Olá. Estritamente falando, R^2 não é nem subconjunto de R^3. Então nunca vai
poder ser subespaço. Porém (e é por isso que eu acho esse exercício idiota),
você sempre pode "ver" R^2 como um subespaço de R^3. A questão é que existem
diversas maneiras de fazer isso: considere um plano passando pela origem de
R^3, por exemplo, o plano z=0. Então é possível construir um isomorfismo
(transformação linear que é bijetora) entre R^2 e o plano z=0:

T(x,y)=(x,y,0)

Em outras palavras, você *identificou* R^2 com um subespaço de R^3.
Formalmente falando, R^2 não é subespaço de R^3, mas na prática, você pode
dizer que R^2 é subespaço de R^3. Porém deve lembrar que isto é um abuso de
linguagem e existem diversas maneiras pelas quais R^2 pode ser visto como um
subespaço de R^3.

2011/4/2 claudinei <[email protected]>

> Prezados
>
> Alguém pode, por favor, me provar matematicamente que  R^2 não é subespaço
> de R^3? estou estudando geometria analítica apareceu isso e não consigo
> "digerir" isso ainda
>
> desde já agradeço!
>
>


-- 
Tiago J. Fonseca
http://legauss.blogspot.com

Responder a