Lucas,
É impressão minha ou vc respondeu a minha msg e o reply do Banffy ao
mesmo tempo? Vc responde como se fosse o mesmo interlocutor, mas
algumas coisas q vc citou foram colocadas pelo Banffy, não por mim.
Em todo caso, vamos lá. :-)
Em 15/11/2006, às 16:11, Lucas Arruda (llbra) escreveu:
Nao foi essa impressao que tive ao ler. Voce pareceu defender um
sistema
em prol a outro so pq ele tem mais coisas *hoje*.
Repito de novo para ver se fica claro. NÃO é uma questão de quem é o
"MELHOR", mas sim de quem é mais "INOVADOR". Até o momento a
impressão q eu tenho é q os desktops livres estão apenas seguindo a
linha ditada pelos desktops proprietários anteriormente (mais ou
menos como a Microsoft tem se limitado a implementar funcionalidades
que a Apple implementou primeiro em suas GUIs).
Minha questão é: por que fazer apenas isso? Por que não aparece uma
interface livre q não se limite a implementar aquilo q o Xerox Palo
Alto Research Center inventou há décadas e vem sendo aperfeiçoado
incrementalmente?
Pode ser q simplesmente não exista alternativa ao paradigma MVC, mas
não me parece q ninguém (fora aqueles laboratórios chineses da MS -
se bem q me parece q o cara q fazia isso foi pro Google) esteja
pensando muito sobre isso no mundo livre, limitando-se a implementar
aquilo q já é conhecido por usuários do mundo proprietário.
Não é um "demérito", propriamente, até pq as GUIs proprietárias tbém
não fogem do MVC, mas particularmente acho q seria bem legal um
breakthrough em GUIs no mundo FLOSS. E isso não tem a ver com "eye
candy", tem a ver com tornar o uso do computador mais produtivo e
ergonômico para o usuário final (posso estar sendo redundante aqui,
pois me parece q a produtividade tbém está embutida na ergonomia,
mas, não tenho certeza).
Cada sistema e diferente e preza por certas caracteristicas ao
inves de outras.
O Linux ainda preza mais por seguranca, mas como seu desenvolvimento
tem descentralizado com o tempo, ele esta passando a prezar pelo
usuario
que gosta de _eye candy_.
Pois é, mas acho q a questão não é fazer o q o usuário gosta, mas
fazer algo inesperado q mude a forma como interagimos com o micro.
Mais ou menos como foi o walkman para a Sony, q foi inventado sem
pesquisa de mercado, focus groups, etc e tal. Sabe aquelas coisas q
hj usamos e não passamos sem, mas q há 15 ou 20 anos atrás não
entedíamos pq precisaríamos daquilo (vide celular)? É disso q estou
falando.
A tendencia e codigo-aberto.
Por que? Quais são as evidências de q isto é uma tendência? Até
concordo contigo, mas gostaria de saber por que vc acredita nisso e
se vc tem fatos para embasar esta tese, pois sempre é bom agregar
algo novo na hora q temos de conversar com aqueles q ainda não
acreditam nisso. :-)
Sempre? Eu falei geralmente.
Ok. Será q "geralmente" são mais rápidos? P q?
Acho que voce nao conhece muito bem o Gnome e a politica dele.
O desenvolvimento e rapido, sim, mas os padroes sao fortes e nao
e fazer qualquer coisa que ela ja entra no Gnome.
A mesma coisa com o Debian e Ubuntu, que usam um sistema
forte de pacotes e tem um sistema alto de controle.
Citando o Kov e o Mauro Chehab em outra thread desta lista:
Mauro Carvalho Chehab <[EMAIL PROTECTED]> escreveu: "No kernel,
uma regra que se tem é não quebrar compatibilidade binária com
executáveis antigos. Se alguém adiciona uma nova interface, sua
remoção posterior seria o caos, gerando a parada de diversos
aplicativos."
Gustavo Noronha Silva <[EMAIL PROTECTED]> respondeu: "Note que isso é
uma regra geral de qualquer coisa que exponha interface para outras
aplicações ou módulos usarem, e o Linux não tem um bom histórico
nesse ponto."
Muito embora a experiencia do Mac seja maior e ja tenha mais
coisa, acho que o Linux tem tido um desenvolvimento assustador
no Desktop nos ultimos anos.
Sinceramente, em termos de "eyecandy" qqr desktop linux com XGL+Compiz
+Beryl é tão "bonito" qto um Acqua. O "problema" é q isso não
acrescenta nada ao q já existe. Ok, pelo menos é uma implementação
livre.
O resto eu acho q foi pro Banffy.
[ ]s,
olival.junior_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
[email protected]
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil