De onde veio esta quetão?

-----Mensagem Original----- From: Ralph Teixeira
Sent: Thursday, April 07, 2011 5:06 PM
To: [email protected]
Subject: Re: [obm-l] questao estranha

Eu também não gosto da questão por motivos de linguagem.

Em primeiro lugar, como o pessoal já falou, "interceptar" não é um
termo preciso neste contexto (ou pelo menos não é uma convenção
comum). Como o João já disse, se fosse "intersectar" (ter interseção),
II é F; mas se for "intersectar transversalmente" (este é um termo
preciso), II é V.

(Lembro que o Elon ODEIA quando alguém confunde "interceptar" com
"intersectar"...:) :) )

Enxergo um outro problema: retas coincidentes são paralelas?
Interpretando que *não*, alguém podia dizer que III é F, pois as duas
retas paralelas à terceira poderiam ser coincidentes.

Mas aí o problema de linguagem piora: alguém pode retrucar que retas
coincidentes não seriam "duas retas", mas "uma só". Então III passa a
ser V de novo. Argh. :(

Abraço,
       Ralph

2011/4/7 João Maldonado <[email protected]>:
Como eu tinha dito, nesta interpretação a afirmação é falsa. Você
interpretou "interceptar"  como sendo um tangenciar (note que as
retastangenciartam o plano). Caso você interprete tangenciar  como sendo
uma  "secante" de R3, e não uma tangente, daí a  afirmação é
verdadeira.      Só disse isso pois não há nenhuma alternativa com a 2
somente falsa, a questão é confusa.

Ainda sim, temos um rpoblema. Se todas as alternativas forem verdadeiras, a
alternativa 4 é V, se 1 é V, temos 3 e 5 V

Date: Thu, 7 Apr 2011 07:49:25 +0200
Subject: Re: [obm-l] questao estranha
From: [email protected]
To: [email protected]

Eu acho que a II é falsa.

Exemplo: Retas x=0=y e x=0, y=1. Elas são paralelas por estarem
contidas no plano x=0 e não se tocarem. Uma delas está contida no
plano y=0, a outra não. Mas isso é mais uma questão de (falta de)
definição... Para mim, interceptar = "interseção não vazia", o que é o
caso. Enfim...

--
Bernardo Freitas Paulo da Costa


2011/4/7 João Maldonado <[email protected]>:
> Na verdade o conceito de retas paralelas em R3 é diferente do > usual:
> Duas retas são paralelas SE 1) pertencem ao mesmo plano e 2) não se
> encontram
> Um plano é uma superfície 2d infinita
> I) V -> podemos traçar um só plano entre um ponto e uma reta. No plano
> somente uma reta passa pelo ponto e é paralela à outra
> II) V (?) -> Interpretando "interceptar" como "passar dentro de" > sendo
> diferente a "tangenciar" ou "conter", é verdade , já que o plano teria
> que
> formar um ângulo > 0 com a reta e como o plano é infinito, tocaria a
> outra.
> Interpretando interceptar como sendo  um possível tangenciar, falso
> III) V (óbvio)
> IV) V -> Pense assim. Temos uma reta, traçamos um plano perpendicular a
> esta. Planos paralelos à reta t~em que ser automaticamente
> perpendiculares
> ao primeiro plano. Logo a intersecção destes planos também é perp. com > o
> primeiro e consequentementte paralela à reta.
> Alternativa A
> []'s
> João
> ________________________________
> From: [email protected]
> To: [email protected]
> Subject: [obm-l] questao estranha
> Date: Wed, 6 Apr 2011 22:42:14 +0000
>
> Considere as quatro sentencas a seguir:
> (I) Por um ponto do espaco, nao pertencente a uma reta, pode-se tracar
> uma
> só paralela a essa reta.
> (II) Dadas duas retas paralelas, todo plano que intercepta uma delas
> intercepta a outra.
> (III) Duas retas, paralelas a uma terceira, sao paralelas entre si.
> (IV) Toda reta paralela a dois planos que se cortam é paralela a
> interseçãoao deles.
> Assinale a alternativa correta.
> (a) Todas as senten¸cas s˜ao verdadeiras.
> (b) Todas as senten¸cas s˜ao falsas.
> (c) As senten¸cas (I) e (III) s˜ao falsas.
> (d) As senten¸cas (I) e (II) s˜ao verdadeiras.
> (e) As senten¸cas (I) e (II) s˜ao falsas.
>
> Estive tentando fazer esta questao e acho que as alternativas nao > batem.
> o
> que vcs acham?
>

=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html
=========================================================================


=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html
=========================================================================
=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html
=========================================================================

Responder a