Super Dilma :: Luiz Queiroz :: Convergência Digital :: 13/11/2006
A chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, trata de consolidar na sua pasta, o controle das melhores áreas do governo, sobretudo, as que tenham ligações com programas sociais. Era de se esperar, que a ministra não desse espaços para o PMDB sair por aí distribuindo recursos do Fust para programas de inclsuão digital. Resta saber como os caciques desta agremiação reagirão. Dentro do governo há quem aposte que esta será a segunda grande onda do Governo Lula, tal como ocorreu com o Bolsa Família. O presidente Lula quer prioridade, para que as populações de baixa renda tenha aceso ao telefone, o computador e Internet. E o presidente Lula estaria vendo hoje, em Dilma Rousseff, a melhor "gerente" para tocar esses projetos. Há controvérsias Dilma é forte, mas alguns próceres do governo lembram que, sem fazer alarde ou aparecer na mídia diariamente, existe um outro grande nome dentro do governo, e que é da quota pessoal do presidente Lula: O Assessor especial, César Alvarez. Foi ele quem tornou viável o "Computador para Todos" e, portanto, tem as credenciais necessárias para assumir o controle dos programas de Inclusão Digital. Natimorta Uma coisa é certa: A tão sonhada Secretaria de Inclusão Digital, do Ministério das Comunicações, subiu no telhado. Com ou sem a presença do ministro Hélio Costa no segundo governo. Bloqueadores A CPI do tráfico de armas propõe que o governo invista R$ 302,5 milhões do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel), na instalação de bloqueadores de celulares em 600 penitenciárias do País, nos proximos dois anos. Esse fundo, de acordo, com a CPI, que tem o deputado Júlio Semeghini (PSDB-SP), como sub-relator, irá arrecadar cerca de R$ 4 bi no biênio 2007/2008. Nos presídios maiores, o custo desses bloqueadores seria de R$ 1 milhão. Deu praga na plantação E o Ministério das Comunicações figurou na lista deste fim de semana do jornal O Globo, como pasta para eventuais "negociações" do presidente Lula com os partidos aliados. Pronto, os assessores do ministro Hélio Costa não podem mais continuar plantando notícias, de que esta pasta está na "quota pessoal do presidente". Quem dá mais? O senador eleito do PSB pelo Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, não esconde o desejo de assumir o Ministério da Ciência e Tecnologia. Aos amigos afirma que, se este cavalo passar pela sua porta, ele montará. E tem um bom argumento: Se ocupar o MCT, abrirá uma vaga no Senado para uma suplente, que é do PT. Muita areia Mas é pouco provável que o PSB fique com dois ministérios, com tanta gente de bico aberto neste governo, esperando alpiste. Difícil, mas não impossível. Basta que alguém convença o presidente Lula, de que Ciro Gomes é apenas um inquilino no PSB. Na praça Pelo sim, pelo não, já soube que tem muita gente boa no MCT, colocando currículo na praça. Aqueles que não passam pelo "núcleo duro", do governador eleito de Pernambuco, Eduardo Campos. (kkkk) Bondades A semana começa com os ministérios do Desenvolvimento e da Ciência e Tecnologia dispensando PPBs até junho de 2007, para a montagem de peças que compõem os notebooks, entre outros equipamentos. Como sempre... _______________________________________________ PSL-Brasil mailing list [email protected] http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil Regras da lista: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil
