Caro Júlio César Saldaña,

Muito obrigado pela resolução. Tenho ainda uma dúvida. É quanto ao trecho 
abaixo:

" ... o máximo número de pontos que pode ter ganho o quinto colocado é (no caso 
que todos os 5
ganharam o mesmo número de pontos) 30/5 =6."


Um abraço do Paulo Argolo.

----------------------------------------
> From: [email protected]
> To: [email protected]
> CC:
> Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Problema de futebol
> Date: Thu, 31 Mar 2011 09:31:00 -0500


Favor analisar esta solução:

> Para saber qual é o mínimo número de pontos necessário para ficar nos quatro
> primeiros, investiguemos qual é o máximo número de pontos que pode ter o 
> quinto
> colocado.
>
> Para chegar nessa situação, suponhamos que os 5 primeiros colocados ganharam
> todos os jogos contra os outros 7. Então tem pelo menos 21 pontos cada.
>
> Faltam distribuir os pontos disputados no 10 jogos que esse 5 jogaram entre
> eles. O máximo número de pontos a ser distribuídos é 3x10 = 30, assim, o 
> máximo
> número de pontos que pode ter ganho o quinto colocado é (no caso que todos os 
> 5
> ganharam o mesmo número de pontos) 30/5 =6. Isto corresponde a cada um ter 
> ganho
> 2 jogos dos 10 disputados, o qual é perfeitamente possível.
>
> Nesse caso os cinco primeiros colocados tem 21+6=27. Ou seja ter 27 pontos, 
> não
> garante ficar nos 4 primeiros (pode ficar quinto), e além de mais o máximo
> número de pontos do quinto colocado é 27. Portanto o mínimo número de pontos 
> que
> garantem ficar nos 4 primeiros é 28.
>
> Rpta: 28
>
> Me avisem se tem algo errado o falta justificar algum passo com maior rigor.
>
> Obrigado
>
>
>
>
> Julio Saldaña
>
>
> ------ Mensaje original -------
> De : [email protected]
> Para : [email protected]
> Fecha : Wed, 30 Mar 2011 22:17:44 +0000
> Asunto : [obm-l] Problema de futebol
> >
> >Caríssimos colegas,
> >
> >
> >Gostaria de obter, se possível for, uma resolução da questão abaixo:
> >
> >QUESTÃO:
> >
> >Um torneio de futebol é disputado por 12 times.Na primeira fase,cada time
> enfrenta os demais uma única vez e obtém 1 ponto quando empata e 3 pontos 
> quando
> vence. A segunda fase do torneio será disputada somente pelos 4 times que
> obtiverem mais pontos na primeira fase — havendo necessidade, será adotado 
> algum
> critério de desempate (saldo de gols, por exemplo) para definir quais serão
> esses 4 times.
> >Qual é o número mínimo de pontos que garante a um time sua classificação 
> >para a
> segunda fase, independentemente do critério de desempate que seja adotado?
> >
> >Abraços!
> >Paulo Argolo
> >=========================================================================
> >Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> >http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html
> >=========================================================================
> >
>
> __________________________________________________________________
> Si desea recibir, semanalmente, el Boletín Electrónico de la PUCP, ingrese a:
> http://www.pucp.edu.pe/puntoedu/suscribete/
>
> =========================================================================
> Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html
> =========================================================================     
>                                   
=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html
=========================================================================

Responder a