Olá, Lista.

Seguinte, estava lendo sobre o "problema das quatro cores", que segundo
entendi é um teorema da teoria dos grafos que afirma que se pode colorir
qualquer grafo planar com quatro cores de modo que nós adjacentes (ou seja,
que possuam aresta ligando-os) não sejam pintados da mesma cor.

Consta que tal fato permaneceu por séculos sem demonstração, e a que existe
hoje depende de recursos computacionais para ser completada, o que levanta
dúvidas sobre a mesma.

Minha pergunta então, é a seguinte:

Para que seja preciso 5 cores para pintar o grafo, eu teria que ter 5 nós
ligados entre si, isto é, eu teria que ter um sub-grafo do meu grafo inicial
que fosse um grafo completo de 5 nós (K5). Ora, sabemos (é fácil demonstrar,
já vi em vários livros a demonstração) que K5 não tem realizações
planares... logo, o teorema segue.

Sei que isso está errado (afinal de contas, se não estivesse, alguém teria
visto de cara e o problema não teria ficado séculos em aberto...) mas não
consigo ver onde está o erro desse raciocínio. Alguém pode me ajudar?

Obrigado.

Responder a