeu pessoal.
> >
> >
> Diego,
>
> Não seria as regras keep state? O free 6.4 deve usar a versão 3.x, e nessa
> versão é preciso colocar 'keep state' nas regras. O free 7 já deve ter
> incorporado a versão 4.x com keep state por padrão.
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Atenciosamente,

Diego Bulsing
Fone: 48 84334779
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd